O que o seu sangue pode revelar sobre a sua saúde? - Laboratório Verner Willrich

Por: - Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380
Publicado em 08/07/2019

O que o seu sangue pode revelar sobre a sua saúde?

O que o seu sangue pode revelar sobre a sua saúde?

Você sabia que temos, em média, de 5 a 6 litros de sangue correndo em nossos vasos sanguíneos? Apesar de ser difícil precisar a quantidade exata, podemos afirmar que o sangue corresponde entre 7% e 8% do nosso peso. E, como transporta oxigênio e nutrientes para todo o corpo, o sangue é um grande protagonista quando o assunto é avaliar nosso estado de saúde.

Ouça este conteúdo:

 

Quando médicos ou nutricionistas solicitam uma série de exames laboratoriais, é comum que os pacientes se assustem, por pensarem que podem estar com alguma doença. Mas, tal desespero não se justifica, visto que o nosso sangue pode revelar muitas informações sobre o nosso organismo, para além das enfermidades.

O exame de sangue é imprescindível para que os profissionais da saúde possam avaliar como está seu metabolismo e o funcionamento de suas estruturas internas. Com ele, em conjunto com outras informações, como o histórico familiar e a presença de sintomas, o médico tem em mãos dados individualizados para realizar um diagnóstico precoce ou orientar algum tratamento.

Os resultados obtidos pela análise clínica são essenciais para aumentar as chances de cura, pois, quando diagnosticada precocemente, a doença é tratada com muito mais eficácia. Em casos de câncer, por exemplo, o diagnóstico precoce aumenta, consideravelmente, a remissão do tumor.

Para se ter uma ideia, o exame P2PSA analisa chances do desenvolvimento de câncer de próstata, em homens ainda sem sintomas da doença. O exame é recomendado para todos os homens a partir dos 50 anos e, atualmente, é indicado antes mesmo do exame físico.

Mas, o que o exame de sangue pode mostrar?

hemograma é um dos exames de sangue mais completos, sendo responsável por identificar as condições do organismo, em especial, das células que compõem o sangue. Por meio do teste, é possível verificar a quantidade de glóbulos vermelhos (células que carregam oxigênio), glóbulos brancos (células que combatem as infecções), a hemoglobina (proteína que carrega o oxigênio), plaquetas (responsáveis pela coagulação do sangue), bem como hematócritos e o volume corpuscular médio.

Com um hemograma completo, o médico pode avaliar se:

  • O paciente apresenta anemia ou infecções;
  • O paciente está respondendo bem a algum tratamento;
  • O paciente está com níveis baixos de células no sangue.

Outras informações que o sangue pode revelar

Saúde cardiovascular

perfil lipídico, é feito a partir de testes com o sangue, com o objetivo de avaliar a quantidade de moléculas de gordura na circulação sanguínea. Dessa forma, é possível avaliar os riscos de doenças cardiovasculares, bem como os valores do colesterol e triglicerídeos. Esses exames são solicitados em exames de rotina e por quem sofre com hipertensão, diabetes e obesidade.

Diabetes

quantidade de glicose na circulação sanguínea também é avaliada por um simples exame de sangue. Ou seja, é possível identificar se estamos com diabetes e suas distintas variações, a partir da presença desses anticorpos (ICA, IAAs, GAD e IA-2).

Saúde dos rins

Exames de sangue também podem demonstrar disfunções nos rins. A creatinina alta pode ser um indicador de que há algum problema renal. Não somente o exame de sangue, mas também o exame de urina pode complementar a análise médica.

Saúde da tireoide

exame de TSH e T4, que são os hormônios da tireoide, também são uma rica fonte de informações sobre o organismo humano. Além de constatar a possibilidade de hiper ou hipotireoidismo, o exame de sangue, também, pode auxiliar no diagnóstico precoce de câncer na tireoide.

Faça check-ups periódicos

Como tudo na vida muda, com o sangue não seria diferente. Por isso, é sempre bom ficar atento ao sinais do seu corpo e fazer um check-up anualmente (ou quando o médico requisitar).

Aliado a periodicidade dos exames, não devemos esquecer de manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos: esse conjunto de ações pode prevenir o desenvolvimento de várias doenças e contribuir para melhorar cada vez mais a qualidade de vida.

Confira como aplicar hábitos saudáveis no seu dia a dia: 7 dicas de saúde para toda a família

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares, ajude-os entender a importância do nosso sangue!

Material escrito por:
Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380

Adriana Helena Sedrez é farmacêutica bioquímica especialista em Microbiologia Clínica pela PUC-PR. Na LabVW, Adriana coordena o setor de Hematologia Clínica, é gerente de Recursos Humanos e responsável pelo Atendimento ao Cliente.