Quem está com problema de triglicerídeos alto pode seguir alguns passos para retornar aos níveis normais.
Os valores elevados dessa substância representam um fator de risco para várias doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral (AVC) e ataque cardíaco, além de doenças hepáticas e renais.
Para quem não sabe, os triglicerídeos são pequenas reservas energéticas prontas para o consumo de nossas células.
Quando eles estão elevados (acima de 200 mg/dl), é importante verificar certos hábitos e estilo de vida para evitar maiores complicações.
Para ajudar você em relação ao assunto, o Lab.VW preparou este conteúdo recheado de dicas de como baixar os níveis dos triglicerídeos. Veja a seguir!
Entenda como baixar os níveis de triglicerídeos alto
Quando temos um aumento de triglicerídeos, significa que muitas calorias estão armazenadas. Então, é preciso liberá-las em forma de energia e fazer mudanças na alimentação.
Ter um peso saudável
Os triglicerídeos desempenham a função de reserva energética do nosso corpo. Ou seja, as calorias em excesso são transformadas nessa substância.
Aqueles que têm um alto nível de triglicerídeos no sangue, portanto, devem primeiro reduzir a ingestão de certos alimentos, para equilibrar a ingestão calórica, além de evitar o sedentarismo e se preocupar com o gasto energético.
Tudo isso vai ajudar a manter o peso saudável. E, consequentemente, vai auxiliar na redução dos triglicerídeos alto.
Comer mais fibras
A fibra existe naturalmente em frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, sementes e legumes.
Aumentar a quantidade de fibras na dieta pode retardar a absorção de gordura e do açúcar no intestino delgado.
Você não precisa ingerir grandes quantidades de fibras. Consumir cereais pela manhã, algumas frutas e verduras nas refeições já é o suficiente.
Além disso, a fibra vegetal é pouco sensível ao cozimento. Então, os efeitos positivos prevalecem mesmo para vegetais cozidos.
Escolha as gorduras certas
Para evitar triglicerídeos alto, é também importante limitar a quantidade de gorduras, principalmente as gorduras saturadas de origem animal, pois são prejudiciais em excesso.
Entre elas, incluem-se carnes e queijos com teor de gordura superior a 20%.
O mesmo vale para produtos industriais preparados com gorduras trans hidrogenadas, que devem ser evitadas.
Por outro lado, as gorduras insaturadas diminuem o nível de triglicerídeos. O azeite, por exemplo, é rico nessa gordura saudável, e pode ser utilizado em molhos e no preparo de alimentos. Porém, não devemos exagerar no consumo, pois é também um alimento calórico.
Consuma mais alimentos ricos em ômega-3
O ômega-3 é um ácido graxo que deve ser obtido por meio da alimentação.
Alguns peixes são muito ricos neste nutriente, em especial o salmão, o arenque, a sardinha e o atum. Por isso, para quem está com triglicerídeos alto é recomendado o consumo de pelo menos duas vezes por semana.
Muitos estudos já mostraram que o aumento da ingestão de ômega-3 ajuda a baixar os níveis de triglicerídeos no sangue .
Se você não pode consumir peixes com muita frequência, é possível também procurar um médico para tomar suplementos à base de ômega-3 .
Reduza o consumo de álcool
Outra questão importante para quem deseja baixar triglicerídeos alto.
O consumo de álcool, seja da cerveja, do vinho ou de licores, entre outros, estimula uma intensa produção de triglicerídeos pelo fígado.
No entanto, a resposta individual ao álcool é muito variável, pois o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode aumentar o nível de colesterol HDL (o colesterol ‘bom’).
Então, é aconselhável verificar após 2 ou 3 semanas de uma dieta isenta de álcool para saber se há alguma interferência.
Caso você esteja em dúvida sobre triglicerídeos alto, faça o exame de sangue em uma das unidades do Lab.VW localizadas em Brusque, Blumenau/SC ou região. Você pode realizar o agendamento online em poucos minutos.
Dessa forma, o exame apresentará todo o diagnóstico para que você avalie se existe o risco de desenvolver doenças ou não. Por isso, busque realizar o quanto antes o seu exame e cuide-se!