Intolerância à lactose: quando fazer o exame - Laboratório Verner Willrich


Publicado em 20/08/2020

Intolerância à lactose: quando fazer o exame

Intolerância à lactose: quando fazer o exame

A intolerância à lactose tem se tornado cada vez mais comum nas pessoas. Quando éramos bebês, dependíamos do leite materno para nos desenvolvermos. Mas, com o passar do tempo, o nosso corpo pode parar de produzir a lactase, que é a enzima que faz a quebra do leite. E, dessa forma, podemos desenvolver a intolerância à lactose.

Pode acontecer em crianças, adolescente, adultos ou idosos. Essa insuficiência não tem idade e na maioria dos casos não é um fator hereditário. Portanto, precisamos sempre ficar de olho em nossa alimentação e em como o nosso corpo responde a ela. Mas uma dúvida muito frequente é: como saber se tenho intolerância à lactose e quando fazer o exame? No blog de hoje, vamos te explicar um pouquinho mais como isso funciona. Continue lendo:

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total do organismo de produzir a lactase. A lactase é a enzima que quebra a lactose, açúcar presente no leite. Por não ter essa enzima, as moléculas de lactose vão se acumulando no intestino e sendo fermentadas por bactérias que vivem ali, provocando o mal-estar característico desse distúrbio.

Os sintomas são bem conhecidos e podem ser percebidos algumas horas após a ingestão de leite ou produtos que contenham o leite em sua composição. Por conta da fermentação das bactérias, é muito comum que a pessoa sinta dor e inchaço abdominal, gases, diarreia, náusea, azia e dor de cabeça.

Como saber se estou com intolerância?

Se você sente alguns dos sintomas acima e suspeita de que seja intolerância à lactose, é recomendado fazer um teste de exclusão alimentar. Fique sete dias sem consumir leite de vaca, produtos derivados e que possuem esse tipo de leite em sua composição. Então, preste atenção se os sintomas irão diminuir ou passar completamente. Depois, beba um pouco de leite e aguarde algumas horas para ver com o seu organismo irá reagir.

Porém, estes mesmos sintomas podem ser confundidos com a síndrome do intestino irritável, a doença de Crohn e a doença celíaca, por exemplo. Portanto, somente um profissional da saúde, após exames laboratoriais, poderá constatar se a sua disfunção é intolerância à lactose.

Quando fazer o exame

Havendo as suspeitas de intolerância, o ideal é que você procure um médico que possa te auxiliar no diagnóstico. Dessa forma, ele provavelmente irá solicitar um exame que comprove (ou não) a presença das enzimas lactase no seu sangue. Existem três testes que podem ser feitos:

  • Teste respiratório: o paciente ingere uma certa quantidade de alimentos que possuem lactose, e depois se submete ao exame, que leva em conta a quantidade de hidrogênio expirado.
  • Teste de acidez nas fezes: após o paciente consumir produtos com lactose, é feito um exame de fezes, onde é analisado o nível de acidez presente na amostra.
  • Teste sanguíneo: em jejum, o paciente recebe no laboratório uma alta dose de lactose. Depois, são colhidas 3 amostras de sangue em momentos diferentes, com o objetivo de avaliar os níveis de glicose.

Prevenção e tratamento

Não tem como prevenir essa insuficiência. Porém, ter uma alimentação rica em vitaminas, frutas e vegetais ajuda a manter uma dieta saudável para qualquer pessoa. Quando diagnosticada com intolerância à lactose, é preciso parar de consumir leite de vaca. Da mesma forma, todos os alimentos derivados e que possuem leite na sua composição.

No entanto, vale ressaltar que há uma alternativa para quem gosta muito de consumir leite e que não queira cortá-lo totalmente de sua vida. Em farmácias, pode ser comprado um suplemento de lactase (enzima que digere o leite) e colocá-lo nas receitas junto do leite, ou então tomá-lo antes de consumir a comida.

Como o leite de vaca é muito rico em cálcio, é importante que as pessoas com intolerância aumentem o consumo de outros alimentos que sejam fontes de cálcio. Dessa forma, os ossos continuam saudáveis e a taxa de vitaminas permanece balanceada.

Este foi o nosso artigo sobre quando fazer o exame de intolerância à lactose. Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas – e novamente, se você tiver algum sintoma, procure o seu médico de confiança. Continue lendo o nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.