Como os medicamentos afetam os exames laboratoriais? - Laboratório Verner Willrich

06.12.2018 | por

Como os medicamentos afetam os exames laboratoriais?

Como os medicamentos afetam os exames laboratoriais?

Você sabia que o resultado de exames laboratoriais pode ser alterado pelo uso de alguns medicamentos, entre outros fatores? Saiba quais são eles e o que evitar antes de fazer a coleta de materiais, como o sangue e a urina.

Quais medicamentos interferem no exame de sangue?

Alguns medicamentos podem interferir no exame de sangue, principalmente antibióticos e anti-inflamatórios. Isso acontece porque esses medicamentos alteram a coagulação natural do sangue, o que pode influenciar em um resultado equivocado.

Além disso, o ácido acetilsalicílico (presente em comprimidos como a aspirina) também pode interferir na coagulação sanguínea do indivíduo e alterar os resultados. Por exemplo, as altas doses de ácido acetilsalicílico podem diminuir drasticamente os valores de tiroxina ou T4, exames destinados a mensurar o funcionamento da tireoide.

É importante ressaltar que o uso de antibiótico não impede que o exame seja realizado, apenas é necessário seguir rigidamente as orientações do médico e do laboratório.

O paciente deve suspender os medicamentos antes da coleta de sangue?

Antes de fazer qualquer exame, o paciente precisa informar ao médico e ao técnico do laboratório sobre alguma medicação que esteja sendo utilizado. Caso o especialista verifique que aquele medicamento possa alterar o resultado do teste sanguíneo, pode ser aconselhado suspender o uso por alguns dias ou pelo menos enquanto o procedimento for realizado.

Se não for possível suspender o uso, isso deve ser mencionado no momento do exame, para que seja considerada a alteração no momento do resultado.

Importante apontar que existem os exames destinados justamente para avaliar o efeito do medicamento no organismo. Em situações de medicamentos de monitoração terapêutica, o exame de sangue poderá ser colhido um pouco antes da próxima dose do remédio, sendo que o paciente deve levar o medicamento para que o horário ideal da dose não seja interrompido.

Além dos medicamentos, outras substâncias podem afetar os resultados dos exames. Conheça alguns dos principais fatores que influenciam os exames de sangue.

O consumo de bebida alcoólica pode alterar os resultados de exames?

O consumo de bebida alcoólica nas 24 à 72 horas antes do exame de sangue pode aumentar medições da função hepática, temporariamente. Os níveis de álcool no sangue também podem alterar significativamente os valores de triglicérides.

Além disso, o álcool pode interferir no exame de sangue oculto nas fezes. Outro fator importante a ser mencionado sobre o consumo de álcool é que a substância pode irritar o estômago e causar sangramento no órgão, quando ingerido em grandes quantidades antes da coleta de sangue.

E o uso de tabaco também interfere?

O uso de tabaco tende a aumentar a concentração de hormônios como cortisol, avaliado nas análises das glândulas suprarrenais e da hipófise. Outros hormônios alterados são a adrenalina e a aldosterona.

A substância também influencia na mudança nos níveis de HDL-colesterol, o “colesterol bom”, e do antígeno carcinoembrionário, um marcador tumoral analisado quando há suspeita de câncer no intestino grosso ou reto.

Da mesma maneira, fumar pode elevar a concentração de hemoglobina no sangue, assim como é capaz de interferir na quantidade de glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.

O que mais pode interferir no resultado dos exames?

Além dos fatores mencionados, algumas condições podem acabar alterando o resultado de procedimentos laboratoriais, como por exemplo:

  • a prática de atividade física antes de realizar exames laboratoriais pode interferir nos resultados de PSA, prolactina e teste de glicose;
  • a menstruação pode interferir no resultado do exame de urina, por isso, é importante realizar o teste após 3 dias do período menstrual;
  • o jejum prolongado, acima de 16 horas, pode alterar o resultado de alguns exames;
  • alimentos muito gordurosos ingeridos no dia anterior ao procedimento laboratorial podem alterar o resultado do exame de triglicérides.

Por isso, é muito importante estar atento aos medicamentos utilizados antes de realizar qualquer teste laboratorial. Não se esqueça que as medicações devem ser informadas ao técnico do laboratório no momento de realizar os testes para evitar qualquer equívoco.

Este artigo foi útil para você? Aproveite para marcar os seus exames agora mesmo com a no LabVW de sua cidade.

Falar pelo WhatsApp