Como o corpo absorve as vitaminas e nutrientes? - Laboratório Verner Willrich

Por: - Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380
Publicado em 06/02/2020

Como o corpo absorve as vitaminas e nutrientes?

Como o corpo absorve as vitaminas e nutrientes?

O nosso corpo é uma grande máquina com diversas engrenagens, sistemas e mecanismos próprios que fazem muita mágica acontecer. Uma delas é a absorção de nutrientes, como vitaminas, minerais. Na matéria de hoje, iremos falar sobre como o nosso corpo absorve os nutrientes e de que forma você pode potencializar esse sistema. Vem com a gente!

Como funciona a absorção de nutrientes

Durante a nossa digestão, os alimentos são decompostos em pequenas moléculas mais simples, com a ajuda de processos mecânicos e químicos que são próprios do nosso organismo. Dessa forma, os alimentos (que agora são moléculas) podem passar as paredes do tubo digestivo (considerado como meio externo) e ir para o sangue e linfa (meio interno). A partir disso, podem ser conduzidos até as nossas células, onde são utilizados no metabolismo.

Mas apesar dessa mágica natural acontecer, não quer dizer que o seu corpo irá absorver a quantidade total de nutrientes que um alimento possui. Na verdade, a porcentagem é bem baixa. Um exemplo disso é com o feijão: nosso organismo absorve apenas 10% do ferro que contém nele. No entanto, se ele for combinado com um outro alimento que seja fonte de vitamina C (tipo a laranja) e também adicionar vegetais verdes ao prato, essa absorção sobe para 40%! Por isso que aquela combinação clássica de feijão com pimentão verde e uma laranja no canto do prato é tão famosa!

Essa associação que comentamos acima é um exemplo de biodisponibilidade, que iremos explicar no próximo tópico.

O que é biodisponibilidade?

Você já ouviu falar sobre o conceito de biodisponibilidade? Em termos práticos, é quando alimentos com categorias de nutrientes diferentes se juntam e são absorvidas pelo organismo. Quando nós comemos, os nutrientes dos alimentos interagem em nosso corpo, potencializando a ingestão de vitaminas, minerais.

Essa combinação não serve apenas para matar a fome e gerar uma diversidade de gostos para o seu paladar. Isso melhora o sistema imunológico, fortalece os músculos e também contribui para o emagrecimento natural. Por isso que é tão essencial que você tenha uma alimentação “colorida”, pois isso abrange os mais diversos alimentos.

Combinações que aumentam a absorção de nutrientes:

Ficou com curiosidade sobre que outros alimentos podem ser combinados para aumentar a absorção de nutrientes do corpo? Confira alguns exemplos:

  • Tomate + abacate (gorduras monoinsaturadas e licopeno)
  • Laranja + beterraba (vitamina C + ferro)
  • Leite + cereal (lactose + cálcio)
  • Aveia + morango (vitamina D e vitamina C)
  • Carne + suco de acerola (ferro + vitamina C)
  • Abóbora + semente de girassol (vitamina E + betacaroteno)
  • Castanha + cenoura + abóbora + manga + espinafre (vitaminas A e D)

E quais combinações devem ser evitadas?

Infelizmente, algumas combinações não trabalham tão bem juntas. O cálcio pode diminuir a utilização do ferro em nosso organismo quando associados. Veja exemplos:

  • Feijão + leite
  • Vegetais verdes + leite
  • Carnes vermelhas + leite
  • Soja + frutos do mar
  • Ovo + verduras escuras

Fique de olho também nas combinações para não comprometer a biodisponibilidade do seu organismo!

Outras dicas para aumentar a absorção de nutrientes:

Além das combinações de alimentos, temos outras dicas para você colocar em prática. Dá uma olhada:

  • Tome água após os exercícios: se você não correu uma maratona, o ideal é que tome água ao invés de bebidas energéticas.
  • Agite a garrafa de leite de soja, amêndoa ou arroz: o cálcio e vitamina D contidas nas garrafas não se dissolvem facilmente no líquido, ficando no fundo da embalagem.
  • Tempere a salada com azeite: legumes e verduras possuem vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras), como A, E e K, e vários antioxidantes, que precisam de gordura (nesse caso o azeite) para serem absorvidos pelo organismo.
  • Triture sementes de linhaça: elas são ricas em ômega-3, fibras e lignanas (antioxidantes) mas devem ser ingeridas trituradas ou em pó, pois podem não ser absorvidas pelo organismo se forem ingeridas inteiras.

Este foi o nosso artigo sobre como o corpo absorve os nutrientes. Se você gostou do conteúdo, fique de olho em nosso blog para mais matérias como esta. Até a próxima!

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Material escrito por:
Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380

Adriana Helena Sedrez é farmacêutica bioquímica especialista em Microbiologia Clínica pela PUC-PR. Na LabVW, Adriana coordena o setor de Hematologia Clínica, é gerente de Recursos Humanos e responsável pelo Atendimento ao Cliente.