O que as fezes podem sinalizar sobre sua saúde? - Laboratório Verner Willrich

Por: - Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380
Publicado em 28/01/2019 - Atualizado 04/04/2019

O que as fezes podem sinalizar sobre sua saúde?

O que as fezes podem sinalizar sobre sua saúde?

Você terá que fazer um exame de fezes, pelo menos alguma vez na vida. Esse é um dos testes laboratoriais mais comuns do mundo e possui uma série de finalidades.

Você sabia que as características das fezes podem dizer muito sobre o seu estado de saúde? Nesse artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o exame de fezes e a sua

funcionalidade.

Exame de fezes: para que serve?

O exame de fezes é realizado pela coleta de uma amostra fecal, destinada à análise de inúmeras características do resíduo. Esse é um teste laboratorial que pode realizar tanto análises microscópicas e macroscópicas, quanto compreender um estudo bioquímico das fezes.

Dessa maneira, por meio do exame de fezes é possível obter diversas informações sobre:

  • os aspectos gerais da função intestinal e da função digestiva;
  • a dosagem da gordura fecal;
  • a identificação de ovos e parasitas;
  • o auxílio no diagnóstico de doenças intestinais de caráter inflamatório e crônico.

Mas quais são os problemas de saúde que o exame de fezes pode identificar?

O que as fezes podem sinalizar sobre a sua saúde?

Como visto, o exame de fezes pode ser realizado para inúmeras finalidades. Conheça as principais doenças e distúrbios relacionados às análises realizadas.

Pesquisa de gordura fecal

A análise de gordura nas fezes é destinada para dosar a quantidade de gordura presente nas fezes, a fim de verificar se o resultado encontrado é preocupante ou normal. Assim, os resultados anormais podem ajudar a identificar a existência de doenças como:

  • doença de Crohn;
  • amiloidose;
  • doença de Whipple;
  • doença celíaca;
  • fibrose cística;
  • enterite;
  • diverticulose;
  • linfoma;
  • doença hepatobiliar;
  • doença pancreática;
  • intolerância à lactose.

Esse teste é realizado pela coleta feita pelo próprio paciente, que pode guardar a amostra na geladeira até o dia de levar para a análise laboratorial.

Exame parasitológico das fezes (EPF)

Esse exame é destinado para detectar a presença de vermes no intestino, assim como identifica os tipos de parasitoses intestinais.

 

O teste identifica a ocorrência dos parasitas por meio de ovos nas fezes e apenas um único exame é suficiente para estabelecer o diagnóstico.

Assim, cabe ao médico detectar se o verme encontrado é causador de doença ou não. É importante orientar que alguns protozoários são inofensivos e não precisam de tratamento.

Por isso, a indicação do exame parasitológico das fezes pode ser diferente para cada caso, mediante orientação médica e segundo as suspeitas clínicas. Além de identificar a presença do verme, o teste informa sobre o odor, consistência e a presença de sangue ou muco nas fezes.

O exame é feito a partir de três amostras, que devem ser coletadas em dias diferentes, preferencialmente no período da manhã. Em caso de pessoas com o intestino preso, o uso de laxantes não está aconselhado para a realização do exame.

Sangue oculto de fezes

A pesquisa de sangue oculto nas fezes serve para detectar a existência de sangue nas fezes, quando essa quantidade é invisível a olho nu e pode ser identificada apenas com análises de um laboratório.

Esse exame é destinado a investigar anemia de causas não conhecidas e também auxiliar no diagnóstico do câncer de cólon e câncer de intestino. As hemorragias no sistema digestivo também podem ser identificadas no exame de sangue oculto de fezes.

Exame de microbiota intestinal

O exame de microbiota intestinal é importante para avaliar o funcionamento e características de todas as bactérias presentes no intestino. A microbiota intestinal também pode verificar predisposições para problemas crônicos, como hipertensão e diabetes.

Coprocultura

A coprocultura é um exame destinado a identificar os microrganismos causadores de infecções e doenças. A amostra é colhida no próprio laboratório, onde a análise identifica a presença de bactérias.

O resultado da coprocultura pode ser negativo e indicar que não há a presença de um organismo estranho nas fezes, como pode demonstrar o microrganismo causador da doença ou da infecção.

Esteja atento

Todos esses exames de fezes são destinados a gerar informações importantes sobre a sua saúde. Por isso, é importante estar sempre atento ao aspecto, odor e consistência de suas fezes e procurar ajuda imediata caso note algo estranho.

Da mesma maneira, é importante fazer check-ups preventivos para identificar o que pode estar desequilibrado na sua saúde.

Esse artigo foi útil para você? Conte com o LabVW para realizar seus exames, entre em contato com a nossa equipe para agendar o seu procedimento.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380

Adriana Helena Sedrez é farmacêutica bioquímica especialista em Microbiologia Clínica pela PUC-PR. Na LabVW, Adriana coordena o setor de Hematologia Clínica, é gerente de Recursos Humanos e responsável pelo Atendimento ao Cliente.