Check-up médico: 3 motivos para realizar o seu durante as férias

11.07.2018 | por

Check-up médico: 3 motivos para realizar o seu durante as férias

Check-up médico: 3 motivos para realizar o seu durante as férias

O check-up médico é fundamental para acompanhar a sua saúde mais de perto. Esse “agrupamento” de exames é responsável por auxiliar na identificação precoce de possíveis doenças. Assim, ao realizar-se a bateria de exames preventivos, é possível que os diagnósticos sejam feitos ainda em fase pré-clínica, ou seja, quando os sintomas ainda não se manifestaram.

 

No período das férias, a procura pelo check-up médico aumenta bastante. Mas quais motivos levam às pessoas a realizarem exames nessa época do ano?

3 motivos para fazer o check-up médico durante as férias

As férias chegam e a primeira coisa que se pensa é: descansar. No entanto, grande parte das pessoas que se preocupam com a saúde decidem priorizar pela saúde. Fazer uma bateria de exames, por exemplo, é uma ótima maneira de saber mais sobre como anda o funcionamento do organismo.

 

Estudos demonstram que, durante as férias, o tempo ocioso dos indivíduos os fazem se preocupar mais com a saúde. Notícias midiáticas a respeito de doenças possíveis de serem prevenidas é um fator de incentivo para o check-up nessa época do ano. Vejamos três motivos para fazer o check-up médico durante as férias:

1. Prevenir doenças

O check-up médico possibilita a identificação de doenças enquanto estão em estágios leves e ainda não apresentam sintomas. Além disso, o diagnóstico de patologias mais sérias podem ser antecipados. Dessa forma, a rapidez para detectar a doença atua diretamente na eficiência do tratamento.

2. Não ser surpreendido na viagem

Caso tenha esperado o ano inteiro para fazer uma viagem, é melhor verificar sua saúde, a fim de evitar uma surpresa desagradável. Realizar o check-up médico irá sinalizar os cuidados necessários para viajar tranquilamente. Além disso, algumas viagens para lugares muito diferentes do local em que se vive exigem um cuidado maior e um alinhamento, por exemplo, à cartela de vacinação.

3. Garantir a saúde fortalecida até o próximo período de férias

Realizar uma bateria de exames preventivos pode deixar o indivíduo consciente de sua situação atual. Dependendo dos resultados, é possível modificar hábitos alimentares ou se conscientizar sobre a prática de exercícios.

A importância do check-up médico

Da mesma maneira que é importante se prevenir, também é necessário seguir as recomendações recebidas do médico. Alimentação saudável, praticar atividades físicas e utilizar os medicamentos receitados são fundamentais para não progredir com os quadros identificados.

Atualmente, o check-up médico é uma ação individualizada. Ao recorrer ao consultório médico e relatar o quadro de saúde atual e histórico familiar, é possível que o especialista direcione o paciente aos exames que julgar mais importante.

 

Normalmente, em famílias com alta incidência de infarto e câncer de mama, por exemplo, os exames são adiantados em relação ao tempo normal estipulado. Dessa forma, essas avaliações especializadas serão indicadas em relação ao risco específico apresentado.

Exames gerais solicitados do check-up médico

Existem os exames gerais que são comum a todos. Dizem respeito à avaliação médica e aos exames laboratoriais. São eles:

 

    • colesterol e triglicerídeos: verifica as taxas de colesterol e triglicerídeos e previne o infarto;
    • exame de glicemia: verifica a taxa de açúcar no sangue e é responsável por diagnosticar o diabetes;
    • perfil lipídico: atua na prevenção da aterosclerose;
    • dosagem do TSH: verifica a saúde da tireoide e detecta possíveis disfunções;
    • eletrocardiograma: avalia o ritmo do coração e a frequência cardíaca, responsabilizando-se por identificar arritmias cardíacas e distúrbios de condução elétrica do órgão;
    • teste ergométrico: rastreia as alterações do ritmo cardíaco durante uma atividade física e detecta a possibilidade de ocorrer uma doença arterial coronariana ou uma angina;
    • ecodopplercardiograma: é o ultrassom do coração, que identifica hipertensão arterial, coronariopatias (artérias), miocardiopatias (músculo cardíaco) e disfunções na válvula do coração;
    • papanicolau: para as mulheres, torna-se indispensável na prevenção do câncer de colo de útero e outras doenças do órgão e dos ovários;

 

  • exame de PSA: para os homens, esse exame é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

 

Em caso de dúvida, entre em contato com a nossa equipe. Para maiores informações, leia  o nosso e-book “Check-up familiar: exames e dicas para manter a saúde em dia”.