Conheça os diferentes tipos de leucemia

Antes de conhecer os diferentes tipos de leucemia, é necessário entender o que representa a condição. A leucemia é uma doença maligna que se inicia na medula óssea, local onde as células do sangue são produzidas. Os glóbulos brancos, ou leucócitos, começam a se reproduzir de forma descontrolada, gerando os sinais e sintomas da doença.

Os diferentes tipos de leucemia se dividem nas categorias mieloide e linfoide, de acordo com a célula envolvida. A mieloide deriva-se da célula-tronco também denominada mieloide, que engloba o granulócito, o eosinófilo, o basófilo, o monócito ou o eritrócito. Na linfoide, o linfócito é a célula doente.

Há, ainda, uma classificação de acordo com a velocidade de divisão dessas células:

  • leucemia crônica, quando essa divisão é mais lenta;
  • leucemia aguda, quando a velocidade é rápida.

As leucemias crônicas se desenvolvem lentamente e as células envolvidas são mais parecidas com a célula normal, permitindo que, mesmo doentes, mantenham algumas de suas funções normais no organismo da pessoa.

Já as leucemias agudas são de progressão rápida e afetam as células jovens, ainda não completamente formadas (chamados blastos), que não preservam suas funções e afetam de forma importante a capacidade de defesa do organismo.

Há, então, quatro tipos principais de leucemias:

  • leucemia mieloide aguda (LMA);
  • leucemia mieloide crônica (LMC);
  • leucemia linfoide aguda (LLA);
  • leucemia linfoide crônica (LLC).

O melhor conhecimento das células e de suas características levou a melhorias no diagnóstico e no reconhecimento de vários subtipos dentro desses quatro grandes grupos, com diferenças de tratamento e sobrevida.

Diferentes tipos de leucemia

Leucemia mieloide aguda (LMA)

A leucemia mieloide aguda (LMA) é um tipo de câncer que pode acontecer em qualquer idade, mas ocorre com mais frequência nas pessoas com mais de 65 anos. Sua principal característica é a produção exagerada de glóbulos brancos, células responsáveis por combater as infecções.

Estas células passam a se desenvolver de forma descontrolada e param de desempenhar sua função, a de proteger o organismo contra as bactérias e vírus. Em grande quantidade na medula óssea, bloqueiam a formação dos demais componentes do sangue (glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do corpo, e plaquetas, que impedem as hemorragias). Por isso, sangramentos persistentes podem ser um sintoma comum.

Por ser uma leucemia aguda, ela apresenta rápido desenvolvimento, o que torna extremamente importante o diagnóstico e tratamento precoce.

Leucemia mieloide crônica (LMC)

A leucemia mieloide crônica é um tipo de câncer não-hereditário que ocorre, principalmente, em pacientes com a média de idade de 50 anos. O motivo da doença acontecer ainda não é conhecido, mas é sabido que ela é adquirida ao longo da vida.

Esse tipo de leucemia se difere das outras por conta de uma anormalidade genética que ocorre nos glóbulos brancos, conhecida como cromossomo Ph+. Os humanos possuem 22 pares de cromossomos somados aos dois cromossomos sexuais, totalizando 46. Quando a LMC surge, ocorre a fusão de uma parte de um cromossomo em outro. Os pares de cromossomos em que isso ocorre são o nove e o 22, caracterizando a doença.

Leucemia linfoide aguda (LLA)

A leucemia linfoide aguda (LLA) é mais comum de ocorrer nas crianças. A doença não é hereditária, mas também ainda não é conhecida a sua causa. Sabe-se que nove entre 10 crianças conseguem a cura da leucemia linfoide aguda.

A doença ocorre quando as células-tronco responsáveis pela origem dos componentes do sangue sofrem alterações. Esses componentes do sangue são os responsáveis por combater infecções, impedir hemorragias e, também, fazer a oxigenação do organismo.

As células param de funcionar e se reproduzem de forma muito rápida, pelo fato de a doença ser aguda. Esse tipo de leucemia afeta as células que ainda estão sendo formadas, comprometendo as células sanguíneas. A evolução da doença é rápida, por isso é muito importante que o diagnóstico seja dado rapidamente.

Apesar de a doença ser encontrada na maioria das vezes em crianças, os adultos também podem sofrer com esse tipo de leucemia. Nesses casos, metade dos pacientes conseguem se curar do problema.

Leucemia linfoide crônica (LLC)

Esse tipo de leucemia costuma afetar pessoas com mais de 50 anos e não há registro de crianças com leucemia linfoide crônica. A doença não é hereditária, mas, sim, adquirida durante a vida.

Esse é um tipo de leucemia diferente, já que alguns casos não necessitam de tratamento. O problema surge quando os glóbulos brancos se desenvolvem de forma desenfreada e suas funções se perdem. Mas, ao mesmo tempo em que ocorre uma produção de células com problemas, o processo de fabricação e a maturidade de células “boas” também cresce.

Atendimento 👩‍⚕️