Os sintomas de diabetes gestacional podem ser parecidos com os sintomas da própria gravidez. O diabetes gestacional é uma condição caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia), que é reconhecida pela primeira vez quando a mulher engravida.
Normalmente, o diabetes gestacional se cura logo após o parto. Mas, caso a mulher tenha apresentado diabetes gestacional, corre o risco de desenvolver o diabetes tipo dois. Dessa forma, é importante manter os cuidados e o acompanhamento médico, mesmo após o nascimento do bebê.
Sintomas de diabetes gestacional mais comuns
Os sintomas de diabetes gestacional não são facilmente percebidos, pois muitos são confundidos com as alterações comuns de uma gravidez, como:
- excesso de fome;
- muita sede;
- ganho de peso exagerado na mulher ou no bebê;
- aumento da vontade para urinar;
- cansaço extremo;
- inchaço nas pernas e nos pés;
- visão turva;
- candidíase ou infecção urinária frequente.
Diagnóstico e exames para diabetes gestacional
O diabetes gestacional é, geralmente, diagnosticado entre a 24ª e 28ª semanas de gravidez, quando a resistência à insulina se inicia. Mas, quando a mulher já teve, ou tem alto risco de desenvolver a doença, já é possível realizar exames antes da 13ª semana de gravidez. Alguns testes podem ser feitos para diagnosticar o diabetes gestacional.
Curva glicêmica
O exame de curva glicêmica mede a velocidade com que o corpo da mulher absorve a glicose após a ingestão. A paciente ingere 75g de glicose e é feita a medida das quantidades da substância em seu sangue em jejum, uma hora e duas horas após a ingestão. Os valores de referência são:
- em jejum: abaixo de 100 mg/dL;
- após 1h: abaixo de 180 mg/dL;
- após 2 horas: abaixo de 153 mg/dL.
Qualquer dosagem aleatória de glicemia maior que 200 mg/dl já é diagnóstico de diabetes.
Esse é o principal exame para verificar a presença de diabetes gestacional.
Glicemia de jejum
A glicemia de jejum, ou glicose em jejum, é um exame de sangue que mede a taxa de glicose na circulação sanguínea. Ele precisa ser feito após um jejum de oito a 12 horas de duração, sem o consumo de qualquer alimento ou bebida, exceto água. Os valores de referência ficam entre 70 a 100 mg/dL.
O que significam resultados anormais:
- Valores acima de 100 mg/dL já são bastante suspeitos de diabetes, mas também devendo ser repetido em uma outra ocasião.
Caso a mulher apresente os sintomas de diabetes gestacional, o médico irá verificar a sua pressão arterial em todas as consultas. Também será necessário realizar alguns testes durante a gravidez para verificar a saúde da mãe e a do bebê. Estes testes incluem:
- ultrassom fetal;
- monitoramento dos batimentos cardíacos do bebê;
- hemoglobina glicada;
- testes de açúcar no sangue são feitos regularmente para certificar se o nível está dentro de uma faixa saudável.
- Após o nascimento do bebê, o nível de açúcar no sangue dele será verificado várias vezes ao dia, durante algumas semanas após o nascimento, para garantir sua saúde.