5 dicas para começar o dia bem - Laboratório Verner Willrich

Por: - Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380
Publicado em 09/01/2019

5 dicas para começar o dia bem

5 dicas para começar o dia bem

Algumas dicas para começar o dia bem podem transformar o seu dia e a sua vida. Passos básicos, mas muito eficazes são capazes de alterar positivamente a saúde de qualquer pessoa, se mantido a longo prazo.

Por isso, na busca pela longevidade, por que não começar pelos bons hábitos matinais?

Corpo saudável é mente sã: confira 5 medidas que proporcionam bem estar e dão força para que você consiga lidar com as dificuldades de cada dia.

1. Ter uma boa noite de sono

Dormir é o momento em que o corpo recarrega suas energias para iniciar um novo ciclo todos os dias. Por isso, é importante prezar por esse momento de descanso para que os músculos se relaxem e a memória não seja prejudicada.

Além disso, é apenas durante o sono tranquilo que muitas funções biológicas atuam no nosso organismo. Dentre os benefícios de dormir bem, está também o controle do estresse, a melhoria do humor, o estímulo do bom raciocínio e o equilíbrio dos hormônios que controlam o apetite.

2. Acorde cedo

Acordar com pressa é sempre um indício de que o dia será estressante, pois já despertamos na correria. Dessa maneira, uma atitude muito eficaz para trabalhar o seu bem estar durante o dia é acordar sempre um pouco mais cedo do que o já esperado.

Assim, é possível despertar com calma e tranquilidade e desfrutar do tempo silencioso pela manhã, tomando um banho ou um café da manhã. Mas para conseguir acordar cedo sem que isso seja um esforço é importante também não dormir tarde.

3. Mexa-se!

Exercitar-se no período matinal é um hábito essencial para ajudar a criar disciplina na vida, além de atuar diretamente no aumento da produtividade diária.

Isso acontece pois, fazendo exercícios físicos pela manhã, seu organismo se acostuma a funcionar cedo e é muito mais difícil que o estresse te atinja. A endorfina liberada durante a prática física  promove sensações de prazer e bem estar, que tendem a te acompanhar por todo o dia.

4. Espreguiçar é fundamental

Também é muito importante fazer um alongamento pela manhã. Dessa maneira, é possível respirar corretamente, manter a postura ereta e diminuir a tensão muscular.

Você pode desenvolver um programa de alongamento com a ajuda de um especialista ou apenas começar o dia se espreguiçando bem.

O próprio espreguiçar já é uma maneira de se alongar antes de levantar da cama, o que lhe deixa mais consciente do seu próprio corpo e te ajuda a relaxar durante o dia.

5. Beba água

A água é o líquido da vida, que permite que inúmeras reações químicas do organismo e funções corporais possam funcionar em equilíbrio. Além disso, é por meio da hidratação do corpo que o cérebro funciona corretamente e fica em constante alerta.

Por isso, ingerir água logo pela manhã auxilia no bom funcionamento dos rins, melhora o trato digestivo, mantém a elasticidade da pele e protege as articulações e músculos.

Acordar e ingerir água antes mesmo de escovar os dentes é uma ação que também traz mais energia para começar o dia. A indicação é beber pelo menos um copo e até quatro copos de água logo ao despertar.

Cuide-se: você é muito importante!

Esses são apenas algumas das medidas indicadas para começar o seu dia com saúde e bem estar.

Por isso, é importante manter a frequência de realizar consultas regulares com um médico de confiança, assim outros hábitos específicos para você poderão ser incluídos à sua rotina.  Além dessas dicas para iniciar o seu dia com maior disposição, é fundamental realizar check-ups regulares para verificar se as atitudes estão gerando resultados positivos.

Faça check-ups regulares

Os testes laboratoriais confirmam o seu estado de saúde e adiantam o diagnóstico no momento da consulta. No LabVW, é possível realizar check-ups antes mesmo de ir ao médico, o que otimiza o trabalho do especialista, quando possui informações precisas sobre o paciente.

Você já sabe como escolher seu laboratório de análises clínicas? Faça o download do nosso ebook e conheça critérios importantes para escolher um lugar de confiança.

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

    Material escrito por:
    Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380

    Adriana Helena Sedrez é farmacêutica bioquímica especialista em Microbiologia Clínica pela PUC-PR. Na LabVW, Adriana coordena o setor de Hematologia Clínica, é gerente de Recursos Humanos e responsável pelo Atendimento ao Cliente.