Congelamento de células-tronco: você já ouviu falar nesse procedimento revolucionário?
A criogenia é tão importante que tornou possível a cura de algumas doenças através das células-tronco criopreservadas ou congeladas. Esse processo acontece da seguinte forma: as células-tronco são coletadas pelo sangue do cordão umbilical, logo após o nascimento do bebê.
Feito isso, essas células são congeladas em nitrogênio líquido e armazenadas em um banco, onde futuramente poderão ser utilizadas no combate de algumas doenças e outros problemas de saúde.
Mas como será que isso acontece? E o que será que faz com que as células-tronco possuam esse “poder”?
Continue lendo o artigo para saber mais sobre esse procedimento capaz de salvar vidas:
Células-tronco: conheça sua importância
Desde que o serviço de congelamento de células-tronco chegou ao Brasil, nos anos 2000, vem ganhando cada vez mais adeptos. Entenda sua importância:
O sangue no cordão umbilical é rico em células-tronco totipotentes. A pluripotência significa que a célula é capaz de se diferenciar em qualquer um dos tipos celulares que existem no organismo. Ou seja, as células-tronco são capazes de dar origem a qualquer outra célula, inclusive, a tecidos extra embrionários.
A biotecnologia se desenvolveu ao ponto de conseguir manter essas células congeladas, possibilitando que as suas propriedades sejam conservadas e utilizadas quando necessário.
Congelamento de células-tronco e o auxílio no tratamento de doenças
A célula tronco pode auxiliar no tratamento de algumas doenças por meio da sua capacidade de autorrenovação, diferenciação e especialização. Essas características permitem seu uso nos tratamentos imunológicos e de produção de células sanguíneas.
Vejamos alguns dos problemas de saúde que têm o tratamento associado ao uso de células-tronco :
- doenças malignas e aplásticas da medula óssea;
- doenças metabólicas hereditárias;
- doenças imunológicas;
- diabetes (tipo 1);
- acidente vascular cerebral (AVC);
- doenças cardíacas;
- mieloablação;
- doenças hematológicas adquiridas, como linfoma, mieloma, leucemia e aplasias.
Assim sendo, ao congelar as células-tronco, é possível otimizar grande parte dos tratamentos dessas doenças, que poderiam não ser tão eficazes sem o auxílio da pluripotência da célula tronco embrionária.
Como é feita a coleta e o armazenamento de células-tronco?
No momento do parto, seja por cesariana ou natural, um profissional especializado fará a coleta de sangue do cordão umbilical e da placenta. Após isso, será feita a tipagem para os antígenos leucocitários humanos, que também serão preservados.
Ao colher a célula tronco durante o parto, é possível armazená-la posteriormente, sendo seguro mantê-la congelada por até 15 anos ou mais nos bancos de armazenamento.
Mas qual a melhor maneira de escolher um banco de armazenamento?
Fique atento aos requisitos de um banco de armazenamento confiável
É importante que antes de procurar um banco de armazenamento confiável para realizar a coleta e o congelamento das células-tronco, os pais se preocupem com algumas orientações básicas que devem ser observadas, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Observe se o Termo de Consentimento para a coleta e armazenamento esclarecem sobre os seguintes aspectos:
- prazo de validade do armazenamento das células-tronco;
- garantia sobre a durabilidade das células-tronco;
- a quantidade de células-tronco coletadas e armazenadas;
- possibilidade do uso das células-tronco armazenadas para o tratamento de doenças;
- descrição de obrigações referentes à empresa contratada;
- orientação sobre os futuros resultados terapêuticos da utilização do material coletado e armazenado;
- esclarecimento sobre as vantagens e desvantagens do transplante de sangue de cordão umbilical em relação aos outros tipos de tratamentos que utilizem as células-tronco em outras partes do corpo.
Por isso, caso você tenha ficado interessado pelo armazenamento de células, tenha bastante cuidado ao procurar o seu banco de armazenamento. Essa é uma decisão muito importante e que exige responsabilidade.
Ainda tem dúvidas sobre o tema? Entre em contato pelo WhatsApp para mais informações sobre o armazenamento de células-tronco.