Dia Mundial de Combate ao Câncer 2021

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Combate ao Câncer tem como principal objetivo estimular o diálogo e a conscientização acerca dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, suas formas de prevenção e tratamentos.

 

De dicas de qualidade de vida até as formas de encarar o dia a dia com a condição, a data é marcada por palestras, campanhas e disseminação de informações pertinentes ao assunto. Em apoio a esta data, a equipe do LabVW utiliza deste post para fomentar esta discussão e gerar maior conhecimento acerca da doença. Confira:

 

O que é o câncer e como ele se desenvolve?

 

O câncer é uma neoplasia caracterizada pelo crescimento anormal e acelerado das células em determinada região do corpo. Devido ao desenvolvimento incontrolável destas células, a doença pode tornar-se agressiva se não for identificada ao início do desenvolvimento do tumor, levando à perda da qualidade de vida e, em alguns casos, ao óbito.

É importante destacar que, devido à variedade de células e sistemas existentes no organismo, as neoplasias podem afetar o corpo de formas variadas, atingindo tecidos e órgãos vizinhos. Mas isso não significa que o câncer não pode ser tratado, prevenido e curado. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 85% dos cânceres são potencialmente evitáveis, uma vez que derivam de problemas relacionados ao “meio ambiente” em que o paciente vive.

 

Estresse, histórico familiar, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, dietas restritas ou pobres em nutrientes, obesidade, exposição desprotegida ao sol, falta de acompanhamento médico regular e outras comorbidades são alguns dos principais fatores relacionados ao aparecimento de neoplasias malignas. Sem o alinhamento destes fatores à rotina, é menos provável que a prevenção ou o tratamento da doença seja uma possibilidade, trazendo mais impactos ao corpo devido à baixa imunidade e fazendo com que o paciente recorra a tratamentos mais agressivos como a quimioterapia e a radioterapia por mais vezes que o necessário.

 

Quais são os tipos mais comuns?

 

Devido à variedade de tecidos, órgãos e células existentes no corpo humano, as categorias dessa doença podem receber nomenclaturas variadas. Os carcinomas, por exemplo, atingem tecidos epiteliais como pele e mucosas, enquanto os sarcomas são responsáveis pelo crescimento das células em tecidos conjuntivos como músculos, ossos e cartilagens. Já os Linfomas e Mielomas são comuns ao sistema imunológico, assim como os Cânceres do Sistema Nervoso Central podem estar presentes em tecidos do cérebro e medula espinhal.

 

Dentre os cânceres que mais atingem pessoas no mundo estão o câncer de pele, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de pulmão, câncer de colo de útero, câncer de estômago e o câncer de cólon e reto. Em todos os casos, os fatores de risco envolvem a ausência de hábitos de vida saudável, o histórico familiar da doença e a falta da busca por exames preventivos que venham a realizar estratificações de risco.

Utilize desta data como uma forma de retomar o cuidado com sua saúde. Busque por uma rotina saudável, pratique exercícios físicos, evite o estresse e os vícios e mantenha seus exames em dia. O LabVW apoia esta causa e está do seu lado, à disposição para que seu check-up seja sempre completo, seguro e te auxilie a alcançar a longevidade.

 

O câncer pode ser evitado. O câncer pode ser tratado. O câncer pode ser curado.

 

Atendimento 👩‍⚕️