A saúde do trabalhador é essencial para o bom desenvolvimento da função laboral de uma empresa. Por isso, é tão importante alinhar hábitos saudáveis à uma rotina de cuidados para que o funcionário esteja bem disposto e estimulado a trabalhar em prol do crescimento do seu cargo e do ambiente em que trabalha.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as principais causas de faltas ao trabalho se dão em decorrência de gripes, dores nas costas e pescoço. Além disso, há uma estimativa de que cerca de 700 mil acidentes de trabalho aconteçam por ano.
A importância de cuidar da saúde do trabalhador
Dar maior atenção à saúde do trabalhador é indispensável para trazer maiores benefícios para a empresa. Vejamos algumas vantagens empresariais ao ter cuidado com o funcionário de uma empresa:
- aumento da produtividade: primeiramente, nota-se o aumento da produtividade do trabalhador, já que funcionários saudáveis produzem muito mais do que os doentes. Da mesma maneira, o estímulo ao trabalho os tornam mais engajados e motivados àquele ambiente, pois sentem-se orgulhosos de fazer parte da equipe;
- diminuição das faltas: estudos demonstram que a empresa que cuida da saúde do trabalhador tende a reduzir, em até 40%, o número de faltas no trabalho;
- fidelização do funcionário: um trabalhador satisfeito e amparado no próprio ambiente de trabalho tende a se profissionalizar cada vez mais dentro da empresa. Esse fator é vantajoso tanto para o contratado, quanto para o contratante;
- diminuição de custos extras: cuidar da saúde do trabalhador não deve ser visto como custos adicionais, mas sim como um investimento em um trabalhador eficaz. Assim, a prevenção se torna muito mais econômica do que futuros gastos em casos de possíveis processos e a consequente redução da produção ou contratação de funcionários temporários.
O check up empresarial
Ao realizar exames preventivos de diversas doenças, a empresa ajuda a identificar problemas que poderiam prejudicar seus colaboradores, além de tornar possível o reconhecimento precoce de doenças ocupacionais. Da mesma forma, o check up empresarial e a disponibilidade de exames e consultas contínuas acaba por diminuir o número de afastamento dos funcionários.
Assim, o ambiente torna-se muito mais seguro e os acidentes de trabalho podem ser consideravelmente reduzidos. Além disso, os procedimentos não levam tanto tempo e os laboratórios podem se deslocar até a empresa, se adequando à rotina de trabalho do espaço.
7 maneiras de cuidar da saúde do trabalhador
Algumas ações importantes que a empresa pode realizar para assegurar a saúde do funcionário devem ser:
- incentivar práticas dentro da empresa que demonstrem a importância de cuidar da saúde;
- promover palestras internas que sejam capazes de orientar os funcionários;
- estimular os trabalhadores a manter hábitos saudáveis;
- promover programas de saúde e qualidade de vida, como aulas de ginástica laboral, massagem, massoterapia, entre outras medidas a qual a empresa esteja apta;
- orientar os trabalhadores na prevenção da obesidade, diabetes e hipertensão;
- conferir se a documentação trabalhista esteja em dia, tais como: PPRA, PCMSO, LTCAT, laudo de insalubridade, laudo de periculosidade, AET, entre outros;
- diminuir os níveis de estresse e cansaço no local de trabalho.
Para que os cuidados sejam efetivados é preciso que faça parte da cultura da empresa, envolvendo todos os níveis hierárquicos e cargos. Colocando a saúde em primeiro lugar os resultados pessoais e profissionais surgirão como consequência de um ambiente saudável e harmônico.