8 exames anuais que você deveria fazer regularmente

Já dizia o ditado popular: melhor prevenir, do que remediar. Isso quer dizer que é mais fácil tomar precauções que evitem o surgimento de alguma enfermidade, do que esperar e tratá-la.  E muitas atitudes podem ajudar nessa prevenção: adotar rotinas saudáveis, realizar visitas periódicas aos profissionais da saúde  e realizar  seus exames anuais.

E esses cuidados com a saúde trazem resultados! Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros passou de 75,8 anos, para 76 anos, com melhores tendências para os próximos anos. Mas, afinal, o que fazer para garantir uma boa saúde? Em primeiro lugar está a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Em conjunto, a realização de exames anuais (o famoso check-up). Conheça quais exames você deve fazer para estar em dia com a sua saúde!

8 exames anuais para avaliar sua saúde

1. Hemograma

É um dos exames anuais mais requisitados pelos médicos durante o check-up de rotina. O famoso exame de sangue analisa a qualidade e a quantidade dos três principais grupos de células do organismo: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. É por meio do hemograma que o médico consegue avaliar problemas no coração, presença de infecções e anemias.

2. TSH

O TSH verifica as condições hormonais da tireoide. Assim, é possível avaliar a presença de hipo ou hipertireoidismo, especialmente, nas mulheres. Problemas na tireoide são diagnosticados com exames anuais simples, com a coleta de sangue e verificação das dosagens de T3, T4 e TSH.

3. Colesterol e triglicéries

As taxas de colesterol e triglicerídeos são importantes indicadores de problemas cardiovasculares, como a possibilidade de infarto. Por isso, após os 40 anos, esse é um dos principais exames anuais, quase obrigatório, prescritos pelo cardiologista.

4. Eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ECG) é um dos exames anuais mais pedidos pelos médicos cardiologistas. O intuito do teste é avaliar a presença de alguma falha na condução elétrica pelo coração, isto é, se há bloqueios no músculo que podem ser problemas cardíacos. Por meio do eletro, é possível observar arritmias, taquicardias ou bradicardias, sendo um exame essencial para quem tem histórico de doenças no coração.

5. Papanicolau e mamografia

As mulheres devem realizar exames anuais específicos, requisitados pelo ginecologista. Entre eles, estão o papanicolau e a mamografia.

O exame papanicolau baseia-se em uma análise citopatológica, ou seja, a avaliação das células do tronco do útero. A partir dele, é possível identificar possíveis alterações, como infecções, presença de microrganismos, fungos e, até mesmo, doenças sexualmente transmissíveis.

Já a mamografia é um exame de rastreio por imagem, que tem como objetivo verificar a presença de nódulos, tumores ou irregularidades na mama.

6. Exame de urina

O exame de urina, ou a urocultura, é o principal teste para avaliação das condições do sistema urinário. Com ele, é possível perceber alterações presentes no rim, uretra e outros órgãos, bem como a presença de infecções.

7. Densitometria óssea

É um dos exames anuais mais importantes para quem está acima dos 50 anos. A densitometria óssea é responsável pelo diagnóstico da osteoporose e da osteopenia, sendo possível detectar a redução da massa óssea do paciente.

8. Colonoscopia

A colonoscopia é um dos exames anuais mais pedidos pelos gastroenterologistas. Através desse teste, avalia-se o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado, para encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outros problemas no sistema digestivo (incluindo câncer de cólon e reto).

Confira as dicas da nossa gerente técnica da filial Brusque, Mariana Maestri, sobre quais exames realizar anualmente.

E você, qual foi a última vez que realizou seus exames anuais? Fique alerta à sua saúde e, lembre-se, os exames laboratoriais contribuem com o diagnóstico precoce, que impacta na eficácia do seu tratamento.

Conte com o LabVW para realizar seu exames em nossos laboratórios ou com o atendimento móvel.

 

 

Atendimento 👩‍⚕️