Anemia: O que é? quais são os sintomas? - Laboratório Verner Willrich


Publicado em 27/04/2021

Anemia: O que é? quais são os sintomas?

Anemia: O que é? quais são os sintomas?

Apesar da anemia ser uma das doenças mais frequentes na medicina e ter uma condição comum, ela é muitas vezes mal diagnosticada e também mal explicada para os pacientes. Isso porque ela nem sempre vai ser sobre a falta de vitaminas no sangue. Por isso, é preciso de mais informação, realização de exames e tratamentos específicos para combater esta doença.

Neste artigo, você vai entender o que é anemia e quais são as causas e sintomas dessa doença.

O que é a anemia?

De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), anemia é caracterizada pela queda no conteúdo da hemoglobina, levando à diminuição da capacidade de transporte de oxigênio para o sangue.

Você precisa entender que existem vários tipos de anemia. Porém, a mais comum é a anemia causada por deficiência de ferro. É chamada de Anemia Ferropriva e corresponde a cerca de 90% dos casos.  Por tanto, ela faz parte da categoria de “Anemia Adquirida”, como chamamos, que compreende as que podem acontecer por carência de nutrientes (como ferro e vitaminas B12), alterações na medula óssea ou então por outras doenças que venham causar a anemia em segundo plano. No entanto, também existe a categoria de “Anemia Hereditária”, que geralmente corresponde a alterações genéticas durante a fabricação dos glóbulos vermelhos.

Causas da anemia

Os tipos de anemia podem ser causados pela não produção de células sanguíneas vermelhas que sejam suficientes para o corpo. Também podem aparecer após grandes sangramentos, que fazem com que a pessoa perca uma alta quantidade de glóbulos vermelhos mais rapidamente do que possam ser substituídos. Além disso, um tipo de anemia específico, chamado Hemolítico, pode surgir pela distribuição errada dos glóbulos vermelhos.

Quais são os sintomas

Os sintomas da anemia são muito gerais e podem ser confundidos com outras doenças. Confira quais são os mais comuns:

  • Falta de apetite;
  • Cansaço generalizado;
  • Palidez (principalmente na parte interna dos olhos e gengivas);
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Mãos e pés frios;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Coração acelerado;

Uma velha e eficiente dica é sempre checar a conjuntiva, que é a membrana que recobre o olho e a região de dentro da pálpebra. Em pessoas saudáveis, ela costuma ser avermelhada; já em anêmicos, ela é quase da cor da pele da pessoa.

Exames e diagnósticos

Se você sentir algum dos sintomas listados acima, é preciso manter a atenção. Caso ele persista, procure um médico – pode ser um clínico geral. Além do exame físico durante a consulta, este profissional provavelmente irá solicitar exames para ter certeza do surgimento da doença. O mais comum é o hemograma completo: ele detecta o valor da taxa de hemoglobina no corpo, se está baixa e se o formato dos glóbulos vermelhos está alterado. Além disso, também podem ser realizados exames laboratoriais para analisar a deficiência de vitaminas.

Como funciona o tratamento da anemia

Como já mencionamos, existem vários tipos de anemias. Consequentemente, elas devem ser tratadas de maneira individual e personalizada para cada caso. As Anemias Adquiridas geralmente podem ser tratadas com medicamentos que aumentem a quantidade de nutrientes que estejam em deficiência. As Anemias Hereditárias – e também aquelas causadas por problemas na medula óssea necessitam de tratamentos mais específicos.

O LABVW é referência na execução de exames laboratoriais. Você pode entrar em contato conosco para receber um orçamento de nossos hemogramas completos e dos demais testes para analisar a deficiência de vitaminas.

Você entendeu o que é anemia e quais são as causas e sintomas dessa doença? Fique de olho em nosso blog para ler mais assuntos como este.

 

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.


    Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0