Saúde da criança: pais precisam estar atentos a estes 4 detalhes - Laboratório Verner Willrich

Por: - Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380
Publicado em 06/10/2018

Saúde da criança: pais precisam estar atentos a estes 4 detalhes

Saúde da criança: pais precisam estar atentos a estes 4 detalhes

Qual a melhor maneira de cuidar da saúde da criança? Essa é uma dúvida bastante comum que faz parte da realidade dos pais de filhos pequenos. Quando uma criança está saudável, ainda assim, é importante que os responsáveis adotem medidas preventivas no intuito de mantê-las livres de doenças e suas complicações.

Mas quais são essas medidas? Abaixo você confere dicas valiosas para ficar por dentro dos cuidados essenciais que as crianças merecem.

4 cuidados básicos para a saúde da criança

Esteja atento para os cuidados básicos que são fundamentais para o crescimento saudável das crianças:

1. Cheque o calendário de vacinação

O primeiro passo importante para cuidar da saúde da criança é checar o andamento de seu calendário de vacinação.

As vacinas são orientadas para estimular o sistema imunológico e tornar o organismo imune ou mais resistente a determinados agentes patológicos, dos quais as crianças podem ter um maior contato, além de promover um maior estímulo à produção de anticorpos.

Por isso, é fundamental que qualquer criança esteja em dia com suas vacinas, segundo a sequência cronológica estabelecida pelo Ministério da Saúde. Confira e não deixe passar nenhuma.

2. Como a criança está se alimentando?

A alimentação é um requisito primordial para a saúde da criança. Desde a fase de amamentação até a introdução dos novos alimentos, os pais devem estar extremamente atentos à reação das crianças ao se alimentarem, além de tentar tornar esse hábito prazeroso e educativo.

Dessa forma, as crianças devem ter os grupos alimentares completos presentes em sua dieta, como verduras, legumes, folhas, frutas, cereais grãos, fibras, gorduras, carboidratos e proteínas. Além disso, é fundamental que a criança tenha a água como a principal fonte de hidratação, dentre os líquidos que ingere. Evite refrigerantes e bebidas industrializadas, de maneira geral.

3. Promova o cuidado com a saúde bucal

O hábito da higiene bucal deve começar na infância para persistir na idade adulta. É importante que os pais insistam e observem a criação do hábito, pois a higiene bucal bem supervisionada evita uma série de problemas na vida adulta.

4. Monitore o crescimento da criança

Uma das preocupações importantes para verificar o andamento da saúde de uma criança e acompanhar o seu crescimento, tanto em relação à estatura, quanto ao peso.  Essa observação se inicia ainda na gravidez, quando a mãe acompanha todo o desenvolvimento do filho, mas deve continuar na vida adulta.

Cada criança apresenta uma estatura e determinadas características físicas de um biotipo. Entretanto, é importante que o crescimento da criança aconteça de maneira proporcional.

Assim sendo, é fundamental que a criança seja vista e orientada por um pediatra regularmente.

Quando a criança deve ir ao médico?

É importante que a criança visite um pediatra regularmente, pelo menos uma vez por ano, caso não haja nenhum indício de problemas na saúde. Um dos erros mais comuns e que poderiam evitar uma série de problemas na infância, e consequentemente na vida adulta, é se consultar com um especialista somente quando já há a manifestação de algum problema de saúde.

Não se esqueça de cuidar da saúde do seu filho de forma preventiva e permitir que sua qualidade de vida seja cada vez melhor. Ao visitar o pediatra, de maneira a prevenir doenças, o especialista irá recomendar alguns exames indispensáveis para monitorar a saúde das crianças.

Check-up anual para as crianças

Alguns exames são fundamentais que toda criança faça regularmente. No entanto, se a criança já tiver algum problema de saúde, pode ser que a assiduidade para realizar determinados exames seja seja antecipada.

De forma geral, no período de um ano o pediatra irá solicitar os seguintes testes para verificar como anda a saúde dos pequenos.

Os exames de oftalmológicos são importantes para verificar o andamento da visão da criança, esse exame é importantíssimo para o desenvolvimento escolar adequado. Também é indicado uma visita ao dentista, que verifica e trata a saúde bucal.

Já a partir dos cinco anos, outros exames serão solicitados e devem ser repetidos a cada três anos. São eles:

  • exame de urina;
  • hemograma;
  • exame de fezes;
  • exame de glicemia de jejum;
  • exame de tireoide;
  • exame de ureia;
  • exame de creatinina.

Por isso, esteja atento e em dia com os exames das crianças e proporcione ao seu filho maiores chances de se tornar um adulto saudável.

Gostou do artigo? Em caso de dúvida, entre em contato com nossa equipe.

Aproveite para saber como cuidar da saúde de toda a família no ebook “Check-up familiar: exames e dicas para manter a saúde em dia”.

Fontes

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Material escrito por:
    Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380

    Adriana Helena Sedrez é farmacêutica bioquímica especialista em Microbiologia Clínica pela PUC-PR. Na LabVW, Adriana coordena o setor de Hematologia Clínica, é gerente de Recursos Humanos e responsável pelo Atendimento ao Cliente.