Check-up geral: comece 2020 com a saúde em dia

2020 acabou de começar: esse é um grande motivo para você se motivar e fazer coisas que costumava deixar esquecidas ou então proteladas. E, já que um novo ano se iniciou, por que não verificar se a sua saúde está em dia? Conhecido como “check-up” geral, é com ele que vários problemas de saúde podem ser evitados por meio da prevenção. Por isso, fazer uma consulta com seu médico de confiança é extremamente importante para você estar
tranquilo e saudável em 2020.

Qual a importância de fazer um check-up?

O check-up geral ajuda a prevenir e detectar doenças que ainda estejam em estágios iniciais. Você agora pode estar se questionando: “mas eu não tenho nenhum sintoma, estou bem”. Ótimo! Mas mesmo assim, muitas doenças se desenvolvem silenciosamente, sem nenhum sintoma. Não queremos te assustar: apenas mostrar a importância de se consultar ao médico com frequência. Pessoas que possuem um histórico familiar de doenças cardiovasculares, como infarto, por exemplo, derrame ou câncer, precisam ter um cuidado especial e fazer o check-up sem falta, com mais frequência ainda.

No entanto, não é somente uma consulta médica que vai indicar se você está saudável ou não. É também preciso realizar exames de rotina.

Por que fazer exames de rotina

Como falamos, muitas doenças se desenvolvem silenciosamente, e mesmo que não seja o seu caso, é sempre bom fazer exames para ter uma ideia de como o seu corpo está trabalhando. Exames simples, quando feitos com frequência, são suficientes para ter um resultado mais assertivo no check-up.

Vale lembrar que as consultas e exames rotineiros não são importantes apenas para crianças e idosos, mas para as pessoas de todas as idades, tanto mulheres quanto homens.

Como funciona o check-up geral?

Isso depende muito do seu médico e da preocupação que você tem com a sua saúde. Um rastreamento completo é a melhor opção. Muitos serviços de check-up contam com pacotes onde o paciente faz uma bateria de exames, no Lab VW você encontra um conjunto de exames selecionados para avaliar a sua saúde de maneira completa. Dentre eles alguns dos mais requisitados pelos médicos são:

● Hemograma
● Glicose
● Colesterol
● Triglicerídeos
● Glicemia
● Creatinina
● Ácido Úrico
● Hepatograma
● Exame de fezes e urina
● Exames de tireoide
● Teste ergométrico

Hábitos saudáveis contam muito

Além de fazer um check-up regularmente, ter hábitos saudáveis contribui muito para evitar doenças. Além disso, eles aumentam a chance de cura caso você esteja doente ou passe a desenvolver alguma doença. Portanto, busque se exercitar, comer e dormir bem, diminuir o estresse, além de estar perto de pessoas que você gosta e, claro, fazer o que gosta durante a sua rotina. Essas pequenas coisas contribuem muito para a sua saúde física e mental.

Depois de ler este texto, você está mais determinado(a) em fazer um check-up? Pense bem e espalhe essa ideia para os seus amigos e familiares. Fique também de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Feliz 2020!

Atendimento 👩‍⚕️