Novembro Azul: Alerta para a saúde dos homens. Previna-se! - Laboratório Verner Willrich


Publicado em 06/11/2020

Novembro Azul: Alerta para a saúde dos homens. Previna-se!

Novembro Azul: Alerta para a saúde dos homens. Previna-se!

O mês de novembro chegou, e com ele a luta contra o câncer de próstata se intensifica. Mensagens sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento dessa doença ganham força na internet, principalmente no que diz respeito a desmistificar o exame preventivo. Portanto, neste artigo, queremos trazer informações sobre o Novembro Azul e também um alerta para a saúde dos homens. Continue lendo:

 

O que é o Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma campanha que acontece todos os anos, neste mesmo mês, em 21 países diferentes. O objetivo principal é alertar os homens a respeito da necessidade da prevenção contra o câncer de próstata, no entanto, nos últimos anos, a campanha tomou proporções maiores. O Novembro Azul também busca conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde integral do homem, colocando em pauta as infecções sexualmente transmissíveis e saúde mental.

 

Os impactos do câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum nos homens brasileiros (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, e no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. É considerado um câncer da terceira idade: cerca de 75% dos casos acontecem em homens a partir dos 65 anos.

 

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula exclusiva masculina e que fica localizada na parte baixa do abdômen (abaixo da bexiga e na frente do reto). É um órgão pequeno, com formato de castanha, e que envolve a porção inicial da uretra (tubo onde a urina armazenada na bexiga é eliminada). A próstata também produz o sêmen e pesa cerca de 20 gramas.

 

O câncer de próstata se manifesta em uma área qualquer da glândula. À medida em que cresce, ele vai ocupando aos poucos os lobos direito e esquerdo da próstata.

Sintomas do câncer de próstata

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata tem evolução silenciosa durante sua fase inicial. Por isso, muitos pacientes acabam não apresentando sintomas. No entanto, na fase mais avançada, possuem sintomas mais intensos e graves. Confira:

  • Dores ósseas
  • Dores ao urinar
  • Vontade de urinar com frequência
  • Sangue na urina

 

Detecção precoce

Mesmo na ausência de sintomas, é aconselhável que homens a partir dos 45 anos realizem o exame de toque retal com um urologista de confiança. Este exame permite que o médico avalie as alterações da glândula, como por exemplo o endurecimento ou presença de nódulos suspeitos. Cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados durante o exame de toque retal, no entanto, se o médico possuir dúvidas, outros exames poderão ser solicitados, como as biópsias (que retiram fragmentos da próstata para análise), guiadas pelo ultrassom transretal.

 

É aconselhável, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, que o exame do toque seja feito de maneira anual e a partir dos 45 anos. Além desse exame, também é possível fazer o PSA: um exame de sangue laboratorial que pode detectar a doença. No entanto, ele não substitui o exame do toque; é apenas complementar. Em determinadas idades, inclusive, é indicado fazer os dois. É importante consultar um médico para que ele determine a necessidade e periodicidade de fazer cada exame – que vai depender das especificidades de cada paciente.

 

Mantendo a saúde e bem-estar

Como mencionamos no início deste artigo, o Novembro Azul não trata apenas da prevenção contra o câncer de próstata, embora este seja o seu principal objetivo. Também é necessário conscientizar a respeito de cuidados para a saúde e bem-estar do homem, como por exemplo:

  • Manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes;
  • Praticar atividades físicas;
  • Manter uma atividade sexual segura e saudável;
  • Evitar o sobrepeso e a obesidade, que podem impactar diretamente na saúde;
  • Manter consultas e exames de rotinas em dia;
  • Evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas;
  • Participar de atividades culturais;
  • Se relacionar com pessoas agradáveis.

 

Este foi o nosso artigo sobre o Novembro Azul. Nós esperamos que este texto tenha sido um alerta para a saúde dos homens. Compartilhe este conteúdo com os homens que você conhece e previna-se contra o câncer de próstata. Até mais!

[contact-form-7 id="824" title="Newsletter" html_name="Newsletter Blog"]