Câncer infantil: atenção aos sintomas

O câncer infantil é uma das doenças que mais leva crianças a óbito. Segundo o Ministério da Saúde, é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 1 a 19 anos, pois é uma doença difícil de ser diagnosticada logo no início. E de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são registrados cerca de 12 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil. É uma enfermidade que abala todo tipo de pessoa em qualquer idade, porém, quando acomete crianças, há ainda o desafio de fazê-las entender sobre o tratamento que virá pela frente.

Apesar da gravidade da doença, um número muito alto de crianças consegue ser curadas, se forem diagnosticadas cedo e obtiverem o devido tratamento. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a manter maior atenção aos sintomas do câncer infantil. Continue lendo:

Em primeiro lugar, o que é o câncer infantil?

Muito provavelmente você esteja se perguntando sobre o que se trata essa doença. O câncer, na verdade, é o nome dado ao conjunto de mais de 100 doenças nas quais ocorre o crescimento desordenado de células anormais. Essas células podem invadir tecidos e órgãos e formar tumores malignos, que por sua vez podem se alojar em qualquer lugar do corpo.

O câncer infantil, como especifica já no nome, é o conjunto dessas doenças que acometem crianças e adolescentes. Os mais comuns são: leucemias, tumores do sistema nervoso central, linfomas e tumores sólidos (como o neuroblastoma, sarcoma e o Tumor de Wilms).

Por que ele surge?

O câncer em pessoas adultas está ligado a riscos de exposição, como envelhecimento, tabagismo, má alimentação, alcoolismo, etc. No entanto, o câncer infantil não tem relação nenhuma com fatores ambientais ou de estilo de vida, por isso, muitas crianças não têm contato com a maioria desses riscos de exposição.

O que acontece, contudo, é que as células cancerígenas se multiplicam muito mais rápido em crianças, o que pode desenvolver a doença mais rapidamente. Por isso, torna-se essencial o diagnóstico já no início do câncer. Conheça agora os principais sintomas da doença.

Principais sintomas do câncer infantil

  • Perda de peso contínua e inexplicável;
  • Dores de cabeça com vômito, principalmente no período da manhã;
  • Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações;
  • Alterações oculares: pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;
  • Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos;
  • Palidez perceptível ou cansaço prolongado;
  • Febres recorrentes não causadas por infecções;
  • Sudorese noturna;
  • Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local.

Como funciona o tratamento?

O tratamento vai depender do tipo e estadiamento da doença. Muitos casos são tratados com quimioterapia, porém cirurgia, radioterapia e transplante de células-tronco também são opções possíveis para combater o câncer. Além disso, novas opções terapêuticas, como a terapia alvo e imunoterapia também têm mostrado resultado.

Agora, no dia 15 de fevereiro, comemoramos o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. Nós esperamos que este artigo tenha te conscientizado sobre essa doença. Tenha sempre atenção aos sintomas e, no aparecimento de algum deles, opte sempre por procurar um médico o quanto antes. O câncer infantil pode ser melhor combatido quando diagnosticado cedo.

Gostou desse conteúdo? Então, fique de olho em nosso blog para mais artigos como este. Até a próxima!

Atendimento 👩‍⚕️