Coronavírus: como realizar o teste da COVID?

A COVID, da família do Coronavírus, tornou-se uma pandemia e chegou ao Brasil no mês passado. Com ele, várias dúvidas se tornaram recorrentes e muitas pessoas se perguntam como é feito o teste para detectar a presença do vírus no organismo. Por isso, preparamos este artigo para explicar esse procedimento, quem deve fazer o exame, como ele está sendo feito, e também te apresentar uma nova alternativa que chegou no LABVW: o teste rápido para detecção da COVID. Vem com a gente:

Resumindo o Coronavírus

Já publicamos uma matéria falando sobre a COVID em nosso blog, mas vale ressaltar alguns pontos importantes sobre ela, caso você ainda não esteja 100% ciente do que ela se trata. O Coronavírus é uma família de vírus que ocasiona infecções respiratórias, que vão desde um resfriado até uma síndrome respiratória grave. Recentemente, a COVID começou na China e tornou-se uma pandemia no mundo inteiro, não possui vacina e nem medicamento específico.

Como é feito o teste da COVID?

No Brasil, até o momento não existem kits de testes o suficiente para abranger toda a população. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja realizado os testes somente em casos graves de pessoas com suspeita da doença e também de profissionais de saúde e segurança que possuem sintomas respiratórios. Além disso, outro argumento utilizado é de que se uma pessoa for ao laboratório ou hospital para fazer o teste, pode acabar contaminando outras pessoas pelo caminho.

No entanto, em um mundo ideal, seria bom se todas as pessoas pudessem ser testadas, pois dessa forma haveria um controle maior de quantas estão infectadas, assim como a taxa de mortalidade. E também realizar os testes iria facilitar o número de pessoas que precisam ficar em quarentena.

Como é feito o procedimento do exame

Durante o exame, é retirado o muco do nariz ou da garganta do paciente, ou, se necessário, é colhido amostras do trato respiratório inferior, secreções dos brônquios ou pulmões expelidas pela tosse. Essas amostras então são examinadas em laboratórios de análises, em um processo baseado na chamada reação em cadeia da polimerase (PCR).

Conheça o teste rápido para a COVID

Mas além dos testes feitos em hospitais, há também a opção de realizar o teste rápido, que faz a detecção dos anticorpos IgG e IgM para COVID. A importância desse teste rápido é indiscutível: ele irá auxiliar as próximas etapas a serem seguidas, como formas de tratamento, isolamento, medicamentos, etc. caso o paciente teste positivo para a doença.

Nós, do LABVW, estamos oferecendo o teste rápido para ser comprado em nosso site. Mas como forma de prevenção da disseminação do vírus, a coleta é realizada a domicilio ou em nosso atendimento Drive Thru, que é localizado em nossa unidade do Angeloni, em Brusque. O teste rápido passou em todas as especificações de qualidade realizadas pelo fabricante, que abrange testes de sensibilidade, especificidade e precisão. Além disso, ele também possui regulamentação da ANVISA e aprovação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Como fazer a compra do teste rápido

A compra é feita de maneira online e você pode comprar o teste agora. Só que depois de realizá-la, é necessário entrar em contato com nossa central de atendimento via WhatsApp: (47) 99983-8605. Mande uma mensagem solicitando o agendamento da coleta, que pode ser feita na sua casa (a nossa equipe vai até você) ou então feita em nosso drive thru de Brusque.

Quem pode fazer o teste rápido?

Ele é indicado para pessoas que estejam com febre, tosse e dificuldade de respirar (por cerca de 6 dias ou mais). Além disso, também recomendamos que pessoas que viajaram para áreas afetadas nos últimos dias ou que estiveram em contato com casos confirmados, também façam o teste.

O teste rápido é realizado por meio de coleta sanguínea e o resultado sai no mesmo dia. A precisão do teste é de 98,9%.

Se você tem alguma dúvida sobre como funciona o teste rápido, ou se não estiver conseguindo comprá-lo, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em ajudar! Mantenha-se sempre em segurança!

Atendimento 👩‍⚕️