11 benefícios do sono para a saúde. Confira aqui!

O corpo e a mente precisam descansar confortavelmente durante a noite para poder enfrentar o dia da melhor maneira. Por isso, vamos falar dos benefícios do sono.

Dormir bem pode realmente nos ajudar a viver melhor nossos dias? Que benefícios pode trazer à nossa saúde e ao nosso desempenho físico e mental? 

Para responder a essas perguntas, nós separamos neste conteúdo 11 benefícios que o sono nos proporciona. Vamos conferir?

Acompanhe a leitura!

1 – Maior longevidade

Você sabia que poderá viver mais se dormir bem? Esse é o sonho de todas as pessoas: viver muitos anos de vida, não é verdade?

Para isso, você precisa adotar um estilo de vida saudável. E isso inclui dormir bem.

Pessoas que dormem demais ou que dormem pouco têm uma longevidade menor. De acordo com vários estudos, o tempo ideal dedicado ao sono por noite para um adulto deve ser de 7 ou 8 horas.

2 – Menos inflamações

Pessoas que dormem pouco têm altos níveis de proteínas inflamatórias no sangue. Nesse sentido, a inflamação é conhecida por estar ligada a muitas doenças, como artrite, ataque cardíaco e diabetes.

Além disso, com uma boa dose de sono, você verá suas defesas imunológicas aumentarem consideravelmente, reduzindo, como resultado, as inflamações.

A falta de sono também pode levar a um aumento da pressão arterial,  dor de cabeça e a uma sensação de mal-estar geral.

3 – Evitar a depressão

Ao estudar as horas de sono de mais de 15 mil estudantes adolescentes norte-americanos, pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, descobriram que meninos que dormem menos de 5 horas por noite aumentam o risco de depressão.

Além disso, a falta de sono normalmente torna as pessoas mais ansiosas, agitadas e agressivas.

Você já deve ter percebido este comportamento ao não dormir bem, certo? O dia seguinte parece interminável e tudo o que você deseja naquele momento é conseguir dormir tranquilamente.

Se o seu sono está muito perturbado à noite, é necessário procurar um médico, pois isso afeta bastante a sua qualidade de vida.

4 – Evitar problemas hormonais

Entre os benefícios do sono, este é bem relevante.

Muitas mulheres em idade fértil dormem pouco. Ou seja, prestam pouca atenção ao sono e subestimam a importância de dormir adequadamente.

Seja por motivos de estudo ou de trabalho, muitas vezes existe uma grande pressão para que dêem conta de tudo e, com isso, acabam se sobrecarregando e dormindo mal.

Em muitos casos, se o sono estiver ausente ou perturbado, podem ocorrer consequências como:

  •     menstruação irregular;
  •     ovulação prejudicada;
  •     agravamento da síndrome pré-menstrual;
  •     hipertireoidismo, devido ao mau funcionamento da glândula tireóide.

Por isso, um bom sono evita diversos problemas hormonais.

5 – Eliminar o estresse

As pessoas que dormem pouco ficam muito mais expostas ao estresse, além de estarem mais predispostas a elevar o nível de cortisol. Lembre-se que o estresse também é um fator de risco para muitas doenças.

Sabendo disso, é essencial que você tenha um sono tranquilo para impedir que a ansiedade domine a sua rotina.

Não precisamos lembrar que pessoas estressadas são menos felizes, certo? E, além disso, a alteração de seu estado mental pode afetar negativamente suas relações interpessoais.

6 – Pele mais bonita

Você já acordou com a sensação de que parecia mais envelhecida pelo simples fato de ter dormido mal? Isso acontece com muitas pessoas todos os dias.

Ao dormir bem, a sua pele ficará mais bonita, pois um bom sono ajuda a regular a renovação celular. Com isso, a pele estará mais hidratada e saudável.

7 – Controlar o peso

Outra questão interessante ao entendermos os benefícios do sono!

Talvez você já tenha ouvido falar em fome por motivo de ansiedade. A falta de sono deixa nosso cérebro desregulado nesse sentido, fazendo com que comamos mais durante o dia. Isso traz um aumento de peso.

Segundo diversos estudos, quem está bem descansado perde mais gordura em relação a pessoas que dormem mal. 

Em nível endócrino, dormir bem favorece a manutenção de bons níveis do hormônio do crescimento, que em caso de sono perturbado cairia para níveis muito baixos, levando ao ganho de peso e à desaceleração geral do metabolismo.

Dormir bem, por outro lado, previne esta ocorrência.

8 – Melhorar o desempenho físico

Melhorar as horas de sono à noite contribui também para um melhor desempenho físico. Por outro lado, dormir menos horas que o necessário pode levar a uma queda notável no desempenho em exercícios físicos.

9 – Aumentar a criatividade

Enquanto dormimos, o cérebro reelabora todas as experiências vividas durante o dia, entendendo seu significado e selecionando os estímulos mais importantes.

Dessa forma, dormir bem é um bom remédio para a cognição e a criatividade.

10 – Melhorar a atenção

O sono irregular, seja por insônia, apneia ou mesmo o ronco, pode trazer problemas de compreensão e atenção durante o dia.

A falta de sono pode levar à hiperatividade e falta de atenção, sintomas muito semelhantes ao TDAH, conforme documentado em um artigo publicado no Pubmed Pediatrics.

Por isso, se você deseja ser uma pessoa mais atenta ao que está ao seu redor, capriche em uma boa noite de sono.

11- Melhorar a memória

Matthew Walker e outros pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley mostraram  como 90 minutos de sono à tarde melhoram a capacidade de memorizar novas informações.

Para ativar as memórias, você precisa de um descanso sem pausas, pois quando o sono é interrompido nossa capacidade de armazenar experiências e informações vividas durante o dia fica comprometida.

Um descanso contínuo em vez de descanso excessivo é, portanto, mais importante e vantajoso.

Entre os benefícios do sono, melhorar a memória trará boas oportunidades na sua vida, no trabalho e nos estudos.

Faça o exame do hormônio do sono no LabVW!

 Para quem não sabe, a melatonina é o “hormônio do sono”. Por isso, o bom funcionamento deste hormônio é indispensável para que se tenha um sono tranquilo.

Se você está passando por noites mal dormidas, com certeza você deve estar enfrentando diversos problemas no seu dia a dia enquanto permanece acordado.

Para evitar isso, é bom que você procure um médico que avalie a necessidade de fazer um exame de melatonina para encontrar possíveis causas de um sono ruim.

Aqui, no LabVW, realizamos o exame de melatonina. Você pode fazer o agendamento online do teste e comparecer em uma das nossas unidades nas regiões de Brusque ou Blumenau/SC.

Basta preencher o formulário, é bem simples e rápido!

Atendimento 👩‍⚕️