Exame de colesterol é um dos que constam no check-up empresarial

15.07.2018 | por

Exame de colesterol é um dos que constam no check-up empresarial

Exame de colesterol é um dos que constam no check-up empresarial

Você sabia que o exame de colesterol é um dos requisitados no check-up empresarial? Ao contratar um funcionário, toda empresa requisita exames admissionais, para compreender melhor a saúde do trabalhador que fará parte de sua equipe. Obviamente, cada firma vai estabelecer seus critérios em relação à saúde, de acordo com as funções que serão executadas. Mesmo assim, alguns exames são gerais e apresentam uma visão mais ampla sobre o estado de saúde.

De uma maneira geral, o check-up empresarial, inicialmente, prevê as condições de saúde requeridas para o exercício da atividade solicitada. Depois, é importante que o exame detalhe o estado de saúde, justamente para verificar possíveis condições que possam ser agravadas pelo trabalho. Dessa forma, uma empresa séria solicita os exames para assegurar e proteger a saúde do trabalhador. As firmas também se atentam ao fato de que determinadas alterações na saúde podem caracterizar um agravante para doenças ocupacionais, desencadeadas pelo exercício peculiar de certa atividade específica.

Por que o exame de colesterol é tão importante?

É fundamental para checar as taxas de colesterol e triglicerídeos, no intuito de prevenir um infarto. Deve ser realizado anualmente, principalmente após os 40 anos. O alto colesterol favorece a formação de placas que se acumulam nas artérias, levando ao bloqueio ou diminuição do fluxo de sangue.

Exames solicitados mais comuns do check-up empresarial

Hemograma completo

Feito para medir a saúde geral do paciente, diagnostica distúrbios por meio da medição dos níveis de hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.

Glicemia

Detecta a existência de hiperglicemia ou hipoglicemia, que também indicará a possibilidade de diabetes. Compreende como o corpo processa a glicose, a partir da observação da hemoglobina.

Eletrocardiograma

Avalia a atividade cardíaca, por meio de potenciais elétricos, medida e registrada graficamente, indicando a normalidade ou alteração nos nervos e músculos cardíacos. É capaz de diagnosticar possíveis infartos no miocárdio.

Outros exames podem ser solicitados segundo funções específicas, de acordo com cada serviço a ser prestado. Da mesma forma, torna-se proibida por lei a solicitação de exames de gravidez, esterilização e HIV, já que induziria ao caráter discriminatório do empregado.

A importância dos check-ups

Além de estar bem disposto para trabalhar, é necessário estar sempre com os exames em dia, garantindo uma vida longeva. Ao realizar os exames de um check-up completo, é possível estar muito mais atento aos sinais do corpo, antes de progredirem para algo mais sério. Para isso, é fundamental realizar diversos exames frequentemente.

A escolha de um laboratório destinado à check-ups específicos pode ser essencial na qualidade dos resultados. Realizar exames baseados em faixa etária, histórico pessoal, hábitos de vida e antecedentes familiares pode direcionar o procedimento a uma análise muito mais eficaz. Nos exames laboratoriais, é possível diagnosticar uma série de doenças como diabetes, hipertensão e até sinais sobre o câncer. Algumas doenças são bastante silenciosas e só demonstram indícios tardiamente.

Quer saber mais? Acesse nosso E-book “Tudo o que você precisa saber para acertar na escolha do seu laboratório de análises clínicas”.

Falar pelo WhatsApp