5 sinais de que você precisa fazer um check-up de saúde - Laboratório Verner Willrich

Por: - Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380
Publicado em 08/08/2019

5 sinais de que você precisa fazer um check-up de saúde

5 sinais de que você precisa fazer um check-up de saúde

A rotina corrida do dia a dia pode ser um impasse na hora de conciliar os cuidados com a saúde, principalmente, quando o assunto são consultas médicas e exames de check-up. No entanto, as consultas periódicas e a realização de hábitos de prevenção fazem toda a diferença para a saúde.

Ouça este conteúdo:

Os exames de check-up são os mais pedidos pelos médicos. Eles correspondem a uma série de procedimentos de avaliação, por meio de exames clínicos laboratoriais, como de sangue, urina e fezes, com o objetivo de verificar o estado geral de saúde do indivíduo. No check-up, também é possível diagnosticar precocemente alguns tipos de doenças, mesmo sem a manifestação de sintomas e, ainda, auxiliar os médicos na prescrição de remédios, tratamentos e recomendações.

Por esse motivo, fazer exames de check-up periodicamente é uma maneira de manter a saúde em dia porque eles  contribuem com o diagnóstico precoce, passo essencial para começar o tratamento de doenças e aumentar as chances de cura. A frequência desses exames pode ser estabelecida por cada médico, contudo, alguns sinais podem indicar que está na hora de procurar um laboratório para realizar o procedimento.

Quando realizar os exames de check up: 5 sinais para você se alertar

1. Grupo de risco

Se você faz parte das pessoas que estão no “grupo de risco” para o desenvolvimento de doenças, é importante que o check-up seja feito, pelo menos, 1 vez ao ano. Nessa categoria, incluem-se: 

  • fumantes;
  • pessoas com histórico de câncer;
  • doenças cardiovasculares e doenças crônicas; 
  • indivíduos com colesterol alto e 
  • pacientes com problemas na tireoide. 

2. Ganho ou perda de peso anormais

Perder ou ganhar peso em excesso, sem fazer dietas, pode ser um sinal de que alguma coisa está errada no organismo. Algumas doenças podem desacelerar ou acelerar o metabolismo, mas o diagnóstico pode ser feito a partir de um exame simples de sangue. As disfunções na tireoide são as que mais influenciam no peso (hiper e hipotireoidismo).

3. Fraqueza

Sintomas frequentes de fraqueza podem indicar que está na hora de fazer os exames de rotina. Há possibilidades de associação com a falta de nutrientes e vitaminas, mas também, pode ser o indicativo de algo mais grave, como anemias. Por esse motivo, é importante realizar o check-up e consultar um médico quanto antes.

4. Sangramentos anormais

A presença de sangramentos anormais é um dos sinais mais nítidos de que é preciso procurar ajuda médica e realizar exames de rotina. 

5. Dores ao urinar ou evacuar

Problemas na hora de urinar ou evacuar também podem ser oriundos de doenças no organismo. Nos exames de check-up, é possível detectar se há alguma infecção, bem como a presença de vírus, fungos e outros microrganismos causadores de enfermidades. Nesses casos, além do tradicional exame de sangue, o médico pode solicitar a análise da urina e das fezes.

A importância dos exames de check-up

O check-up pode diagnosticar as doenças silenciosas, que são aquelas que não há sintomas aparentes, mas, se não tratadas, podem se agravar. Sendo assim, é de extrema importância manter todos os exames em dia, bem como realizá-los em laboratório de confiança, para a garantia de resultados precisos.

É possível agendar o check-up completo com a LabVW, nas unidades de Nova Trento, Blumenau, Brusque ou São João Batista pelo formulário ou pelo Whatsapp.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.

Material escrito por:
Farmacêutica Bioquímica - CRF-SC 3380

Adriana Helena Sedrez é farmacêutica bioquímica especialista em Microbiologia Clínica pela PUC-PR. Na LabVW, Adriana coordena o setor de Hematologia Clínica, é gerente de Recursos Humanos e responsável pelo Atendimento ao Cliente.