Exames ginecológicos - Laboratório Verner Willrich

Exames ginecológicos

Exames ginecológicos

A eficácia do exame de Papanicolau é determinada, também, pela qualidade do material coletado. Este, por sua vez, depende muito dos cuidados tomados pela mulher antes da realização do exame.

No intuito de minimizar a interferência de fatores externos na qualidade do exame, é necessário que o profissional de saúde, oriente de forma adequada as mulheres acerca das medidas que devem e que não devem ser tomados dias antes da realização da consulta ginecológica.

As pacientes devem ser orientadas quanto aos seguintes cuidados a serem observados antes da realização do exame ginecológico:

– Tomar banho antes do exame: a fim de minimizar agentes causadores de infecções. Apesar de o procedimento não envolver diretamente o sistema circulatório, esta recomendação é importante para diminuir a possibilidade de infecções e facilitar a visualização de lesões e outras alterações.

– Aparar os pelos pubianos e axilares: essa atitude também facilita a visualização e identificação de alterações.

– Não fazer uso de medicação com cremes vaginais ou duchas intravaginais de 24 a 48 horas que precedem o dia da coleta: essa recomendação é necessária para evitar que o conteúdo vaginal e outros elementos vaginais e do colo uterino sejam alterados ou retirados por cremes ou duchas, o que dificultaria ou impediria o diagnóstico preciso das alterações celulares e epiteliais.

– Evitar relações sexuais de 24 a 48 horas antecedentes ao exame: durante as relações sexuais, pode ocorrer liberação de secreções, do homem e/ou da mulher, que podem alterar as características do conteúdo vaginal, dificultando o exame citopatológico.

– Não estar no período menstrual: aguardar o quinto dia após o término da menstruação. É importante salientar que pequenos sangramentos, de origem não menstrual, não constituem impedimento para a coleta, principalmente nas mulheres na pós-menopausa.

Essas orientações podem ser fornecidas às mulheres de maneira geral, em atividades de educação em saúde na sala de espera, ou de forma individualizada, na ocasião da procura pelo exame, em visitas domiciliares ou na ocasião de outras consultas, por exemplo.

Além das orientações específicas sobre os cuidados para manutenção da qualidade do material a ser coletado para análise laboratorial, os profissionais de saúde poderão, também, aproveitar as ocasiões para explicar o exame ginecológico em si, bem como para esclarecer dúvidas.

Voltar

Conheça nossas unidades!

Elas estão estrategicamente localizadas para que possamos estar mais próximos de você.

Ver unidades

Atendemos você na hora!

Você pode agendar o melhor dia e horário para a sua coleta, na unidade em que preferir.

Agendar coleta

Falar pelo WhatsApp