O conjunto de exames instrumentais e laboratoriais que ocorrem durante a gravidez é denominado diagnóstico pré-natal. Ele tem a finalidade de acompanhar o andamento da gestação e evitar uma gravidez de risco.
Quando as mães descobrem que estão grávidas, elas desejam saber se o bebê será saudável, certo? Existe o medo e a incerteza do desconhecido diante de uma gravidez que está apenas começando.
É possível acompanhar todo o percurso da gestação, a fim de identificar eventuais alterações e problemas congênitos. Dessa forma, você poderá acompanhar o estado de saúde do feto e verificar a evolução da gravidez.
Se você deseja entender mais sobre o pré-natal, continue a leitura!
O passo a passo para monitorar o pré-natal até o nascimento do bebê
Neste tópico, aprofundaremos quais são os testes a serem feitos na gravidez, quando devem ser realizados e quais informações oferecerão aos futuros pais sobre o nascituro.
Entre os exames a serem feitos durante a gravidez, estão as técnicas de triagem e técnicas de diagnóstico baseadas em exames realizados em material fetal. Eles permitem a detecção segura de algumas patologias.
Triagem pré-natal combinada
Essa é a triagem responsável por calcular o risco individual de doenças cromossômicas ou outros defeitos congênitos. Por exemplo, doenças cardíacas e anomalias de DNA.
O teste é realizado nos primeiros três meses de gravidez. Baseia-se na anamnese (coleta de informações sobre a saúde do casal e de suas famílias), uma amostra de sangue e um ultrassom.
Devido à tecnologia computadorizada, ao relacionar dados ultrassonográficos, bioquímicos e anamnésicos, o teste é capaz de revelar se o risco de patologias é alto.
Teste pré-natal de risco fetal
Para monitorar o pré-natal até o nascimento do bebê, este é o outro teste indispensável.
Com o mesmo procedimento utilizado para o teste combinado, somando a análise de outros fatores de risco detectáveis pelo sangue materno, ultrassonografia e histórico médico, é possível obter a avaliação de risco para algumas patologias obstétricas.
Como exemplos de doenças, podemos citar o retardo de crescimento fetal e hipertensão gestacional.
Nesses casos, as terapias necessárias podem ser antecipadas, evitando ou limitando os danos causados por essas patologias da gravidez.
Sexagem fetal
A sexagem fetal é um exame não invasivo responsável por identificar o sexo do bebê através da coleta de sangue, a partir da 8ª semana de gestação. Dessa forma, os pais conseguem ter a certeza se é menino ou menina.
O exame possibilita visualizar se existe ou não o cromossomo Y no DNA do bebê. Caso tenha, será menino, mas se não for constatado é menina.
Amniocentese
Trata-se de um teste invasivo que ocorre para verificar qualquer problema congênito no bebê (por exemplo, a Síndrome de Down) e, por meio dele, é possível saber qual é o sexo.
O teste consiste em extrair uma amostra de líquido amniótico. Vale lembrar que este líquido possui células fetais.
Ultrassom
Para monitorar o pré-natal até o nascimento do bebê, o ultrassom é um dos métodos mais comuns quando o casal ou a mãe deseja saber qual é o sexo do bebê. Ele permite ver um “retrato” ou a imagem do feto, além da própria anatomia.
Depois da vigésima semana de gravidez, e a depender de qual é a posição do bebê na barriga da mãe, os órgãos genitais podem ser verificados.
Dessa forma, o especialista saberá diagnosticar se é um bebê do sexo feminino ou masculino.
Coleta das células tronco do cordão do bebê
Ainda na etapa de monitorar o pré-natal até o nascimento do bebê, as células-tronco do cordão umbilical desempenham um papel importante na geração de outras células do corpo e são capazes de se regenerar.
A importância de seu uso para fins terapêuticos permite o tratamento de diversas doenças. Nesse sentido, elas possuem alta capacidade regenerativa e imunológica.
É importante, portanto, avaliar a possibilidade de coletar células-tronco do cordão umbilical e armazená-las em bancos próprios, para mantê-las disponíveis caso seja necessário seu uso para fins terapêuticos.
A coleta ocorre de forma indolor e minimamente invasiva. Não interfere na assistência à mãe e ao recém-nascido durante o parto.
Teste do pezinho
O teste do pezinho é bem conhecido e, com certeza, você já deve entender como acontece o procedimento.
Ele consiste na extração de algumas gotas de sangue com uma simples punção no calcanhar.
É um primeiro passo na detecção de doenças metabólicas congênitas, como hipotireoidismo congênito ou fenilcetonúria, doenças que causam problemas significativos.
Porém, se descobertas e tratadas precocemente, podem evitar danos e permitir que os bebês diagnosticados vivam normalmente.
Vale lembrar que as doenças genéticas metabólicas são patologias que impedem as células de metabolizar substâncias essenciais para o desenvolvimento e bom funcionamento do organismo.
Elas são responsáveis por causar incapacidade grave e, às vezes, fatalidade, mas são doenças raras.
Para algumas dessas doenças existem terapias adequadas que permitem melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida, quando reconhecidas de forma precoce.
Exames de gravidez é no LABVW, localizado em Brusque/SC
Você já conhecia todos esses testes para detectar o estado de saúde do bebê ainda na gestação?
Caso esteja gestante, aproveite para conferir o checklist dos exames para fazer na gravidez.
Aqui no LabVW, realizamos diversos testes para fazer durante a gravidez. Se você é de Brusque, Blumenau ou região, veja todos os nossos exames, escolha o ideal para o seu momento e marque um dia e horário para vir aqui!
Você vai encontrar tudo o que precisa para ter uma gestação saudável e também para que o seu bebê se desenvolva de forma saudável!
Cuide-se!