Exercício físico nas férias: Quais fazer?

Você sabe como se manter ativo nas férias? É praticando algum tipo de exercício físico. É muito comum relacionar as férias com noites de festas e tardes no sofá. Tendo como prioridade o descanso, acabamos esquecendo de nos exercitar ou então tiramos férias dos próprios exercícios físicos – que podem vir com recesso de academias e estúdios. No entanto, é preciso ficar atento para não deixar o corpo sofrer nesse período.

Por isso, separamos 5 tipos de exercícios físicos para você fazer nas férias e que combinam bastante com o verão. São atividades simples, que não requerem aparelhos ou cenários complicados. A maioria deles vai precisar apenas do seu corpo e disposição. Confira:

Caminhada

A caminhada é uma prazerosa recomendação para quem quer iniciar uma rotina de exercícios de forma mais leve. Essa atividade requer apenas um amplo percurso, que pode ser uma volta na rua, no quarteirão ou no bairro, proporcionando uma experiência sensorial e de contato ao ar livre.

Sendo um exercício físico de baixo custo e podendo ser praticada individualmente ou em grupo, a caminhada ajuda no aspecto emocional, uma ótima opção para amenizar o estresse e a ansiedade. Mas lembre-se de usar roupas confortáveis e tênis adequados para não sentir dor no dia seguinte.

Pular Corda

Popularmente relacionada à brincadeira de criança, o exercício de pular corda atualmente está ganhando força no meio fitness, como academias e crossfit. E por ser uma atividade que requer apenas uma corda e um pequeno espaço, é uma ótima alternativa para quem gosta de se exercitar ao ar livre ou em casa.

Com o corpo todo em movimento, os benefícios de pular corda incluem um aumento da frequência cardíaca, melhora no condicionamento físico e elevada queima calórica. Esta atividade também auxilia a parte cerebral, exercitando o equilíbrio e a coordenação motora.

Andar de bicicleta

Além de um ótimo meio de transporte para fugir do trânsito, andar de bicicleta pode ser uma saída diferente para quem quer apenas se exercitar. Para pessoas que estão iniciando a vida fitness, a atividade pode ser feita em pequenos trechos, aumentando gradativamente até chegar em trajetos mais longos.

É um exercício que trabalha muito os membros inferiores, tonificando a região das pernas e auxiliando na frequência cardíaca. É uma alternativa para quem gosta de fazer grandes percursos em um curto período de tempo.

Yoga

Agora, para quem prefere uma atividade mais calma e com pouca movimentação, o yoga é a melhor opção. Este exercício físico apenas necessita de um tapete e um lugar confortável, que pode ser tanto dentro de casa (quarto, sala, varanda) como ao ar livre (gramado, praia, bosque).

O yoga é ótimo para quem busca um maior aumento de força corporal, além de um emagrecimento de forma diferente dos convencionais exercícios aeróbicos. A atividade também auxilia na correção da postura e aumento da flexibilidade, além de possuir a filosofia de autoconhecimento, concentração e relaxamento.

HIIT

O treino HIIT é uma ótima alternativa para pessoas que não possuem muito tempo para se exercitar. É considerado uma atividade de nível intenso, fazendo um maior esforço e movimentação num curto período de tempo. É indicado para quem busca uma melhora no condicionamento físico e, principalmente, o emagrecimento.

Seus benefícios incluem uma melhora na pressão arterial e da condição cardiorrespiratória. Para essa atividade, é aconselhado o acompanhamento prévio de um profissional de saúde e/ou de exercício, para indicar o nível de intensidade mais adequado. Você pode encontrar vários treinos disponíveis no Youtube, por exemplo, ou lives gratuitas no Instagram.

Este foi o nosso artigo sobre exercício físico nas férias. Nós esperamos que pelo menos uma dessas 5 dicas para se exercitar no verão entre na sua lista de coisas para fazer em 2021. Gostou do conteúdo? Fique de olho em nosso blog para mais artigos como este. Até a próxima!

Atendimento 👩‍⚕️