11 alimentos que diminuem o colesterol

Incluir alimentos que diminuem o colesterol considerado ruim (LDL) nas refeições diárias ajuda a reduzir as taxas dessa gordura, que é extremamente prejudicial ao coração e aos vasos sanguíneos.

Pessoas com o colesterol LDL alto são as mais beneficiadas com a troca de alimentos que o diminuem. De uma forma geral, as escolhas alimentares corretas ajudam a combater esse e muitos outros problemas que desencadeiam doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC) .

Conheça 11 alimentos que diminuem o colesterol LDL

Aveia

A aveia é rica em fibras e ajuda a diminuir a absorção do colesterol LDL pelo organismo.

A dose diária recomendada é de duas colheres de sopa, que podem ser agregadas como complemento às principais refeições (café da manhã, almoço, jantar).

Azeite extravirgem

O azeite de oliva extravirgem é uma fonte natural e saudável de gordura monoinsaturada, o que é muito benéfico para o coração, pois ajuda a diminuir o colesterol LDL. Além disso, o azeite é um poderoso anti-inflamatório.

É indicado utilizar o azeite extravirgem para fazer molhos de salada caseiros. A dose recomendada é de duas colheres de sopa por dia.

Soja

A soja é rica em vitamina E, que aumenta os níveis do colesterol bom (HDL), e em fitoesteróis, um poderoso aliado contra o entupimento dos vasos sanguíneos. A dose diária recomendada é de 25 gramas (g) de proteína de soja, ou 20g de margarina com fitoesteróis por dia.

Sardinha (e outros peixes de águas profundas)

A sardinha é um exemplo de peixe que é fonte de ômega-3. O nutriente ajuda a diminuir a formação de coágulos, que obstruem as artérias, e o colesterol ruim. Recomenda-se incluir o peixe nas refeições aos menos três vezes por semana.

Linhaça

A linhaça também é rica em ômega-3 e ainda tem fibras e fitoesteróis. A dose diária é de duas a três colheres de sopa por dia.

Abacate

O abacate é uma ótima fonte de ácidos graxos mono e poli-insaturados, e é rico em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue. A dose diária recomendada é quatro colheres de sopa, três vezes por semana.

Chá verde, café e chocolate amargo

Estes alimentos contêm antioxidantes, que protegem contra a degradação do colesterol. As doses recomendadas são três xícaras diárias de chá verde e café, e 30g de chocolate amargo.

Vinho tinto

O vinho tinto tem efeito anti-inflamatório. Além disso, o antioxidante resveratrol, presente na casca da uva, protege as artérias contra agressões. Recomenda-se a ingestão de 120ml (uma taça) por dia.

Tomate

O licopeno presente no tomate não se limita a ajudar a prevenir o câncer de próstata, mas também reduz o colesterol na corrente sanguínea.

Batata doce

As batatas doces são ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes. Elas também possuem poucas calorias e baixo índice glicêmico, o que significa que elas nunca irão provocar um pico de açúcar no sangue. Incluir esses alimentos na alimentação ajuda a diminuir o colesterol LDL alto no sangue.

Morango e outras frutas vermelhas

Morangos e outras frutas vermelhas são ricos em antioxidantes, que inibem a oxidação das partículas do colesterol LDL no sangue.

Para diminuir o colesterol LDL, evite alguns alimentos

Os alimentos que diminuem o colesterol LDL no sangue são extremamente importantes. Mas é preciso, também, evitar alimentos que agem de forma contrária e aumentam as taxas de LDL no organismo.

Quando o excesso de LDL se deposita nas artérias coronárias, pode ocorrer angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Já o acúmulo nas artérias cerebrais pode provocar acidente vascular cerebral (derrame). Por isso é tão importante manter o LDL em equilíbrio.

Para não sofrer com os sintomas do colesterol LDL alto, evite os seguintes alimentos:

  • caldos em tablete (carne, galinha, etc.);
  • salame;
  • peixe-rei;
  • peixe cação;
  • anchova;
  • bacon;
  • banha de porco;
  • miolos de porco;
  • carne de porco;
  • carne de boi;
  • carne de frango com pele;
  • carangueijo;
  • manteiga;
  • creme de leite;
  • salsicha;
  • alimentos fritos.

Atendimento 👩‍⚕️