Manter a saúde em dia é extremamente importante. No caso das mulheres a partir dos 20 anos é fundamental que consultem um ginecologista, no mínimo, uma vez ao ano para realizar o exame preventivo.
Apesar da grande importância, muitas delas sentem medo ou vergonha de fazer a consulta. Porém, quando sabem como é feito o exame, o que detecta e entre outras dúvidas, fica mais fácil de vencer essas barreiras.
Então, se você está aqui é porque deseja fazer o exame preventivo, mas antes quer saber as principais informações sobre o assunto, certo?
Para te ajudar nisso, nós criamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o exame. Acompanhe!
O que é exame preventivo?
O preventivo, também conhecido como papanicolau, é um exame ginecológico para mulheres que já apresentam a vida sexual ativa.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE entre agosto de 2019 a março de 2020, afirma que 81,3% das mulheres brasileiras de 25 a 64 anos fizeram o papanicolau nos últimos três anos.
O exame serve para identificar alterações nas células do colo do útero.
A importância do exame preventivo se dá pelo diagnóstico precoce das infecções e doenças relatadas anteriormente. Dessa forma, ao ser identificada no estágio inicial, é possível realizar o tratamento no momento certo.
Como é feito o exame?
O exame preventivo é simples, rápido e indolor — o que pode surgir é um leve desconforto, mas nada dolorido.
A coleta funciona da seguinte forma: a mulher é deitada em posição ginecológica (as duas pernas separadas e elevadas em um suporte) e o profissional da área médica verifica, primeiramente, o exterior da vagina para observar se há alguma anormalidade.
Após isso, introduz o espéculo (aparelho apropriado para o exame) para analisar com mais facilidade o interior da vagina e o colo do útero. Assim, consegue avaliar se há alguma ferida ou corrimentos.
Por fim, o profissional utiliza uma escova endocervical para coletar amostras do tecido uterino para realizar a análise com mais profundidade.
O exame preventivo leva cerca de 5 minutos para ser feito.
Recomendações para fazer o exame
Para a realização do exame preventivo é indicado:
- Não ter relação sexual nos 2 dias antes do exame;
- Não usar cremes, sabonetes ou lubifricantes vaginal;
- Evitar o uso de duchas higiênicas;
- Evitar fazer o exame durante o período menstrual.
O que fazer após o exame?
Não há nenhuma restrição após a coleta do papanicolau. Você pode voltar normalmente para suas atividades. O que será necessário fazer é aguardar o resultado do exame e, após isso, apresentá-lo ao médico para iniciar com a análise do caso.
O que o exame preventivo detecta?
O papanicolau está na lista dos exames mais feitos pelas mulheres. Além disso, é aliado para identificar lesões pré-malignas ou malignas do colo uterino. Veja abaixo a lista do que o exame pode detectar:
- HPV;
- Câncer do colo do útero.
- Tricomoníase;
- Candidíase.
No exame preventivo dá para saber se está grávida?
Não. Não é possível identificar se uma mulher está grávida através do exame preventivo. A função do papanicolau é identificar anormalidades no colo do útero e diagnosticar infecções ou doenças sexualmente transmissíveis.
Quando fazer o exame preventivo?
Para garantir a saúde da mulher, o exame preventivo deve ser feito anualmente. Caso alguma alteração for detectada pelo ginecologista, o teste deve ser feito novamente após seis meses.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), se não foi diagnosticada nenhuma anormalidade no útero, a mulher deve fazer o exame a cada três anos. Essa periodicidade segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Vale lembrar que se você sente coceira e incômodos constantes deve procurar imediatamente um ginecologista para realizar a consulta. Dessa forma, com a ajuda do papanicolau, você vai descobrir o que está acontecendo.
Onde fazer o exame?
Após ter uma consulta com um ginecologista, você deve realizar o exame em um laboratório de confiança e com profissionais qualificados. Em relação a isso, nós do LabVW podemos te ajudar!
Faça o seu exame preventivo no LabVW!
Percebeu a importância do exame preventivo para a saúde da mulher? Se você chegou até aqui e está convencida de fazer, parabéns! Isso significa que você se preocupa consigo e seu futuro.
Aqui no Laboratório Verner Willrich, é possível solicitar o agendamento online do exame preventivo para fazer em uma das nossas unidades localizadas em Brusque e Blumenau/SC.
E isso é bem simples, basta clicar aqui, selecionar a opção “Exames ginecológicos” e agendar seu horário. Pronto! Agora é só esperar a data e realizar a consulta.
Se surgir alguma dúvida durante o agendamento, você pode entrar em contato conosco, ok?
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você! Cuide-se.