Outubro Rosa: dicas para prevenção do câncer de mama - Laboratório Verner Willrich


Publicado em 16/10/2020 - Atualizado 29/10/2020

Outubro Rosa: dicas para prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa: dicas para prevenção do câncer de mama

Estamos no mês do Outubro Rosa, movimento que tem como objetivo lutar contra o câncer de mama e que hoje já se tornou um período de conscientização internacional. O propósito é alertar as mulheres da gravidade do câncer de mama, além de fomentar a importância da prevenção, disseminar informações e também, além disso, compartilhar relatos de lutas e de superações.

Por isso, neste artigo, iremos dar algumas dicas para prevenção do câncer de mama. Vem com a gente:

O que é o câncer de mama?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é um dos mais comuns que acometem as mulheres brasileiras. É um tumor maligno, que ataca o tecido mamário e que se desenvolve quando ocorre uma alteração de trechos das moléculas de DNA. Dessa forma, ocorre uma multiplicação desordenada das células anormais, gerando o cisto.

O câncer de mama também pode acometer homens, porém a incidência é muito baixa. Corresponde a menos de 1% do total de casos da doença.

Quais são os principais sinais de alerta?

É extremamente necessário que as mulheres cuidem da saúde das mamas e que fiquem atentas a eventuais mudanças. Mulheres acima de 50 anos compõem a maior parcela de risco (cerca de 80% dos casos diagnosticados se encontram nessa faixa). No entanto, mulheres jovens, com menos de 40 anos, também precisam ficar atentas. Cerca de 7% dos casos se concentra nessa faixa etária.

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulos endurecidos nos seios. Porém, linfonodos palpáveis nas axilas, alteração na assimetria das mamas, alteração na cor do mamilo, secreção transparente, rosada ou vermelha também podem ser sinais da doença.

Como prevenir o câncer de mama

O câncer de mama tem cura, e quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de sobrevivência. Conheça, agora, os principais métodos de prevenção dessa doença:

Tenha uma alimentação saudável: ingerir legumes, verduras, frutas, cereais integrais e leguminosas contribui para que a sua alimentação seja balanceada e que dessa forma você evite o sobrepeso. O sobrepeso acaba sendo um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, ainda mais após a menopausa.

Faça exercícios físicos: além de evitar o sobrepeso, a prática de exercícios físicos também ajuda a prevenir uma série de doenças. Porém, você não precisa fazer obrigatoriamente um esporte. Pode simplesmente fazer caminhadas, dançar, trocar o elevador pelas escadas, sair para passear com o cachorro, e por aí vai. Use a criatividade e tente conciliar com suas tarefas diárias!

Faça o autoexame: tocar-se ajuda a ter um conhecimento maior sobre o seu corpo e também a encontrar possíveis nódulos que possam aparecer. Você pode fazer o autoexame uma vez por mês, de preferência após a menstruação. Mas caso você não menstrue mais, opte por fazer o autoexame no mesmo dia a cada mês, pois assim você pode encontrar um padrão.

Faça a mamografia: esta é uma dica imprescindível. O autoexame não é o suficiente para você se autodiagnosticar. Por isso, é extremamente aconselhável a mamografia. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que toda mulher após os 40 anos faça este exame pelo menos uma vez ao ano. Assim, é possível fazer o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta as chances de cura.

Outras dicas que ajudam a prevenir o câncer de mama:

  • Evite fumar;
  • Mantenha o peso corporal adequado;
  • Se possível, amamente;
  • Faça o exame preventivo do colo do útero a cada três anos;
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Evite comer carne processada;
  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h;
  • Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

Este foi o nosso artigo sobre o Outubro Rosa. Nós esperamos que as dicas para prevenção do câncer de mama que nós mencionamos sejam colocadas em prática por você. Mande este artigo para as suas amigas e nos ajude a levantar a bandeira do Outubro Rosa. Cuide-se!

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.