O nosso corpo é uma grande máquina com diversas engrenagens, sistemas e mecanismos próprios que fazem muita mágica acontecer. Uma delas é a absorção de nutrientes, como vitaminas, minerais. Na matéria de hoje, iremos falar sobre como o nosso corpo absorve os nutrientes e de que forma você pode potencializar esse sistema. Vem com a gente!
Como funciona a absorção de nutrientes
Durante a nossa digestão, os alimentos são decompostos em pequenas moléculas mais simples, com a ajuda de processos mecânicos e químicos que são próprios do nosso organismo. Dessa forma, os alimentos (que agora são moléculas) podem passar as paredes do tubo digestivo (considerado como meio externo) e ir para o sangue e linfa (meio interno). A partir disso, podem ser conduzidos até as nossas células, onde são utilizados no metabolismo.
Mas apesar dessa mágica natural acontecer, não quer dizer que o seu corpo irá absorver a quantidade total de nutrientes que um alimento possui. Na verdade, a porcentagem é bem baixa. Um exemplo disso é com o feijão: nosso organismo absorve apenas 10% do ferro que contém nele. No entanto, se ele for combinado com um outro alimento que seja fonte de vitamina C (tipo a laranja) e também adicionar vegetais verdes ao prato, essa absorção sobe para 40%! Por isso que aquela combinação clássica de feijão com pimentão verde e uma laranja no canto do prato é tão famosa!
Essa associação que comentamos acima é um exemplo de biodisponibilidade, que iremos explicar no próximo tópico.
O que é biodisponibilidade?
Você já ouviu falar sobre o conceito de biodisponibilidade? Em termos práticos, é quando alimentos com categorias de nutrientes diferentes se juntam e são absorvidas pelo organismo. Quando nós comemos, os nutrientes dos alimentos interagem em nosso corpo, potencializando a ingestão de vitaminas, minerais.
Essa combinação não serve apenas para matar a fome e gerar uma diversidade de gostos para o seu paladar. Isso melhora o sistema imunológico, fortalece os músculos e também contribui para o emagrecimento natural. Por isso que é tão essencial que você tenha uma alimentação “colorida”, pois isso abrange os mais diversos alimentos.
Combinações que aumentam a absorção de nutrientes:
Ficou com curiosidade sobre que outros alimentos podem ser combinados para aumentar a absorção de nutrientes do corpo? Confira alguns exemplos:
- Tomate + abacate (gorduras monoinsaturadas e licopeno)
- Laranja + beterraba (vitamina C + ferro)
- Leite + cereal (lactose + cálcio)
- Aveia + morango (vitamina D e vitamina C)
- Carne + suco de acerola (ferro + vitamina C)
- Abóbora + semente de girassol (vitamina E + betacaroteno)
- Castanha + cenoura + abóbora + manga + espinafre (vitaminas A e D)
E quais combinações devem ser evitadas?
Infelizmente, algumas combinações não trabalham tão bem juntas. O cálcio pode diminuir a utilização do ferro em nosso organismo quando associados. Veja exemplos:
- Feijão + leite
- Vegetais verdes + leite
- Carnes vermelhas + leite
- Soja + frutos do mar
- Ovo + verduras escuras
Fique de olho também nas combinações para não comprometer a biodisponibilidade do seu organismo!
Outras dicas para aumentar a absorção de nutrientes:
Além das combinações de alimentos, temos outras dicas para você colocar em prática. Dá uma olhada:
- Tome água após os exercícios: se você não correu uma maratona, o ideal é que tome água ao invés de bebidas energéticas.
- Agite a garrafa de leite de soja, amêndoa ou arroz: o cálcio e vitamina D contidas nas garrafas não se dissolvem facilmente no líquido, ficando no fundo da embalagem.
- Tempere a salada com azeite: legumes e verduras possuem vitaminas lipossolúveis (solúveis em gorduras), como A, E e K, e vários antioxidantes, que precisam de gordura (nesse caso o azeite) para serem absorvidos pelo organismo.
- Triture sementes de linhaça: elas são ricas em ômega-3, fibras e lignanas (antioxidantes) mas devem ser ingeridas trituradas ou em pó, pois podem não ser absorvidas pelo organismo se forem ingeridas inteiras.
Este foi o nosso artigo sobre como o corpo absorve os nutrientes. Se você gostou do conteúdo, fique de olho em nosso blog para mais matérias como esta. Até a próxima!