Saúde cardíaca: como manter seu coração saudável!

A saúde cardiovascular refere-se ao estado geral do sistema circulatório, que inclui o coração e os vasos sanguíneos. 

O sistema cardiovascular é responsável por transportar oxigênio, nutrientes e hormônios para as células e na remoção de resíduos metabólicos, por esse motivo é de extrema importância manter uma boa saúde cardiovascular, isso garante o funcionamento adequado do corpo.

As doenças cardiovasculares se destacam entre as DNCT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) e responsáveis por cerca de 70% das mortes no mundo. No Brasil, essa taxa é de cerca de 30%. 

Ataques cardíacos e derrames costumam ser eventos repentinos causados ​​principalmente por um bloqueio que impede o fluxo sanguíneo para o coração ou cérebro. Isso geralmente ocorre devido ao acúmulo de depósitos de gordura nas paredes internas dos vasos sanguíneos que alimentam o coração ou o cérebro.

Fatos de risco

Hábitos alimentares ruins, falta de exercício, tabagismo e consumo excessivo de álcool são os principais riscos para problemas cardíacos e AVCs. Esses comportamentos podem causar pressão alta, aumento do açúcar no sangue, níveis elevados de gordura no sangue, além de ganho de peso e obesidade.

Principais sintomas

Na maioria das vezes, não há sintomas da doença implícitos dos vasos sanguíneos. Um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pode ser o primeiro alerta para a doença.

Os sintomas são:

  • Dor ou desconforto no centro do peito;
  • Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas.

Além disso, alguém pode sentir dificuldade para respirar, enjoo ou vômito, tontura, suor frio e palidez. As mulheres têm mais chances de ter falta de ar, náuseas, vômitos e dores nas costas ou na mandíbula.

O sinal mais comum de um acidente vascular cerebral é uma fraqueza súbita na face e nos membros, mais frequente em um lado do corpo. 

Outros incluem:

  • Sinais de dormência na face, braços ou pernas (especialmente em um lado);
  • Confusão, dificuldade para falar ou entender;
  • Problemas de visão, dificuldade para andar, perda de equilíbrio;
  • Dor de cabeça intensa sem motivo aparente;
  • Desmaio e perda da consciência.

Pessoas que apresentam esses sintomas devem procurar ajuda médica imediatamente.

Prevenção

  • Parar de fumar; 
  • Diminuir o consumo de sal; 
  • Aumentar a ingestão de frutas e vegetais; 
  • Praticar exercícios, 
  • Evitar o consumo de álcool

Em alguns casos, o uso de medicamentos para tratar diabetes, pressão alta e altos níveis de gordura no sangue pode ser necessário para prevenir ataques cardíacos e AVCs.

Mas afinal, por que a alimentação é tão importante para o coração? 

A má alimentação é um dos maiores fatores de risco para a maioria das doenças, o consumo excessivo ou apenas de ultraprocessados, aumentam a probabilidade de ter um infarto e outras doenças cardíacas. Isso porque esse tipo de alimento são ricos em sódio, gordura e açúcar.

O Ministério da Saúde em parceria com o Hospital do Coração (HCOR), desenvolveu uma seleção de alimentos, chamada de Dieta Cardioprotetora Brasileira (Dica BR) que propõe uma alimentação mais saudável. Você pode conferir aqui.

Foque no seu estilo de vida, se alimente bem, faça exercícios físicos, mantenha o peso adequado, vá ao médico e faça exames regularmente.

Lembre-se, investir na sua saúde cardiovascular é um passo fundamental para uma vida plena e ativa. Cuide do seu coração, agende seu exame na LabVW hoje mesmo.

Atendimento 👩‍⚕️