Verão: Cuidados com à saúde - Laboratório Verner Willrich


Publicado em 24/11/2020

Verão: Cuidados com à saúde

Verão: Cuidados com à saúde

A temperatura tem aumentado nas últimas semanas, o que indica que o verão já está chegando. E com ele, torna-se mais frequente o desejo de fazer passeios ao ar livre, à praia e a piscinas. Com as férias de final de ano, todas as pessoas querem aproveitar ao máximo o tempo livre – mas muito além disso, o verão permanece até março, o que se torna muito comum a mudança de hábitos devido às altas temperaturas.  

 O cuidado com a saúde se torna imprescindível em todos os meses do ano, porém, a estação quente traz desafios maiores para que possamos manter o nosso corpo e mente saudáveis. Confira, neste blog, dicas práticas de como cuidar da sua saúde no verão. 

 Evite o sol entre 12h e 16h 

Se você puder, evite a exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia, que é em torno das 12h às 16h. É nesse horário que os raios solares se intensificam, a temperatura do corpo sobe e as chances de ocorrer queimaduras solares e insolação são grandes. O seu corpo pode perder água e sais minerais, o que leva à desidratação grave. Portanto, evite a exposição durante estes horários! 

 Use protetor solar 

Essa dica já se tornou bastante comum, porém ela nunca perde a sua importância. O protetor solar se torna um item obrigatório durante o verão, principalmente se você ficar horas embaixo do sol. Crie o hábito de passá-lo a cada 3 horas, dependendo da sua rotina ao ar livre. E lembre-se: mesmo não havendo raios de sol diretos, é importante proteger a pele do calor da mesma forma. 

 Beba água com frequência 

Quantos copos de água você costuma tomar em um dia? É muito importante que você tenha uma rotina de beber água todos os dias, independente da temperatura que faça. No verão, esse cuidado se torna imprescindível. Por conta do calor típico do verão, o nosso corpo perde mais água e, sem a reposição dela, o funcionamento do organismo pode ser prejudicado, resultando em uma desidratação. Portanto, lembre-se de beber água com mais frequência – crie lembretes ou leve sempre uma garrafinha com você. 

 Use roupas leves e claras 

O tipo de roupa que você usa pode influenciar no calor que você sente. Roupas leves e de cor clara auxiliam a pele a eliminar o excesso de calor do corpo por meio do suor. Afinal, as roupas mais escuras absorvem mais o calor – o que pode aumentar o seu desconforto durante a estação. Opte também por peças de algodão ou linho, que são naturais e deixam a pele respirar melhor.  

 Faça atividades físicas 

Como o nosso corpo aumenta de temperatura durante o verão, acabamos perdendo líquidos com mais facilidade. Com isso, nosso corpo entende que realizamos muito esforço e então sentimos fadiga com maior frequência. No entanto, é aconselhável que você faça atividades físicas (seja algum esporte, corrida, caminhada, musculação, etc) pois dessa forma você manterá o seu corpo ativo e condicionado a suportar as altas temperaturas. 

Tenha uma alimentação leve e saudável 

É comum no verão as pessoas optarem por refeições rápidas e fast foods. Porém, é preciso ter cuidado com a alimentação, principalmente nos dias de calor intenso. Ainda mais, comidas pesadas e gordurosas necessitam de maior trabalho do organismo, o que consequentemente aumenta a temperatura do nosso corpo – que já vai estar elevada por causa do calor. Por isso, tente optar por alimentos mais leves e refrescantes, que sejam saudáveis e que, claro, sejam do seu gosto. 

 Essas foram as nossas dicas de como cuidar da sua saúde no verão. É muito importante seguir todas elas para que você tenha uma estação mais saudável e livre de certos incômodos. Nós esperamos que você tenha um ótimo verão! E agora, já que você chegou ao fim do nosso artigo, vá beber um copo d’água! Até a próxima. 

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.