Exames de rotina: qual a importância e quando realizá-los

Os exames de rotina são fundamentais para garantir todos os cuidados necessários com a saúde, principalmente na prevenção de doenças. Apesar de cada vez mais as pessoas terem uma rotina agitada, é imprescindível separar um tempo e realizar o check-up para melhorar a qualidade de vida. 

É por meio de diversos exames que os médicos conseguem detectar doenças de modo precoce, o que ajuda a aumentar as chances de um tratamento eficaz. 

Pensando nisso, o Lab.VW preparou este conteúdo com o intuito de explicar a importância dos exames de rotina, quais são eles e quando realizá-los. Continue a leitura e confira!

O que são exames de rotina?

Os exames de rotina servem para avaliar o estado de saúde atual de uma pessoa e detectar doenças precoces. Diversos problemas podem ser diagnosticados, desde a hipertensão, diabetes até o câncer de próstata e de mama, por exemplo. 

Além disso, a realização desses exames ajudam a monitorar a eficácia de tratamentos existentes. Se um paciente realiza o tratamento para controle de pressão arterial elevada, é através dos exames de rotina que conseguirá verificar se está controlando ou não.

A importância dos exames de rotina

Já deu para perceber o quão importante é realizar os exames de rotina, certo? Além de diagnosticar eventuais doenças e auxiliar em diversos tratamentos, esse check-up auxilia a identificar algumas mudanças na saúde do paciente. 

Por exemplo, o aumento ou perda de peso podem indicar algum problema relacionado à depressão ou ansiedade, anorexia, bulimia, entre outros. Os exames de rotina também ajudam a ver sinais de anemia ou desnutrição, os quais afetam perigosamente a saúde da pessoa.

💡 Leia também: 8 exames anuais que você deveria fazer regularmente

Quais são todos os exames?

Os exames de rotina variam de acordo com a idade, gênero e histórico familiar do paciente. As mulheres necessitam fazer alguns check-ups diferentes do que os homens, por exemplo. Abaixo, separamos os principais exames solicitados por médicos. Veja:

Exames físicos

Os exames físicos são: medição da pressão arterial, frequência cardíaca, peso, altura e IMC (índice de massa corporal). 

Exames de sangue

São os exames de rotina mais conhecidos pelas pessoas, sendo os mais comuns:

Hemograma completo

Responsável por avaliar e medir os níveis de hemoglobina, glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas no sangue. Pode ser utilizado para detectar anemia, infecções e outros problemas de saúde. 

Colesterol 

É indicado para medir os níveis de colesterol total, HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos no sangue. Serve para identificar os riscos de doenças cardíacas.

Glicemia

Além do colesterol, também existe o teste de glicemia. Este tem como objetivo avaliar a quantidade de açúcar no sangue e controlar a diabetes.

Ácido úrico

O teste mede a quantidade de ácido úrico na corrente sanguínea. É feito através da coleta de sangue ou de urina. Serve para diagnosticar possíveis problemas cardiovasculares e hipertensão.

Exames de câncer

O exame de próstata (homens), de mama (mulheres) e de colo do útero (mulheres) também fazem parte dos exames de rotina das pessoas. É extremamente importante a realização desses diagnósticos para prevenir as doenças ou realizar um tratamento precoce. 

Exame de próstata

É um exame realizado para avaliar a saúde da próstata e detectar possíveis problemas na região. Geralmente, é realizado por um médico ou enfermeiro e consiste em uma inspeção retal da próstata.

Exame de mama

O exame tem como objetivo avaliar a saúde dos seios e detectar alguns sinais do câncer de mama. Existem dois tipos desse exame: o autoexame das mamas, que pode ser realizado pela própria mulher, e o exame clínico das mamas, realizado por um médico. Além disso, também é recomendado o uso de mamografia regularmente para mulheres acima de 50 anos.

Exame de colo de útero

Serve para avaliar a saúde do colo do útero e diagnosticar se a mulher corre ou não risco de desenvolver câncer na região. O médico realiza a coleta de uma amostra de células do colo do útero, sendo este exame conhecido como papanicolau. 

Exames de saúde sexual

Esses exames de rotina são solicitados para avaliar a saúde sexual e detectar possíveis ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Os testes para HIV, sífilis, gonorreia, clamídia são feitos através de coletas de sangue, urina ou secreções. O exame de papanicolau também detecta possíveis ISTs nas mulheres. 

Exames de urina e fezes

Já os exames de urina e fezes são solicitados para avaliar a saúde dos rins, bexiga, fígado e pâncreas. Servem para verificar possíveis infecções urinárias, diabetes, doenças intestinais, câncer de cólon, entre outros problemas de saúde. 

💡 Confira mais: O que os exames laboratoriais de sangue, urina e fezes investigam

E quando realizar os exames de rotina?

Devem ser realizados regularmente, dependendo da faixa etária, sexo e histórico familiar da pessoa. Jovens e adultos devem fazer os exames de rotina a cada 1 a 2 anos, enquanto os idosos e pessoas predispostas a contrair doenças com mais facilidade devem realizar os exames com mais frequência. 

Vale lembrar que se você sentir alguns sintomas diferentes na sua rotina, é importante marcar uma consulta com um profissional da saúde para realizar o exame mais indicado para o seu caso.

Gostou de entender a importância e quais são todos os exames de rotina? Se você precisa fazer, não perca tempo!

Aqui, no Lab.VW, é possível realizar todos os exames necessários, seja para homens, mulheres, crianças, jovens e adultos. É importante manter a sua saúde em dia e realizar exames de rotina com periodicidade. 

Somos referência na realização de exames de rotina em Brusque, Blumenau e região. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados. 

Faça o seu agendamento online e tenha mais tranquilidade no seu dia a dia. Cuide-se!

Atendimento 👩‍⚕️