Quer saber como controlar a ansiedade? Confira as dicas do LabVW


Publicado em 11/08/2021

Como controlar a ansiedade: Confira algumas dicas!

Como controlar a ansiedade: Confira algumas dicas!

Como controlar a ansiedade? Tem sido uma grande questão na sociedade. Todas as pessoas são ansiosas: isso é uma resposta automática e instintiva do ser humano. No entanto, quando vão aparecendo sintomas recorrentes e que começam a afetar a sua saúde física e mental, é preciso procurar ajuda profissional. Não é, de forma alguma, aceitável viver com altos níveis de ansiedade. Porém, existem algumas práticas (tanto para momentos de crise quanto para comportamentos a longo prazo) que podem ajudar. Confira:

 

Comece a controlar sua respiração

Durante uma crise de ansiedade, um dos sintomas mais comuns é a falta de ar. Nesses momentos, acabamos hiperventilando, respirando rápido demais. Por isso, busque inspirar e expirar lentamente. O ar oxigena o cérebro, o que vai diminuindo aos poucos o estresse e a sensação de asfixia.

 

Busque entender o que está causando a ansiedade

Essa é uma tarefa bastante complexa e de longo prazo, porém, que pode ser a chave para que você tenha uma melhora significativa no seu quadro de ansiedade. Busque em suas atitudes, ações e também em seus arredores o que pode estar causando a ansiedade. Compreender as causas ajudam e muito no processo de fortalecimento da mente. Assim você pode evitar gatilhos e demais situações que te façam ser uma pessoa ansiosa.

 

Pratique exercícios físicos para controlar a ansiedade

A prática constante de atividades físicas ajuda a controlar a ansiedade pois proporciona a liberação de endorfina, que age como um potente analgésico, estimulando a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. Além disso, também contribui para a liberação da tensão acumulada, proporcionando relaxamento para o corpo e ritmos cardíacos mais brandos na hora do repouso.

 

Nós já passamos algumas dicas de exercícios físicos aqui no blog, dá uma olhadinha 😉

 

Comece a praticar o mindfulness

Essa prática consiste em realizar certas atividades sentindo o seu corpo, a respiração e o seu estado emocional do momento. É uma técnica voltada ao presente, para que seus pensamentos não corram para o futuro e não fiquem ansiosos. Reconheça barulhos, cheiros, cores e formas ao seu redor: pode parecer uma tarefa bem simples, mas ela ajuda a te colocar no presente.

 

Tente meditar

E por falar no momento presente, a meditação é um exercício bastante eficiente para que você consiga se situar no aqui e agora. Ao contrário do que muita gente pensa, meditar não é exatamente esvaziar a cabeça. Por outro lado, é um momento seu, de relaxamento e tranquilidade. Busque aplicativos ou vídeos de meditação guiada para te auxiliar neste processo.

 

Cuide do seu sono

Um grande aliado para controlar a ansiedade é ter uma boa noite de sono que acaba impactando completamente na sua saúde. Portanto, você acorda com muito mais disposição e com o nível de estresse mais abaixo, consequentemente, diminuindo a ansiedade diária. Sendo assim, comece a fazer a higiene do sono: um modo de preparação para dormir, que conta com práticas da sua rotina (escovar os dentes, fazer skin care, apagar as luzes, arrumar a cama, etc). Isso vai preparando o seu corpo para ter uma boa noite de sono.

 

Respeite suas limitações

Muitas vezes acabamos nos cobrando muito e nos colocando em situações que poderiam ser evitadas. Além disso, nossa mente pode criar armadilhas para nos sentirmos mal, impotentes, inseguros e desvalorizados. O que pode te ajudar nesse processo é entender quais são suas limitações e compreender que você não precisa fazer tudo a toda hora e que é completamente aceitável falhar.

 

Comece a fazer terapia

Para concluir, a terapia é um dos maiores atos de autocuidado e preservação do corpo e da mente. Assim sendo, procure por um profissional capacitado e que você se sinta confortável para conversar. Matérias de blog e conselhos de amigos e familiares, por mais que sejam valiosos, não são a solução. Psicólogos e psiquiatras detém o conhecimento e habilidades necessárias para te ajudar durante esse processo. Por isso, busque ajuda. Hoje em dia, saúde mental é um tema bastante abordado e práticas para te fazer sentir melhor estão cada vez mais acessíveis.

 

Este foi o nosso artigo sobre como controlar a ansiedade. A gente espera que ele tenha sido útil e que você consiga aplicar algumas de nossas dicas. Porém, sugerimos que você procure um profissional capacitado para te orientar da melhor forma possível. Para mais artigos como este, continue acompanhando nosso blog. Até a próxima!

[contact-form-7 id="824" title="Newsletter" html_name="Newsletter Blog"]