Quais são os tipos de colesterol e como afetam a saúde? - LabVW

Por:
Publicado em 14/04/2022

Quais são os tipos de colesterol e como afetam a saúde?

O colesterol é, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, essencial para a saúde, pois atua como componente de todas as membranas das nossas células, e junto com a proteína, faz parte das paredes dessas membranas estruturais, esse tipo de gordura deixa essa parede da célula mais fluida para permitir a entrada de nutrientes e saída de excretos. Existem tipos de colesterol e alguns fatores que influenciam as pessoas a terem tendência a eles, muitas vezes é por conta da genética e não somente por má alimentação, porém o que acontece em muitos casos é a combinação dessas duas coisas, o que acaba deixando inevitável a gravidade dessa doença no longo prazo.

Tipos de colesterol

O colesterol pode ser um problema para pessoas que já tem uma certa idade, geralmente acima de 50 anos, hipertensos, tabagistas, e sedentários, para esses a propensão de infarto é alta. Isso se dá por conta do entupimento das artérias por placas formadas pelo consumo excessivo de gordura. Esse entupimento da fluidez do sangue acontece pelo chamado “colesterol ruim”, ou LDL, que gruda nas paredes das artérias e com o passar do tempo pode vir a causar sérios problemas. Por outro lado, existe o colesterol bom, ou HDL, que faz o processo inverso, limpando essas paredes.

É importante dizer que nosso corpo produz cerca de 75% do colesterol em nosso corpo, e o responsável por esse processo é o fígado. O restante, ou seja, 25%, é através da alimentação. O fato é que temos controle de um percentual baixo em relação ao todo, portanto nesse cenário, em uma tentativa de amenizar essas condições, uma dieta saudável é o mínimo a ser feito. As medicações são passadas em casos extremos, onde os índices já estão altos, o ideal é ter uma dieta saudável para não precisar delas.

Vale ressaltar também que o aumento dos índices de colesterol é silencioso e ao contrário de outras doenças, os sintomas são imperceptíveis, quando aparecem muitas vezes já é tarde para começar um tratamento. O recomendado sempre vai ser o acompanhamento médico regularmente.

 

Medidas certas

Os tipos de colesterol no sangue devem seguir uma medida:

  • HDL superior a 40 mg/dL;
  • LDL abaixo de 130 mg/dL para pessoas saudáveis, já para quem apresenta um quadro de colesterol alto a medida não deve ultrapassar os 70 mg/dl.

Existe também um terceiro tipo de gordura no sangue, o VLDL, que é um tipo de colesterol que transporta os triglicérides, e deve ser controlado da mesma forma que os demais, pois se acumulado em níveis altos pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

É importante destacar que quanto maior as taxas de HDL melhor, pois como dito anteriormente, essa gordura libera a fluidez do sangue nas artérias, porém sempre deve haver um equilíbrio, afinal, trata-se de gordura, e mesmo tendo uma função positiva, em excesso pode acabar também trazendo problemas

Aqui no LabVW realizamos exames para controle de colesterol e diversos outros, para saber mais ou agendar o seu exame, basta clicar aqui.

 

Alimentação e atividades físicas

Adotar hábitos saudáveis sempre vai ser uma boa escolha, e nesse caso acabar diminuindo o nível de colesterol ruim (LDL), melhorando o perfil lipídico e o risco de doenças cardíacas.

As atividades físicas recomendadas não necessariamente precisam ser relacionadas a treinos na academia ou algo semelhante. Caminhar, andar de bicicleta e subir escadas já são consideradas uma grande mudança, pois afetam diretamente o sistema cardiovascular.

Vale destacar que as atividades físicas não devem ser de alta intensidade, mas sim moderadas e por um tempo de duração maior, isso se encaixa perfeitamente com as caminhadas.

Se tratando da parte alimentar, algumas gorduras devem ser evitadas, como a saturada e a trans. Produtos como carne, vísceras, salsichas, lacticínios fazem parte da gordura saturada. Já bolachas, doces, salgados e margarinas são considerados alimentos com processamento industrial, e por isso pertencem a gordura trans. Esses alimentos devem ser evitados pois são responsáveis por afetar os tipos de colesterol, aumentando o LDL e diminuindo o HDL.

tipos de colesterol

Quais são as recomendações alimentares?

Alguns alimentos devem estar presentes em sua dieta, e outros devem ser evitados para um melhor controle dos índices, como, por exemplo:

  • Verduras, legumes e frutas;
  • Leguminosas, como feijão e lentilha;
  • Cereais integrais (arroz, aveia, trigo);
  • Carnes e derivados de leite integral de forma moderada;
  • Dar preferência a carnes brancas ao invés das vermelhas, como aves e peixes (atum, salmão);
  • Leite e derivados com pouca gordura;
  • Evitar alimentos fritos, dando prioridade para os cozidos e refogados;
  • Evitar lacticínios com um elevado teor de gordura, como leite e queijos gordos;
  • Reduzir ou substituir o sal por especiarias e ervas aromáticas.

 

O ideal para contornar essa situação é deixar de lado os embutidos e enlatados e preparar o alimento em casa, de uma maneira muito mais natural e assim ir controlando os ingredientes da dieta. Isso vale também para bolachas, bolos e doces, dessa forma a probabilidade de os índices baixarem é alta, fazendo com que os tipos de colesterol fiquem controlados.

Para ter acesso a mais conteúdos e dicas de saúde como essas, basta acessar o site e conferir nosso blog.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Veja também: