Exames laboratoriais: quais são indicados para o homem?

Quando o assunto é a saúde do homem, é preciso reforçar a necessidade dos cuidados cotidianos e regulares. Especialmente após os 50 anos, os homens devem ter consultas periódicas ao médico para checar os níveis de índices de sua saúde, como o colesterol e o PSA.

No entanto, dificilmente questões relacionadas à saúde surgem durante as conversas masculinas. Mesmo hoje em dia, em que os homens sentem-se mais confortáveis para abordar assuntos relacionados aos cuidados com o corpo, ainda existe certa dificuldade em cuidar efetivamente da sua saúde.

Conheça a seguir os exames destinados a cuidar da saúde masculina e aprenda qual a importância dele para o monitoramento da saúde.

Conheça os exames laboratoriais que fazem parte do check-up masculino

Você sabia que, com a realização de alguns exames laboratoriais, é possível diagnosticar doenças como câncer, diabetes e hipertensão? Você sabia, também, que essas doenças estão entre as que mais afetam a saúde dos homens?

Em muitos casos, o pensamento masculino é: não sinto nada, então, não tenho nada. Acontece que distúrbios como o diabetes, hipertensão e câncer se manifestam de maneira silenciosa e, quando o corpo começa a dar indícios de que algo não está bem, o diagnóstico já é tardio.

Então, por que esperar uma doença aparecer ao invés de se cuidar previamente e evitar seu surgimento? Listamos uma série de exames com os principais procedimentos para o check-up da saúde masculina. Confira:

1. Hemograma

hemograma auxilia na análise dos compostos e nutrientes do sangue. A partir do exame, é possível observar se os índices de sódio, magnésio e fósforo, por exemplo, estão regulares.

Qualquer valor acima ou abaixo do recomendado podem ser um indicativo de que a saúde está sendo prejudicada pela falta de equilíbrio no estilo e nos hábitos de vida.

2. Exame de sangue PSA (antígeno prostático-específico)

Esse é um dos exames laboratoriais que o homem deve fazer ao completar 40 anos de idade. Muito útil no diagnóstico do câncer de próstata, ele é feito para medir o nível do PSA no sangue.

O valor acima do limite proposto é um sinal de alerta. O risco de desenvolver a doença torna-se maior conforme a idade aumenta.

3. Dosagem dos níveis de colesterol

colesterol alto favorece a formação de placas que podem se acumular nas artérias e bloquear ou diminuir o fluxo de sangue, impactando diretamente nos casos de hipertensão e, em decorrência, nas doenças cardiovasculares.

Evitar esse tipo de dano ao organismo é um dos principais motivos pelo qual é preciso controlar a taxa de colesterol no corpo.

4. Verificação da glicemia

Há dois exames que verificam a taxa de glicose no organismo: de glicemia e de hemoglobina glicada. Eles são os primeiros a serem realizados quando é preciso diagnosticar e controlar o diabetes.

exame de glicemia detecta a existência de hiperglicemia ou hipoglicemia. O baixo nível de açúcar no sangue indica a possibilidade de a pessoa ter diabetes. Por isso, é importante realizá-lo periodicamente, junto com o exame de hemoglobina glicada. Esse exame é fundamental para compreender como o corpo processa a glicose em um período de 90 dias. A medição é feita a partir da observação da hemoglobina, proteína do sangue responsável por transportar o oxigênio.

5. Exames de urina

O exame de urina é um dos mais simples de serem realizados, mostrando eficiência há tempos. O exame sumário de urina é fundamental para identificar níveis relacionados ao desenvolvimento de doenças nas vias urinárias e nos rins.

Além disso, esse exame é capaz de verificar a presença de sangue, proteínas, glicose e inúmeras outras substâncias presentes na urina e podem funcionar como um importante indicativo de doenças que ainda não apresentam sintomas, mas que podem já estar afetando o organismo.

O exame sumário de urina pode ser dividido nas principais análises: urina de 24 horas; urocultura; e elementos anormais do sedimento (EAS).

6. Exame de ureia e creatinina

Também realizado pela coleta de urina, o exame de ureia é importante para analisar como está o funcionamento dos rins, já que a ureia é uma substância filtrada pelo órgão. Quando os rins não estão saudáveis, a urina irá conter quantidades elevadas de ureia. Assim sendo, o exame de ureia detecta a insuficiência renal previamente.

O exame de ureia também funciona como um complemento do exame de creatinina, que é realizado pela amostra de sangue. O funcionamento debilitado dos rins também interfere nos índices de creatinina e ao fazer sua dosagem, é possível detectar esse problema precocemente.

7. Alanino Aminotransferase (TGP) e Aspartato Aminotransferase (TGO)

O exame da alanina aminotransferase é responsável por identificar lesões no fígado e doenças no órgão. O teste é realizado pela análise da presença elevada da enzima alanina aminotransferase na corrente sanguínea.  Quando há alguma lesão no fígado, ocasionada pelo uso de substâncias tóxicas ou mesmo por algum vírus, a enzima tende a ser liberada pelo sangue.

Da mesma forma, o exame do aspartato aminotransferase também investiga lesões no fígado, como cirrose ou hepatite. Isso acontece porque, quando há um problema nesse órgão, a enzima aspartato aminotransferase também se eleva na corrente sanguínea, podendo ser identificada pelo exame de sangue.

Além disso, o exame do aspartato aminotransferase também pode identificar problemas cardíacos, como isquemia ou infarto, já que a enzima também pode ser encontrada no coração.

8.Anti-Hbs

O exame anti-Hbs é utilizado para a avaliação dos anticorpos que atuam contra a hepatite B, uma doença que atinge o fígado, e é a causa mais comum da hepatite aguda e hepatite crônica. É muito importante realizar esse procedimento para detectar os anticorpos produzidos em resposta à infecção, assim como antígenos produzidos pelo próprio vírus.

Esses são apenas alguns dos exames que estão presentes no check-up periódico para os homens. Existem muitos outros disponíveis e que podem ser indicados pelo médico ou nutricionista. Entre em contato com nossa equipe para verificar a lista completa.

Faça agora mesmo

A solicitação de exames, geralmente, é realizada por acompanhamento médico, que é fundamental para a precaução de diversas doenças e a análise mais completa da saúde.

Entretanto, existem laboratórios que oferecem check-ups personalizados, exclusivos para os homens, sem que seja preciso consultar um médico para solicitar uma requisição.

Vale lembrar que todos os procedimentos são realizados com segurança e podem ser utilizados para acompanhar uma consulta prévia com um especialista.

Assim, você pode realizar seu check-up e levá-lo ao especialista logo na primeira consulta, o que facilita o andamento de possíveis tratamentos que devem ser realizados com o resultado dos exames já em mãos.

Promova o melhor para a sua saúde e viva com qualidade físico e emocional. Procure um laboratório e agende seu check-up.

Atendimento 👩‍⚕️