COVID-19: exames para detectar os anticorpos - Laboratório Verner Willrich


Publicado em 10/03/2021 - Atualizado 18/03/2021

COVID-19: exames para detectar os anticorpos

COVID-19: exames para detectar os anticorpos

Conforme a pandemia do Covid-19 vai avançando, maiores são os números de estudos, pesquisas e, consequentemente, soluções que vão chegando ao mercado. Novos testes para detectar a doença vão surgindo, assim como exames para detectar os anticorpos pós vacina. Mesmo com cerca de 6 milhões de brasileiros já imunizados – o correspondente a 3% de toda a população -, já estão disponíveis testes para checar a neutralização do vírus por anticorpos.

Por isso, neste artigo, iremos focar no novo exame que chegou ao mercado: o Teste de Neutralização Sars-Cov-2/Covid-19. Ele é indicado para pessoas que já receberam a segunda dose da vacina, após 30 dias da imunização. Continue lendo o texto e descubra tudo sobre este novo exame.

O que é o Teste de Neutralização Covid-19

O Teste de Neutralização Sars-Cov-2/Covid-19 é indicado para a detecção de anticorpos de inibição viral no corpo da pessoa, pois o método mimetiza o processo de neutralização do vírus por anticorpos. Esse teste analisa a capacidade dos anticorpos bloquearem a ligação da proteína da espícula viral, conhecida como “Spike” ao receptor nas células humanas, a proteína ACE2. No entanto, os resultados, assim como outros testes sorológicos para o Covid-19, não devem ser interpretados como uma indicação de imunidade contra o vírus.

Atualmente aprovado pela Anvisa e FDA, os diagnósticos utilizados pelo LABVW, conforme fabricantes e testes, apresentam sensibilidade de 94% a 97% para 14 dias do início dos sintomas, com especificidade de 99%. Porém, é importante lembrar que esses dados dependem da resposta imunológica de cada pessoa, assim como do início dos sintomas. Nossa equipe recomenda que a coleta seja feita após 21 dias do quadro clínico inicial.

Como esse teste é feito

Atualmente, o Teste de Neutralização é indicado em duas situações: para indivíduos que queiram identificar a presença dos anticorpos produzidos contra o SARS-CoV-2 e para as pessoas que receberam a segunda dose da vacinação. Nesse segundo caso, é recomendado que seja feito após 30 dias da segunda dose.

Esse exame não requer prescrição médica e pode ser realizado aqui no LABVW. O processo é bastante claro: uma amostra de sangue do paciente é coletada em soro ou plasma, e depois colocada em contato com o vírus, para ver se o neutraliza ou não. Dessa forma, é possível analisar como o organismo irá se comportar após a vacina entrar em contato com o vírus.

Principais diferenças com outros testes

O Teste de Neutralização Sars-Cov-2/Covid-19 detecta especificamente os anticorpos que potencialmente impedem a ligação do vírus às células, podendo assim evitar a entrada do microrganismo e, consequentemente, sua replicação dentro do corpo. Por isso, são chamados de anticorpos de inibição viral. O Teste de Neutralização é sensível e baseado na RBD (Receptor Binding Domain) e também na proteína Spike dos anticorpos totais (IgA, IgM e IgG) e são mais específicos para a neutralização do vírus.

Já os demais Testes de Sorologias convencionais detectam anticorpos do tipo IgG, IgM ou anticorpos Totais, também marcando contato prévio com o vírus, porém não são específicos do tipo neutralizantes.

Este foi o nosso artigo sobre os exames para detectar os anticorpos pós vacina. Você entendeu como funciona o Teste de Neutralização Sars-Cov-2/Covid-19? Você pode realizar este exame aqui em nosso laboratório. Entre em contato com a gente e solicite um orçamento e agende um horário. Importante: lembre-se sempre de continuar usando máscara ao sair de casa, passar álcool em gel 70% com frequência e evitar aglomerações. Cuide-se!

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.