Qual a diferença entre o nutricionista e o nutrólogo?

Por: - Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380
Publicado em 23/05/2019 - Atualizado 27/06/2019

Qual a diferença entre o nutricionista e o nutrólogo?

A busca por um corpo saudável é bastante comum e, por esse motivo, é cada vez mais recorrente a busca por um nutricionista ou um nutrólogo que ofereçam uma dieta balanceada, de acordo com o tipo de corpo de cada paciente. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual profissional procurar e quais as diferenças entre eles.

Ouça este conteúdo: 

 

Em primeiro lugar, é importante dizer que a função do nutricionista e do nutrólogo é corrigir os desequilíbrios nutricionais e promover a reeducação alimentar. Ou seja, ambos ensinam o paciente como se alimentar bem e observam se há deficiências ou excessos de nutrientes de cada organismo. Mas, apesar dessas atividades em comum, os nutricionistas e nutrólogos são parecidos, mas não são iguais.

As funções de um nutrólogo

O nutrólogo é, antes de tudo, um médico. Isso quer dizer que o profissional é formado em Medicina, com especialização em Nutrição. Dessa forma, ele é responsável pelo diagnóstico de doenças e tem licença para prescrever medicamentos, se necessário. O trabalho do nutrólogo é voltado ao tratamento, prevenção e diagnósticos de doenças relacionadas à alimentação do paciente.

A nutrologia é reconhecida como especialidade médica desde 1972, pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Por esse motivo, o profissional pode:

  • prescrever dietas e medicamentos específicos para distúrbios alimentares;
  • avaliar a quantidade de nutrientes do organismo, por meio de exames;
  • determinar dietas intravenosas para pacientes acamados e hospitalizados;
  • determinar a ingestão correta de proteínas e vitaminas para cada paciente.

As funções do nutricionista

O nutricionista, por sua vez, não é formado em medicina, mas sim, em Nutrição. A base deste profissional é a alimentação e todos os alimentos podem ser indicados sem a necessidade de uma receita. É assim que a legislação brasileira entende o papel do nutricionista, e por isso, limita a atuação desses profissionais aos alimentos e à suplementação. Por esse motivo, o profissional não pode receitar medicamentos. Contudo, ele auxilia os pacientes na adoção de bons hábitos nutricionais.

Quem procura um nutricionista deve saber, portanto, que esse profissional não irá receitar medicamentos ou realizar tratamentos. Por outro lado, ele irá elaborar um plano alimentar direcionado às necessidades individuais do paciente, sendo indispensável na orientação e manutenção da dieta. Além disso, o nutricionista motiva a ingestão de novos alimentos e substitui alguns grupamentos alimentares, dando opções diversificadas ao paciente.

Nesse sentido, o nutricionista:

  • prescreve e orienta dietas e suplementações;
  • auxilia nos hábitos alimentares, de acordo com o metabolismo do paciente;
  • prepara cardápios de refeições;
  • controla a qualidade dos produtos, preparo e higiene dos alimentos.

Devo procurar um nutricionista ou nutrólogo?

Já que a principal diferença entre o nutricionista e nutrólogo reside na área médica, primeiro você deve avaliar a sua condição de saúde. Se você está em dia com todos os seus exames, não apresenta nenhuma doença grave ou sintomas de enfermidade, o mais recomendável é consultar o nutricionista, que irá orientar na alimentação balanceada.

Mas, se você está com dúvidas sobre a sua saúde, ou estiver com algum tipo de doença e manifestações de sintomas, é melhor procurar um nutrólogo. Pode acontecer, ainda, após o acompanhamento médico, o profissional indique uma visita ao nutricionista!

Lembre-se que antes de iniciar qualquer dieta, é importante consultar um profissional da área, visto que restrições alimentares nem sempre são as opções mais saudáveis. Além disso, em muitos casos, achamos que seguimos uma alimentação adequada, mas nosso organismo não responde da melhor forma: isso ocorre porque não estamos seguindo uma dieta de acordo com o nosso metabolismo e nossas necessidades.

Por isso, o trabalho do nutricionista e  do nutrólogo é essencial para quem quer viver bem e com saúde!

Conte com o LabVW para realizar seus exames nutricionais, nas unidades em Brusque, Blumenau, São João Batista e Nova Trento. Você pode, também, solicitar atendimento domiciliar.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380

Adriana Helena Sedrez é farmacêutica bioquímica especialista em Microbiologia Clínica pela PUC-PR. Na LabVW, Adriana coordena o setor de Hematologia Clínica, é gerente de Recursos Humanos e responsável pelo Atendimento ao Cliente.

Veja também: