7 dicas de saúde para toda a família

18.08.2018 | por

7 dicas de saúde para toda a família

7 dicas de saúde para toda a família

Conhecer dicas de saúde nunca é demais, ainda mais quando são destinadas para toda a família, em busca de um estilo de vida saudável. Assim, é possível prevenir uma série de doenças e iniciar tratamentos o quanto antes, o que surte efeito positivo na cura de desequilíbrios do organismo. Confira essas 7 dicas de saúde para toda a sua família:

7 dicas de saúde para melhorar a saúde de toda a família

1. Mantenha a higiene do ambiente

Um ambiente limpo e com a devida higiene é fundamental para manter a saúde da família. Limpar o chão regularmente e retirar o pó dos objetos e móveis ajuda a afastar ácaros, vírus e bactérias que podem se alojar em condições de sujeira e provocar quadros de alergia. As crianças e toda família também devem lavar as mãos após ir ao banheiro e antes das refeições, para evitar doenças.

2. Faça exercícios físicos

Seja em família ou individualmente, é fundamental praticar exercícios regularmente. Caso não seja um hábito, uma opção é iniciá-lo indo a parques, caminhar ou andar de bicicleta. Brincadeiras ao ar livre também ajudam a queimar calorias. Além disso, praticar exercícios em família pode despertar o interesse particular de cada um exercitar o corpo.

3. Mantenha um cardápio saudável

Equilibrar os nutrientes das refeições é fundamental para promover a longevidade familiar. Educar, ou mesmo reeducar, as crianças em relação aos alimentos fast food ou industrializados deve ser uma iniciativa dos pais.

 

É possível que um cardápio rico evite problemas como obesidade, colesterol ruim e a diabetes tipo dois. Também, é fundamental realizar as refeições todos juntos, quando possível, pelo menos uma vez na semana. Isso ajudará a reafirmar os hábitos saudáveis.

4. Cuidado com o sono

Cuidar do sono é fundamental para manter-se bem disposto e equilibrar o bom funcionamento do metabolismo, que ajudam a manter o organismo saudável. É importante que as crianças tenham um sono tranquilo e bem regulado para, também, assegurar a produção saudável do hormônio do crescimento (GH). No entanto, a família deve adquirir uma rotina com horário estipulado para dormir, a fim de regular o ciclo do sono.

5. Visite um médico regularmente

Visitar um médico regularmente é fundamental para acompanhar a saúde mais de perto e prevenir doenças. É essencial que os pais estimulem os filhos a irem ao médico de maneira educativa e nunca punitiva. Acompanhar a saúde pode ser uma atitude feita de maneira a se precaver de possíveis doenças e não apenas quando o caso já está complicado.

6. Check-up de exames

Assim como ir ao médico, é muito importante realizar um check-up de exames para verificar a presença de alguma doença. Verificados os problemas hereditários que a família esteja predisposta a desenvolver, uma atenção maior pode ser depositada nessas áreas. Fidelizar uma clínica para realizar exames pode ser uma ótima opção para personalizar o atendimento e sentir-se mais familiarizado com o ambiente.

7. Transforme o lixo em adubo

Separar o lixo é uma tarefa essencial para cuidar do planeta. No mínimo, o lixo deve ser separado em reciclável e orgânico, para possível reutilização o que é descartado. Utilizar os restos alimentares e misturá-los com terra e folhas secas pode dar origem a uma composteira, que irá transformar aquele lixo em matéria orgânica e, consequente, adubo para o jardim.

 

Conscientizar a família sobre o destino do lixo é fundamental para manter a saúde individual, familiar e do planeta. Iniciar a educação sobre reciclagem do lixo já é um bom começo.

 

Entre em contato, em caso de dúvida. Acompanhe todas as informações sobre a saúde familiar no e-book “Check-up familiar: exames e dicas para manter a saúde em dia”.

 

Falar pelo WhatsApp