Existe diferença entre atividade física e exercício físico

Você costuma usar os termos atividade física e exercício físico como se fossem sinônimos? Bom, temos uma revelação para você: não se trata da mesma coisa. Existe diferença entre atividade física e exercício físico.

Os profissionais de educação física e quem trabalha na área de esportes, possivelmente, já sabem que há diferença entre atividade física e exercício físico. Mas a maior parte das pessoas que atuam fora desse meio, mesmo as que vão à academia ou buscam manter a saúde e o corpo em movimento de outra forma, dificilmente sabem dessa diferenciação.

Qual é a diferença entre atividade física e exercício físico?

É considerado atividade física todo e qualquer movimento que o corpo faz em que é preciso gastar mais energia do que quando se está em repouso. Por exemplo, o trajeto que você percorre do seu apartamento até o elevador do prédio já é uma atividade física, mas não um exercício físico.

Para ser caracterizado como exercício físico, a atividade realizada precisa ser exercida pelo corpo de forma programada. Os movimentos devem ser estruturados e repetitivos, e feitos para que o condicionamento físico torne-se melhor. Um exemplo de exercício físico é a natação.

Os efeitos deles sobre o corpo beneficiam diretamente a saúde. As consequências positivas que desencadeiam no organismo podem ser observadas na melhora de muitas doenças, por exemplo, nas que afetam o metabolismo e são provocadas, em parte, pelo sedentarismo.

Os exercícios físicos colaboram para a manutenção do peso e do colesterol, e fortalecem o coração, além de beneficiar o corpo de várias outras formas, desde que se siga as recomendações para praticá-los.

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) orienta que adultos, com idade entre 18 e 65 anos, dediquem, ao menos, meia hora do dia para a realização de exercícios físicos aeróbicos com intensidade moderada.

Melhores exercícios físicos para a saúde

Corrida

Pessoas que praticam a corrida consomem mais oxigênio e aumentam a frequência cardíaca durante o exercício. É preciso movimentar quase todos os músculos do corpo para executá-la.

Ciclismo

Quem é adepto das pedaladas fortalece o coração, os músculos e melhora a oxigenação dos tecidos.

Voleibol

O exercício em grupo é bom não somente por ser mais estimulante ter alguém com quem exercitar-se. Também beneficia o sistema cardiorrespiratório, além de trabalhar a coordenação motora e fazer bem para o equilíbrio.

Musculação

O coração e muitos outros músculos do corpo sentem os efeitos positivos da musculação. A atividade é recomendada para pessoas que já tiveram doenças cardiopulmonares. Também, para as que estão com 60 anos ou mais.

Dançar

A dança faz bem para todo o corpo. Ajuda a ter mais resistência, equilíbrio, flexibilidade e agilidade. As funções digestiva, respiratória e neuromuscular também saem ganhando com os movimentos ritmados.

Atendimento 👩‍⚕️