Confira: Alimentos para aumentar a imunidade - Laboratório Verner Willrich


Publicado em 21/06/2021 - Atualizado 23/08/2021

Confira: Alimentos para aumentar a imunidade

Confira: Alimentos para aumentar a imunidade

Os alimentos para aumentar a imunidade nem sempre são indicados apenas quando a nossa imunidade está baixa. Eles são, em sua essência, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, tanto para a manutenção da nossa imunidade quanto para regular as demais funções do nosso corpo. Por isso, preparamos este artigo com diversos alimentos que você pode incluir na sua dieta para aumentar a imunidade e, assim, levar uma vida mais saudável. Conheça também que tipo de componentes eles possuem e por que auxiliam tanto o nosso organismo:

 

Alho

O alho é um alimento bastante potente para aumentar as defesas do nosso organismo. Ele possui um composto sulfurado, denominado alicina, que possui funções antimicrobianas, ou seja, que inibem a proliferação de fungos, vírus e bactérias. Além disso, outro benefício é que o alho ajuda a eliminar as toxinas e bactérias patogênicas que afetam a microbiota normal do nosso intestino. Ele diminui a resposta inflamatória do organismo, pois contribui no fortalecimento do sistema imunológico.

 

Linhaça

A linhaça é rica em ômega 3, lignanas e fibras, que estimulam e ativam as células do sistema imune. Dessa forma, esse alimento exerce a função anti-inflamatória no organismo, promovendo as defesas do organismo. Você pode encontrar a linhaça na forma de semente ou óleo, e utilizá-la para a preparação de bolos e pães, mas também para criar vitaminas com frutas, sucos e iogurtes. Também fica ótima no meio de saladas!

Cebola

Um alimento que acaba não agradando muitas pessoas é a cebola. Porém, ela possui uma grande importância na busca do aumento da imunidade. Isso porque ela age como um anti-inflamatório natural, além de atuar na maior absorção de nutrientes, como o cálcio, que é essencial para os ossos. Outro ponto positivo da cebola é que ela ajuda a reduzir a quantidade de sódio na comida!

 

Mel

Esse vem lá das receitas da vovó! O mel é um grande aliado ao sistema imunológico porque contém substâncias que agem como antibióticos naturais para o nosso corpo. Ele age de forma bactericida e antisséptica, sendo recomendado no tratamento contra dores de garganta e problemas pulmonares. Dica: utilize-o em chás, mas não ferva o mel, pois assim ele perderá suas propriedades.

Gengibre

Outra opção que pode ser utilizada em chás é o gengibre. Essa raiz contém gingerol, que exerce funções antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. Dessa forma, é possível evitar infecções por bactérias, vírus e fungos. O gengibre tem uma ação estimulante e ativa os primeiros passos da resposta imune. Como reduz a inflamação e a dor, pode ser indicado para amenizar a dor de garganta. Use o gengibre em chás, sucos, e até mesmo como tempero em algumas receitas!

 

Laranja, limão, morango e mais

Agora um combo de frutas que ajudam a aumentar a imunidade! Frutas cítricas, como laranja, limão, morango, maracujá, kiwi, acerola e abacaxi possuem vitamina C. Essa substância é responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos em nosso organismo, que por sua vez fazem parte do sistema imunológico. Além disso, existem alguns estudos que indicam a vitamina C como uma importante aliada na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas.

 

Batata-doce

A batata-doce é um alimento rico em vitaminas A e C. Esses componentes ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imune, mas é a vitamina A que se destaca. Ela tem um efeito terapêutico para o tratamento de várias doenças infecciosas, portanto, busque incluí-la na sua dieta!

 

Brócolis, couve, espinafre e mais

Por fim, queremos destacar vegetais que devem ser incluídos na sua alimentação diária! Brócolis, couve, espinafre, rúcula e outros vegetais de cor verde-escura também contribuem para aumentar a imunidade. Assim como as frutas cítricas, eles possuem vitamina C, mas também são grandes fontes de ferro, ácido fólico, vitaminas A, B6 e B12.

 

Como saber se minha imunidade está fraca?

Você pode realizar um hemograma para checar como estão as defesas do seu corpo. Nele, será observado a quantidade de glóbulos brancos, e se você quiser, também poderá solicitar uma análise dos índices vitamínicos do organismo. Assim, você saberá melhor qual vitamina precisará consumir mais. Aqui no LABVW, nós realizamos esse tipo de exame. Clique aqui e confira.

 

Esses foram os alimentos para incluir na sua dieta e aumentar a imunidade. Esperamos que com este artigo você possa criar receitas mais saudáveis e ricas em vitaminas e nutrientes. Gostou deste artigo? Então fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.