7 coisas que você não deve fazer antes do exame

Os exames laboratoriais são procedimentos de coleta de fluidos, como sangue, urina e fezes que ajudam na investigação sobre o funcionamento do organismo, no diagnóstico e prevenção de doenças. Dessa forma, a partir dos resultados diagnosticados, é possível iniciar o melhor tratamento, levando em conta os dados individuais de cada paciente.

Ouça este conteúdo:

 

Devido à importância dos exames, é indicado realizar check-ups anuais, para verificar quais foram as alterações no organismo neste período. Contudo, é necessário ficar atento às diferentes indicações e restrições para cada exame (cada procedimento possui indicações específicas), já que o não cumprimento das recomendações pode influenciar nos resultados.

A seguir, listamos 7 principais indicações para os exames laboratoriais.

1. Praticar exercícios físicos

prática de exercícios físicos pode alterar sim os resultados dos exames. Isso porque ela gera queima de calorias, que reduz os níveis de glicose no sangue. Além disso, aumenta a liberação de resíduos metabólicos, como ácido lático e a creatinofosfoquinase (CPK). Por esse motivo, é importante informar o laboratório sobre a rotina de atividades físicas, principalmente, atletas e desportistas.

2. Ter uma noite de sono mal dormida

O sono pode interferir no funcionamento do organismo. Por isso, uma noite mal dormida pode influenciar os resultados. Em alguns exames, como a análise da Prolactina, é recomendado repouso antes da coleta.

3. Fazer jejum antes de alguns exames

Apesar do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico ter abolido a necessidade de jejum em exames que medem os níveis de gordura, alguns procedimentos precisam da restrição alimentar de, pelo menos, 3 horas. Já exames para medir a glicose no sangue requerem pelo menos jejum de 8 horas.

Entenda como o jejum pode influenciar no resultado dos exames:

O ideal é pedir orientação no laboratório sobre as exigências de cada exame. Também recomenda-se evitar a ingestão de alimentos pesados e doces, que podem alterar o resultado dos exames.

4. Usar de medicamentos antes do exame

Alguns medicamentos, como a aspirina, podem alterar os resultados dos exames. Caso você utilize algum medicamento de uso diário, incluindo anticoncepcionais, é importante avisar o laboratório.

5. Ingerir de vitaminas e suplementos alimentares

As vitaminas e suplementos alimentares podem alterar os exames de sangue. A vitamina C, por exemplo, influencia nas informações sobre a creatinina. O ideal é interromper o uso dessas substâncias, pelo menos um dia antes dos exames.

6. Consumir cigarro e bebidas alcoólicas

A ingestão de álcool e o cigarro influenciam nos resultados dos exames laboratoriais. O mais indicado é interromper o fumo por pelo menos 3 horas antes da coleta do material; já a bebida alcoólica não deve ser consumida em até 72 horas, pois ela afeta diretamente o fígado.

7. Atenção ao período do mês

Essa recomendação é válida principalmente para as mulheres. Os períodos menstruais podem interferir nos resultados dos exames, como o de urina. O melhor é fazer o procedimento quando não se está menstruada.

O laboratório pode indicar outros cuidados e o que você não deve fazer antes do exame. Importante ressaltar que cada teste possui sua especificidade, por isso, em caso de dúvidas, os pacientes do LabVW podem entrar diretamente em contato com o nosso Whatsapp.

Atendimento 👩‍⚕️