Falta de vitamina B12: principais sintomas e tratamento - LabVW

Por:
Publicado em 04/05/2022

Falta de vitamina B12: principais sintomas e tratamento

Falta de vitamina B12: principais sintomas e tratamento

Você sente cansaço, falta de ar ou tem problemas de memória? Se sim, saiba que esses sintomas podem ser consequência da falta de vitamina B12 em seu corpo.

Para que um corpo seja saudável e você tenha disposição, é muito importante que todos os nutrientes estejam em dia. A vitamina B12, por exemplo, ajuda diretamente na manutenção do metabolismo nervoso e previne a degeneração celular.

A falta dessa vitamina pode causar sérios riscos à saúde, desde danos neurológicos, anemias e outras complicações graves. Por isso, é importante entender o que causa, os principais sintomas e como repor esse nutriente.

Para te ajudar sobre o assunto, reunimos diversas informações úteis sobre a falta de vitamina B12. Confira!

O que é vitamina B12?

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, faz parte do complexo B e tem um papel importante no organismo, sendo que um dos principais está na formação dos glóbulos vermelhos.

Diferentes das outras vitaminas, a B12 fica armazenada em grande quantidade no fígado até ser liberada por todo o organismo. 

Se uma pessoa começa a demonstrar que está com níveis baixos de vitamina B12, o corpo reage causando sensações ruins, as quais afetam diretamente no dia a dia.

Para que serve a vitamina B12?

Já deu para perceber a importância da vitamina B12, não é mesmo? Esse nutriente é fundamental para o funcionamento do cérebro, condicionamento físico e sistema nervoso.

A vitamina B12 também tem função de auxiliar no controle dos níveis da substância homocisteína, a qual está relacionada com o desenvolvimento de doenças cardíacas e derrames. 

Além disso, o nutriente consegue fornecer o aumento de energia no organismo.

falta de vitamina b12

 

O que causa a falta de vitamina B12?

A deficiência de cobalamina pode ser causada por ingestão de alimentos com níveis baixos desse nutriente ou má absorção

Vale lembrar que a absorção da vitamina B12 é relativa e vai depender do organismo de cada indivíduo. Portanto, algumas pessoas irão absorver muito melhor e ficarão livres de problemas mais graves.

Os principais sintomas da falta de vitamina B12

Já vimos até aqui a importância da vitamina B12 para o corpo humano. Portanto, a falta dela desencadeia diversos sintomas, sendo que os principais são:

Falta de energia e cansaço excessivo

A cobalamina participa diretamente do processo de produção de energia no organismo. A falta da vitamina B12 acaba afetando a distribuição desse benefício, causando fadiga e um cansaço exagerado.

Anemia

A vitamina B12 também atua na produção de glóbulos vermelhos, as famosas hemácias — responsáveis por transportar oxigênio para as células. Ao constatar a deficiência do nutriente, a pessoa pode apresentar uma anemia em decorrência disso. 

Problemas neurológicos

A vitamina B12 também participa da produção da mielina — substância que é uma espécie de camada protetora dos neurônios. Por conta da falta do nutriente surgem diversos riscos neurológicos, sendo que os principais são: depressão, demência, formigamento nas pernas e dificuldade de concentração.

Além desses, você também deve ficar atento a esses outros sintomas:

  • Indisposição;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Palpitações;
  • Confusão mental;
  • Palidez;
  • Pele amarelada.

Qual a melhor forma de repor vitamina B12?

A reposição de vitamina B12 no corpo se dá através da ingestão de alimentos ricos desse nutriente ou através da suplementação.

Alimentos ricos em vitamina B12

Os alimentos em questão são de origem animal. Veja a lista de alimentos com ótimas fontes de vitamina B12:

  • Peixe;
  • Fígado;
  • Coração;
  • Ovo;
  • Carne vermelha;
  • Leite;
  • Salmão.

falta de vitamina b12

 

Suplementação de vitamina B12

Uma outra opção para aumentar os níveis de vitamina B12 no organismo é através da suplementação. É indicado para pessoas que apresentam má absorção ou são vegetarianas e veganas.

Neste caso, é importante consultar um especialista na área médica para receitar a suplementação ideal para o seu caso.

Como diagnosticar a falta de vitamina B12?

A deficiência de vitamina B12 é diagnosticada por um médico ou nutricionista que solicita o exame para medição do sangue relacionado ao nutriente. Dessa forma, com a análise do nível da vitamina, o especialista indicará o melhor tratamento que você deve seguir.

Faça seu exame de vitamina B12 no LABVW!

Agora que você chegou até aqui, temos uma pergunta: conseguiu perceber se está com os sintomas da falta de vitamina B12? 

Se respondeu positivamente, você precisa dar o próximo passo urgente! Por ser um nutriente rico em benefícios para o nosso organismo, cada vez mais que adiar o diagnóstico e não tratar essa deficiência, infelizmente, seu corpo sofrerá mais.

Então, simplesmente não deixe para amanhã. Tome uma ação imediatamente!

No LabVW, realizamos o exame de vitamina B12 em Brusque e Blumenau. Você pode realizar o seu agendamento online aqui e solicitar agora mesmo o seu exame de vitamina B12.

Viu como é simples e rápido? Esse é o verdadeiro jeito do Laboratório Verner Willrich de ser. Queremos te ajudar com o máximo de agilidade e modernidade possível.

Estamos te esperando por aqui. Cuide-se!

 

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    /** */