8 exames essenciais para quem tem obesidade

Como saber os efeitos da obesidade na sua qualidade de vida? Essa é uma questão muito importante para as pessoas que estão acima do peso ficarem mais atentas à sua saúde. A obesidade é fator de risco para diversas doenças mas, se bem monitorada, é possível cuidar do seu corpo e garantir seu bem-estar físico e emocional.

Ouça este conteúdo:

 

Por isso, se você sofre com distúrbios de peso é fundamental fazer um acompanhamento com um especialista e verificar como anda a sua saúde por meio de exames específicos para o controle da obesidade.

Confira a lista de exames para a obesidade que preparamos para você cuidar da sua saúde e evitar possíveis complicações.

O que é obesidade?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, cerca de 27 milhões de brasileiros são considerados obesos. A obesidade se caracteriza como uma doença crônica e que está relacionada com uma série de outros problemas de saúde.

Por exemplo, o indivíduo obeso tem chances bastante elevadas de desenvolver:

  • hipertensão arterial;
  • diabetes;
  • doenças cardiovasculares;
  • tumores de intestino;
  • tumores de vesícula;
  • artrose;
  • artrite;
  • pedra na vesícula.

Além disso, a obesidade é um fator desencadeante para problemas psicológicos como a alteração da autoestima e depressão.

Sabemos que a obesidade é uma condição na qual o indivíduo encontra-se muito acima do peso, mas qual a diferença entre estar apenas acima do peso e ser considerado obeso?

Como saber que o sobrepeso virou obesidade?

O que apontar um indivíduo com obesidade é o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que pode ser feito pela divisão do peso (em kg) pela altura (em metros) elevada ao quadrado.

Por isso, caso o resultado seja superior à 30 kg/m2, o indivíduo será considerado obeso. A classificação de peso normal fica entre 18,5 até 24,9 kg/m2, e o apontamento para o sobrepeso se dá entre os resultados entre 25 e 29,9 kg/m2.

Além disso, o cálculo do IMC pode classificar a obesidade em três estágios:

  • obesidade leve (IMC: 30 a 34,9 kg/m2);
  • obesidade moderada (IMC 35 a 39,9 kg/m2);
  • obesidade grave ou mórbida (IMC maior de 40 kg/m2).

Principais exames para quem tem obesidade

O controle da obesidade deverá ser acompanhado regularmente por um endocrinologista, nutricionista, cardiologista e qualquer outro profissional especializado nos problemas de saúde que podem decorrer da obesidade.

No LabVW, pacientes com obesidade podem realizar uma série de exames para análise do metabolismo e funcionamento corporal. Conheça os mais comuns!

  1. Perfil lipídico: avalia as taxas de LDL (o colesterol “ruim”), HDL (o colesterol “bom”), VLDL e triglicerídeos.
  2. Funcionamento do fígado: verifica os índices de gordura no fígado. Os mais solicitados são aspartato aminotransferase (TGO), ultrassonografia hepática, alanina aminotransferase (TGP).
  3. Teste de tolerância à glicose (CTT): verifica os índices do diabetes mellitus.
  4. Funcionamento da tireoide: investiga os fatores ligados ao hipotireoidismo. são realizados os exames de TSH, T4 livre, anticorpos anti-tireoglobulina e anti-peroxidase.
  5. Bateria de exames hormonais: avalia os níveis hormonais Podem ser realizados os exames de: androstenediona, testosterona, hormônio folículo-estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), 17-hidroxiprogesterona (17-OHP) plasmática (basal ou estimulada por corticotropina), dehidroepiandrosterona (DHEAS) plasmática (basal ou estimulada por corticotropina).

Esses são exames básicos para o controle da obesidade, mas, de acordo com cada caso, o especialista poderá ainda fazer suas recomendações específicas e solicitar outros procedimentos laboratoriais.

Caso você não seja obeso, mas sofre com problemas de peso, é muito importante fazer o acompanhamento prévio da obesidade, também por meio desses testes. A obesidade pode ser controlada e até revertida, mas o mais importante é manter sua qualidade de vida.

Já sabe escolher o seu laboratório de análises clínicas? Conte com o LabVW para realizar seus exames, pré-agende agora mesmo.

Atendimento 👩‍⚕️