Como saber se é menino ou menina?

Tem como saber se é menino ou menina o bebê que está para nascer, sem que seja necessário esperar até poder fazer o ultrassom para descobrir. Muitos casais, que não querem ter de esperar os meses passarem para poder começar o enxoval e escolher o nome do filho ou que não conseguiram descobrir o sexo do bebê no ultrassom, têm recorrido à ciência para identificar o sexo da criança. Continue lendo para descobrir como isso é possível.

De que maneira há como saber se é menino ou menina antes do ultrassom?

a partir do exame laboratorial e uma amostra de sangue da grávida, já há como saber se é menino ou menina. O exame de sexagem fetal pode ser feito a partir da oitava semana de gestação para identificar a presença de fragmentos de DNA do bebê na corrente sanguínea da mãe. Especificamente o cromossomo Y.

Entenda no vídeo como o exame funciona:

Em resumo, caso a presença desse cromossomo seja confirmada, significa que nascerá um menino. A ausência do cromossomo Y na amostra de sangue da mãe comprova que ela está à espera de uma menina.

O exame de sexagem fetal pode ser feito mesmo quando a mulher está grávida de gêmeos. O resultado é o mesmo para gêmeos idênticos e univitelinos, ou seja, caso o teste constate a presença do cromossomo Y, quer dizer que nascerão dois meninos.

Gêmeos fraternos e bivitelinos podem ser de gêneros diferentes. Por isso, o exame de sexagem fetal, ao reconhecer a existência do cromossomo Y, revela que pelo menos um dos bebês é menino. A possibilidade de que os dois sejam do sexo feminino é comprovada pela não identificação do cromossomo Y no teste.

Não é preciso requisição médica para ir até um laboratório que realize o exame de sexagem fetal para fazer o teste. O resultado é 99% correto e fica pronto em até cinco dias úteis.

Para coletar o sangue, não é preciso fazer jejum. Outra informação importante é sobre gestações anteriores. Não há como elas interferirem no exame, pois o material genético do bebê é rapidamente eliminado da circulação materna após o parto.

Só há dois casos em que a realização do teste para descobrir se é menino ou menina não é indicado: gestantes que receberam transfusão de sangue e transplantaram a medula, tendo como doador um homem.

Em caso de dúvida, entre em contato com o laboratório em que o teste será feito para obter mais orientações. Sempre há uma equipe pronta para auxiliar nessa e em outras ocasiões.

Atendimento 👩‍⚕️