Quais os benefícios de atividade física para idosos? - LabVW

Por:
Publicado em 11/03/2022 - Atualizado 08/03/2022

Quais os benefícios de atividade física para idosos?

Chegar a terceira idade não é mais considerado um problema como antes, com o avanço da medicina a expectativa de vida cresce e a qualidade de vida também, porém os cuidados básicos com a saúde ainda são importantes. E de fato isso vem acontecendo, pois, a consciência sobre saúde cada vez mais vem sendo levada a sério e, consequentemente, a atividade física para idosos está se tornando recorrente.

Sabemos que sem dúvida alguma, a prática de atividades físicas evita doenças e mantém a mente ativa, o que para essa idade é uma tarefa e tanto, e fortalece o corpo, que já não é mais o mesmo.

 

Quais atividades físicas são indicadas para idosos?

 Algumas atividades já são bem conhecidas e simples de serem executadas, como por exemplo:

  • A caminhada ajuda prevenir ataques do coração e redução dos níveis de colesterol, além de não precisar de nenhuma habilidade para fazer a atividade. O ideal é começar com pequenas distâncias e ir aumentado ao passar do tempo.
  • Natação é outro exercício que faz muito bem à frequência cardíaca, melhora a capacidade respiratória, alivia as dores causadas pela artrite, fortalecimento dos músculos e articulações. Por ser um esporte praticando na água a chance de lesões é mínima. Muito recomendado para pessoas que tem problema no joelho, que no caso dos idosos é comum.
  • Hidroginástica também é indicada por ser uma atividade feita na água, aumentando a resistência e ativando os músculos.
  • A musculação além de fortalecimento e manutenção do peso, efeitos que são bem conhecidos, alivia dores e alguns sintomas de doenças, como a diabetes tipo 2 e a osteoporose, isso porque melhora o controle da glicemia, fortalece os ossos e reduz o risco de quedas.
  • A dança é uma outra possibilidade que ajuda na interação social, o que consequentemente combate à depressão, exercita a mente, aumenta a autoestima e a capacidade motora. O recomendado é fazer duas vezes na semana cerca de uma hora.
  • Alguns exercícios funcionais como a prancha isométrica, agachamento no banco, leg press horizonal também acabam ajudando o idoso durante o seu dia a dia sem precisar sair de casa, o que nos dias de hoje acaba sendo muito pertinente.
  • O tênis é outra atividade que pode ser considerada um pouco mais intensa, mas que possui uma dinâmica muito interessante para desenvolver a capacidade cognitiva do longevo. Isso porque as tomadas de decisões são característica do jogo, que embora pareça um pouco mais ativo é muito tranquilo de praticar, pois os jogadores não têm contato.

atividade física para idosos

 

Idosos acamados

Na terceira idade é normal muitos idosos não terem forças para ter uma vida ativa, porém não necessariamente eles devem ser totalmente sedentários. A atividade física para idosos é recomendada também para os acamados, o ideal é que façam duas vezes ao dia exercícios de mobilidade física e respiração, o que ajuda no movimento das articulações, melhora a circulação sanguínea, mantém o funcionamento dos músculos e garante uma maior capacidade pulmonar. Alguns movimentos são:

  • Abrir e fechar as mãos;
  • Erguer os braços;
  • Massagear os dedos dos pés.

 

Quais as principais doenças que as atividades físicas para idosos ajudam a prevenir?

Quando os idosos decidem ter um estilo de vida ativo muitas coisas acontecem com seu corpo, sua mente, e sua interação social. Certas doenças já são muito comuns nessa faixa etária, como a hipertensão, que com a melhora da circulação sanguínea o controle sob ela fica muito maior. Como já dito antes, a diabetes também é prevenida, pois com o corpo ativo passa-se a ter maior quantidade de insulina no corpo, fazendo com que absorva glicose e controle os níveis de açúcar no sangue, AVC e varizes também são prevenidos.

Porém o que tem um destaque mesmo é o combate à depressão, pois quando se chega nessa idade, que para muitos é considerada a melhor, nosso corpo automaticamente se sente mais cansado e sem disposição para ter uma maior interação social, principalmente por conta que essas relações são feitas na maioria das vezes com familiares, pessoas que sempre estão por perto, e, consequentemente, sem nenhuma grande novidade para ser compartilhada.

Quando se pratica atividade física nessa idade, a chance de conhecer novas pessoas é muito grande, isso se dá porque geralmente esses esportes são praticados em clubes, turmas de alunos na mesma faixa etária, cada um com diferentes histórias e vivências a serem contadas, fazendo com que o vazio fique de lado.

 

Como começar?

Pensar que atividade física para idosos é importante e algumas são simples e podem, além de aumentar a expectativa de vida, trazer qualidade para que você aproveite a que chamam de melhor época, se sentindo bem com seu corpo, mente, e vivendo de fato.

Procurar fazer essas atividades de maneira correta, pois, apesar de simples, elas estão trabalhando o corpo todo, por isso exigem o mínimo de atenção para que não ocorra lesões. Por esse motivo a presença de um especialista na área da saúde é o ideal para atividades específicas como natação e musculação, seguido sempre de alongamento, antes e depois das práticas.

Mas antes de começar qualquer atividade física é ideal que se faça um checkup. Aqui no LabVW temos o exame perfeito para fazer antes de se iniciar uma rotina de atividades físicas. Clique aqui caso se interessar em agendar o exame.

Confira nosso blog e mantenha-se informado!

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Veja também: