Cuidados no verão: Como repor vitaminas - Laboratório Verner Willrich


Publicado em 22/12/2020

Cuidados no verão: Como repor vitaminas

Cuidados no verão: Como repor vitaminas

As vitaminas são nutrientes extremamente necessárias para o nosso corpo. Sem elas, podemos ficar facilmente doentes ou então com dificuldades para realizar as funções do nosso dia a dia. Mas como não são organicamente produzidas pelo nosso corpo, precisamos encontrá-las em outras fontes e incorporá-las em nossa rotina. Neste artigo, vamos falar sobre um dos cuidados no verão mais importantes e que pode passar batido: como repor as vitaminas A e D.

O que são e quais os benefícios das vitaminas A e D?

A vitamina A possui uma composição antioxidante, que fortalece o sistema imunológico e protege a pele. Ela pertence ao grupo de vitaminas lipossolúveis que, como indica em seu nome, são solúveis em lipídios e outros solventes orgânicos, porém não são solúveis em água. Quem auxilia na manutenção da visão é a vitamina A, mantém as mucosas do corpo saudáveis e também é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano – por isso que muitas gestantes precisam cuidar para manterem sua taxa de vitamina A adequada.

A vitamina D também é extremamente importante para o nosso corpo. Ela faz o fortalecimento dos ossos e dos músculos, a prevenção da diabetes, ajuda na perda de peso e participa do controle da morte das células (fazendo em certos pontos, uma prevenção contra o câncer). A vitamina D pode ser sintetizada no corpo quando a pele é exposta aos raios ultravioletas – ou seja, quando ficar embaixo do sol, porém também pode ser encontrada em diversos alimentos.

O que a falta de vitaminas pode causar

No tópico anterior, citamos os benefícios que as vitaminas trazem para o nosso corpo. Se não as absorvemos, ficamos com deficiência nos órgãos e sistemas em que elas atuam. A falta de vitamina A, por exemplo, pode causar problemas de visão, pele seca e problemas no sistema imunológico, que podem deixar o corpo mais suscetível a, infecções e gripes. Já a falta de vitamina D provoca enfraquecimento nos ossos e dores nos músculos, além de aumentar o risco de diversas doenças, como diabetes, síndrome metabólica e hipertensão arterial.

Onde encontrar a vitamina A

A vitamina A é abundante em diversos tipos de alimentos, como frutas, vegetais, carnes e laticínios. Conheça os principais e mais acessíveis:

  • Manga, laranja, acerola, pêssego, damasco, mamão papaia, cenoura, brócolis, abóbora, espinafre, pimentão, batata doce, leite, ovos, queijo, manteiga, fígado de boi.

Onde encontrar a vitamina D

A principal e mais fácil fórmula para absorver a vitamina D é os raios solares. É indicado para quem tem a pele mais clara, a exposição de três vezes por semana, entre 15 a 20 minutos. Já para as pessoas de pele mais escura, o mais correto é ter uma frequência maior: até 5 vezes por semana. O horário mais propício para tomar sol é das 10h da manhã às 15h da tarde. Desta forma, o corpo sintetiza de forma mais rápida e assertiva.

No entanto, como durante o período de pandemia a exposição ao sol acaba sendo mais difícil, nós separamos alguns alimentos que você pode consumir para também encontrar a vitamina D:

  • Cogumelos, óleo de fígado de bacalhau, bife de fígado, ostras, atum, sardinha, salmão, queijo, leite, ovos.

Suplementos vitamínicos

Se o nível de vitaminas do corpo estiver baixo, a solução é consumir alimentos que possuem determinada vitamina (e no caso da D, tomar sol) ou então incrementar os suplementos vitamínicos na dieta. No entanto, é preciso primeiro checar a questão da biodisponibilidade antes, que representa a quantidade de nutrientes que será absorvida e aproveitada pelo organismo. Quem irá definir isso é o seu médico por meio de exames laboratoriais – então não saia por aí sozinho achando que comprar um suplemento vitamínico é a mesma coisa que comer uma laranja.

Como saber se preciso de vitaminas?

Além dos sintomas como incômodo nos olhos, sono excessivo durante o dia, gripes constantes e fadiga, você também pode descobrir se está com a taxa de vitaminas baixa por meio de exames. Os exames de sangue, podem verificar os níveis de vitaminas existentes no corpo. É importante consultar um médico, para que ele possa fazer o requerimento correto do exame, para identificar a vitamina específica que está em investigação.

 

Confira em nosso site a lista de exames que fazemos no LABVW. Gostou deste conteúdo? Então fique de olho em nosso blog. Até a próxima!

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