Laboratório de análises clínicas: 4 critérios para escolher o melhor

01.03.2018 | por

Laboratório de análises clínicas: 4 critérios importantes para você escolher o melhor

Laboratório de análises clínicas: 4 critérios importantes para você escolher o melhor

Optar por um laboratório de análises clínicas ou outro para realizar seus exames abrange diversos aspectos, que devem ser considerados e levados em conta na hora da escolha. Os parâmetros dizem respeito ao local em si e ao atendimento prestado, que deve ter como base o relacionamento humanizado.

Sabe-se que, atualmente, há vários laboratório de análises clínicas prestando serviços semelhantes. Aquele que deseja se destacar deve atender aos requisitos de um estabelecimento que prioriza e oferece qualidade técnica para as pessoas.

Saiba como escolher um laboratório de análises clínicas

O fator principal e fundamental para escolher onde realizar os exames laboratoriais é ter conhecimento se determinado estabelecimento executa a análise que o seu médico solicitou. Após isso, para optar pelo melhor laboratório de análises clínicas, o paciente deve considerar os seguintes aspectos:

Estrutura e assepsia

Para escolher o melhor laboratório de análises clínicas, avalie a estrutura e a organização do local. Observe se os colaboradores responsáveis pela coleta e procedimentos (enfermeiros e técnicos de enfermagem) utilizam utensílios como luvas e jalecos. Avalie, também, se os tubos e frascos utilizados são descartáveis e identificados com o nome do paciente, além do código do seu controle.

Priorize, ainda, a limpeza do estabelecimento. Observe a assepsia dos boxes de coleta e das áreas de espera. Além disso, note se as paredes estão pintadas com tinta lavável e em cor clara (de preferência, branca).

Experiência profissional

Os laboratórios de análises clínicas devem possuir um diretor técnico responsável. Ele é o profissional encarregado de manter a excelência nos serviços realizados e pela assinatura dos laudos dos exames.

Quanto ao corpo clínico, é necessário analisar a experiência prática, para além da teórica, dos profissionais que atuam na clínica. Isso  é muito importante, pois a educação formal atesta que o serviço está sendo realizado por um profissional especializado na área.

Tenha conhecimento dos Indicadores de qualidade

Os laboratórios de análises clínicas classificados como excelente são atestados e auditados em relação a sua qualidade e conformidade de processos. Verifique se o local passou por processos de acreditação, certificação e programas de qualidade. Estes indicadores são imprescindíveis na hora de escolher, de forma consciente, os laboratórios que seguem as melhores práticas.

Atendimento humanizado

Este ponto é primordial. É necessário encontrar um laboratório de análises clínicas em que a equipe de profissionais saiba ouvir, compreender, aconselhar e respeitar as opiniões, queixas e necessidades de cada paciente.

Um comportamento empático e ético, cuidados dirigidos aos anseios das pessoas e conhecimento técnico dos profissionais da saúde, irão garantir (e muito) que o local pode ser considerado um dos melhores para se realizar exames.

Outros fatores a serem considerados na hora da escolha

A recepção de um paciente em um laboratório deve levar em conta alguns aspectos importantes, como:

  • precisão no horário de atendimento, principalmente quando há hora marcada;
  • registro organizado e atualizado com as informações de cada paciente e dos seus exames;
  • acesso facilitado aos direitos do usuário (Código de Direitos do Usuário);
  • disponibilização de acompanhamento por seus familiares;
  • atendimento humanizado, com agilidade e acolhimento;
  • atenção com a sustentabilidade;
  • difusão de informações sobre saúde em seu site e no próprio local;
  • gerenciamento participativo entre funcionários e pacientes.

Esses são alguns dos princípios que devem ser cumpridos por um laboratório de análises clínicas qualificado. O paciente que necessita dos serviços deve estar atento a todos eles para poder escolher o melhor local para realizar os seus exames.