Doenças respiratórios crônicas: quais são, sintomas e tratamentos

Você sabia que mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com doenças respiratórias crônicas? Essas condições afetam diretamente o sistema respiratório, causando falta de ar, chiado no peito e tosse. 

São sintomas que, na maioria das vezes, permanecem ao longo da vida, os quais estão presentes de forma contínua ou em apenas alguns momentos específicos. 

Mas, afinal, quais são todas as doenças respiratórias crônicas? Neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa entender sobre o assunto, desde o que são até as formas de tratamento para cada uma delas. Acompanhe a leitura!

O que são doenças respiratórias?

As doenças respiratórias são problemas que prejudicam o nariz, a traquéia, a laringe, os brônquios e os pulmões. Elas são divididas em dois grupos: agudas e crônicas.

Para você entender melhor, as doenças respiratórias agudas são gripe e resfriados. Já os problemas respiratórios crônicos são considerados condições mais graves e limitam a qualidade de vida das pessoas. 

Vamos ver com mais detalhes a seguir.

As doenças respiratórias crônicas e seus sintomas

As doenças respiratórias crônicas são uma preocupação global de saúde, as quais afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Elas podem causar problemas gravíssimos à saúde, resultando até mesmo em mortes. 

Na lista de doenças estão:

Asma

A asma é uma das principais doenças crônicas que afetam as vias respiratórias. Causa a obstrução das vias aéreas, gerando uma série de dificuldades para respirar, chiado no peito e tosse. Os sintomas são mais frequentes de manhã e à noite. 

Além disso, os sinais de asma podem ser agravados com o estresse emocional, exposição a substâncias que prejudicam a respiração e até mesmo a prática de exercícios físicos. 

Segundo a OMS, estima-se que há mais de 300 milhões de asmáticos mundialmente. No Brasil, segundo o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS), existem cerca de 20 milhões de pessoas que sofrem com a doença no país.

Existem diversos tratamentos para a asma, entretanto é uma doença que não há cura.

Bronquite

A bronquite também é uma das principais doenças respiratórias crônicas. Ela atua diretamente nos brônquios — os tubos que levam o ar aos pulmões, a qual pode ser aguda ou crônica. 

A diferença entre a bronquite aguda para a crônica é que a aguda é uma infecção viral, como um resfriado, e pode durar apenas algumas semanas. Já a bronquite crônica é causada por uma exposição a situações que afetam as vias áreas, como a fumaça de tabaco, produtos químicos e a poluição do ar, sendo que o problema pode durar por muito tempo. 
Os sintomas dessa doença incluem: tosse, dificuldade para respirar, falta de ar, chiado no peito, produção de muco e cansaço.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal. Ela surge a partir do contato com substâncias alergênicas, como poeira, pólen, ácaros, fungos e pelos de animais. 

Os seus principais sintomas são: espirros constantes, corrimento nasal, coceira , entupimento do nariz, tosse e olhos avermelhados. 

Outro fator é que, em alguns casos, a rinite pode gerar a perda do olfato e do paladar. 

Sinusite

A sinusite também está na lista de doenças respiratórias crônicas. Caracteriza-se como uma inflamação na mucosa dos seios da face, as quais são as cavidades ao redor do nariz e dos olhos. Ela é causada por bactérias, infecções virais ou alergias. 

Essa doença pode ser classificada em aguda, quando os sintomas duram menos de 4 semanas, ou crônica, quando os sinais passam de 12 semanas. 

A dor na face, corrimento nasal, congestão, tosse com catarro, secreção de cor amarela, dificuldade para respirar, diminuição do olfato, dores de cabeça e de ouvido são sintomas da sinusite. 

Os tratamentos para as doenças respiratórias crônicas

Apesar de não haver cura para as doenças respiratórias crônicas, existem diversos tratamentos para amenizar os sintomas e ter uma vida mais tranquila. 

Para indicar o melhor tratamento, primeiramente, é necessário consultar um médico para analisar em que nível está a doença. Ele será a pessoa certa para prescrever medicamentos e ações com o intuito de diminuir os sinais. 

Entretanto, os principais tratamentos incluem:

  • Inalação de corticosteróides para reduzir a inflamação nasal;
  • Ventilação mecânica e líquida;
  • Antibióticos e expectorantes para tratar as infecções bactérias e eliminar as secreções;
  • Lavagem nasal;
  • Cirurgias em casos graves de sinusite.

A asma, bronquite, rinite alérgica e sinusite são problemas de saúde que afetam a qualidade de vida das pessoas. A prevenção e o tratamento dessas doenças respiratórias crônicas são fundamentais para controlar os sintomas. 

É muito importante consultar um médico para prescrever o melhor tratamento para você. 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a tirar todas suas dúvidas sobre o assunto. Aproveite para conferir mais informações da área de saúde em nosso blog. Até a próxima!

Atendimento 👩‍⚕️