Exames laboratoriais: quais são indicados para o homem?

Você sabia que, com a realização de alguns exames laboratoriais, é possível diagnosticar doenças como câncer, diabetes e hipertensão? Você sabia, também, que essas doenças estão entre as que mais afetam a saúde dos homens?

Dificilmente questões relacionadas à saúde surgem durante as conversas masculinas. Mesmo hoje em dia, em que os homens sentem-se mais confortáveis para abordar assuntos relacionados aos cuidados com o corpo, há pouca efetividade na preocupação com a sua saúde.

Normalmente, é preciso que outra pessoa da família, como a esposa ou os filhos, incentive-os a realizar, ao menos, os exames laboratoriais de rotina uma vez ao ano, para confirmar que nada está prejudicando seu bem-estar.

Em muitos casos, o pensamento é: não sinto nada, então, não tenho nada. Acontece que condições como o diabetes, hipertensão e câncer são silenciosas e, quando o corpo começa a dar indícios de que algo não está bem, o diagnóstico já é tardio.

Por que, então, correr um risco desnecessário, já que o acesso ao cuidado com a saúde, atualmente, está bem mais fácil? Há laboratórios que oferecem check-ups personalizados, exclusivos para os homens, sem que seja preciso consultar um médico para solicitar uma requisição. Bem mais prático, não é mesmo? E tudo feito com segurança!

4 exames laboratoriais que fazem parte do check-up masculino

Hemograma

O hemograma auxilia na análise dos compostos e nutrientes do sangue. A partir do exame, é possível observar se os índices de sódio, magnésio e fósforo, por exemplo, estão regulares. Qualquer valor acima ou abaixo dos recomendados podem ser um indicativo de que a saúde está sendo prejudicada pela falta de equilíbrio no estilo e nos hábitos de vida.

Exame de sangue PSA (antígeno prostático-específico)

Esse é um dos exames laboratoriais que o homem deve fazer ao completar 40 anos de idade. Muito útil no diagnóstico do câncer de próstata, ele é feito para medir o nível do PSA no sangue. O valor acima do limite indicado é um sinal de alerta. O risco de desenvolver a doença torna-se maior conforme a idade aumenta.

Dosagem dos níveis de colesterol

O colesterol alto favorece a formação de placas que podem se acumular nas artérias e bloquear ou diminuir o fluxo de sangue. Evitar esse tipo de dano ao organismo é um dos principais motivos pelo qual é preciso controlar a taxa de colesterol no corpo.

Verificação da glicemia

Há dois exames que verificam a taxa de glicose no organismo: de glicemia e de hemoglobina glicada. Eles são os primeiros a serem realizados quando é preciso diagnosticar e controlar o diabetes.

O exame de glicemia detecta a existência de hiperglicemia ou hipoglicemia. O baixo nível de açúcar no sangue é capaz de indicar a possibilidade de a pessoa ter diabetes. Por isso, é importante realizá-lo periodicamente, junto com o de hemoglobina glicada.

Esse exame é fundamental para compreender como o corpo processa a glicose em um período de 90 dias. A medição é feita a partir da observação da hemoglobina, proteína do sangue responsável por transportar o oxigênio.

Promova o melhor para a sua saúde e viva sem preocupações. Procure um laboratório e agende seu check-up.

Atendimento 👩‍⚕️